Comboio de lubrificação e abastecimento

Luis Cyrino
19 jan 2023
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Comboio de lubrificação e abastecimento

Comboio de lubrificação são caminhões especiais destinados exclusivamente para serviços de transporte de líquidos inflamáveis e insumos essenciais como lubrificantes e água.

Seu papel principal é reduzir o tempo de resposta para abastecimento ou uma lubrificação para equipamentos móveis. Sua característica é que pode ser um caminhão do tipo misto (abastecimento e lubrificação), ou separados, um para lubrificação e um para abastecimento.

Ou seja, são atendimentos volantes para tipos de equipamentos que trabalham fora de sua sede principal. É o caso de canteiro de obras de pavimentação, abertura ou reforma de estradas, agronegócio com suas atividades no campo, mineração, dentre outros.

Esses equipamentos como caminhões, tratores, e muitos outros tipos de equipamentos, nessa situação têm suas necessidades de manutenção, lubrificação e outras como reabastecimento.

E tudo isso é necessário para garantir o bom funcionamento desses ativos, daí a essencial utilização do comboio de lubrificação. Com isso é possível prolongar a vida útil dos equipamentos, evitando paradas não planejadas, além de garantir eficiência e produtividade de suas atividades.

Esse caminhão especial que chamamos de comboio de lubrificação, tem como função transportar itens essenciais. Tais como óleos, graxas, combustíveis, água, compressor de ar e ferramentas para necessidades de manutenção.

Tem versões construtivas do tipo aberto, semiaberto e fechado, mas com tendência de uso somente dos fechados. Isso por questões de possíveis contaminações devido aos locais onde trabalham, expostos ao tempo e condições do ambiente.

Equipamentos do caminhão comboio de lubrificação e abastecimento

Seja esse caminhão do tipo misto ou individual como mencionado anteriormente, eles tem alguns equipamentos instalados para executar suas funções. Basicamente esse comboio de lubrificação e abastecimento conta com os seguintes itens:

 Tanque de combustível: instalação de um ou mais tanques para armazenagem de combustível com capacidades diversas. Em alguns comboios ainda podemos ter tanque para armazenagem do ARLA.

Bomba Diesel: para facilitar o abastecimento dos equipamentos esse caminhão vem dotado de uma bomba tipo centrífuga. Ela é acionada por polia e correia através da tomada de força do veículo.

Compressor de ar: acionado por polia e correia através da tomada de força do caminhão com sistema de descarga automática com capacidade até 175 PSI.

Sistema de aplicação de graxas: através de bomba propulsora pneumática e suporte para fixação do tambor. Pode ter um sistema de guincho para suspender o tambor de graxa, com talha manual.

Sistema de aplicação de óleo lubrificante: composto de tanques fixos e pressurizados com capacidades diversas.

Bloco volumétrico óleo diesel: medidor totalizador de diesel mecânico para controle preciso das quantidades de óleo diesel aplicadas nos equipamentos.

Carretéis de Aplicação: todos auto retráteis, com mangueiras para óleo diesel com gatilho automático, temos as mangueiras para óleos lubrificantes, para graxa, ar comprimido e mangueira de água.

Reservatório de água pressurizado: sistema de água potável ou aditivada para radiador com reservatório pressurizado instalado em armário lateral, com carretel, mangueira e bico.

Nota: o caminhão tipo comboio de lubrificação tem todas essas especificações em geral e que podem ser alteradas conforme as necessidades de aplicação.

Comboio de lubrificação e abastecimento tem norma específica

Os caminhões comboio destinados as atividades de lubrificação e abastecimento devem obedecer às normas da IMETRO RTQ-7C, PORTARIA 16/2016 e CONTRAN.

Sua construção precisa atender a alguns requisitos de conformidade descritos na norma. Isso com o intuito de garantir as condições de segurança estabelecidas nas legislações de trânsito e ambientais.

E temos também a RTQ-5 (Regulamento Técnico da Qualidade) que trata da inspeção de veículos rodoviários destinados ao transporte de produtos perigosos.

Essa norma estabelece os critérios para a realização da inspeção veicular desse tipo de veículo. Essa inspeção é para a emissão do CIV – Certificado de Inspeção Veicular, caso seja  aprovado.

Plano de manutenção para comboio de lubrificação e abastecimento

Como qualquer ativo, um caminhão tipo comboio precisa mais do que nunca de um plano de manutenção. Primeiro porque precisa sempre atender as normas de segurança e meio ambiente vigentes.

E segundo porque traz consigo muitos itens importantes para seu funcionamento correto, como bombas, compressor, válvulas, medidores, etc.

E ainda tem as necessidades do próprio caminhão que tem uma extensa lista de itens de verificação e manutenção. Muitos equipamentos dependem dos serviços oferecidos pelo comboio de lubrificação, portanto sua confiabilidade de funcionamento é essencial.

Conclusão

A função desse tipo de equipamento, o caminhão comboio, não é apenas transportar combustível e  lubrificantes. Significa muito mais que isso, tem papel essencial em toda a logística e produtividade de toda a operação.

Seja ela no campo do agronegócio, na mineração ou nos canteiros de obras civis, atividades essas espalhadas por muitos lugares. É uma verdadeira oficina ambulante com insumos e ferramentas para manter os equipamentos em pleno funcionamento.

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