Compressores de ar e sua manutenção

Luis Cyrino
7 nov 2017
3
3423

Compressores de ar comprimido e sua manutenção

Compressores – Nesta matéria vamos procurar entender algumas definições e características sobre o ar comprimido, sua geração e a melhor estratégia de Manutenção.

O ar comprimido

O ar comprimido é usado como condutor de energia em diversas áreas de aplicações industriais ao lado de outros condutores de energia tais como: fluídos em sistemas hidráulicos e energia elétrica em sistemas elétricos.

Todos esses condutores de energia têm algo em comum, ou seja, a capacidade de armazenamento de suas energias é o produto do volume por unidade de tempo e pressão (voltagem no caso de eletricidade).

O desempenho do ar comprimido como condutor de energia é aumentado quando houver maior disponibilidade desta energia por unidade de tempo e quando houver aumento da pressão.

Geração de ar comprimido

Os compressores são usados para a geração de ar comprimido. Para a especificação do compressor de ar mais apropriado, são requeridas informações como valores de pressão e volume de ar comprimido necessário por unidade de tempo.

Os compressores de ar comprimido de acordo com seus princípios funcionais, são divididos em compressores dinâmicos e compressores de deslocamento positivo.

Diferentes tipos de compressores estão disponíveis nestas categorias com características próprias, as quais têm que ser levadas em conta no momento da sua definição de aquisição.

Modernização dos sistemas de controle

A modernização dos sistemas de controle dos compressores teve êxito com o advento dos PLCs. Outro fator importante foi o direcionamento dos estudos e análises para os projetos de sistemas que tenham operação otimizada e que permitam a melhoria da eficiência no consumo de energia e nos custos.

Foram desenvolvidos controles e monitoração visando obter estes resultados para a maioria dos compressores industriais. Os sistemas de controle modernos podem dividir os tempos de funcionamento dos compressores instalados, colocando-os para funcionar em tempos alternados, reduzindo assim o risco de paradas inesperadas.

Manutenção dos compressores

Os custos de manutenção dos compressores são bastante reduzidos em relação a outros custos. Podem, ainda, ser mais reduzidos se a manutenção desses ativos obedecer aos programas de Manutenção Preventiva e algumas inspeções periódicas.

A escolha de uma estratégia de Manutenção eficiente vai definir a confiabilidade e a performance do sistema. A escolha qualitativa dos equipamentos que constituirão o sistema também é fator importante.

A Manutenção do compressor pode ser afetada por alguns equipamentos auxiliares como filtros e secadores entre outros. Também influencia o modo de operação do sistema, condições da instalação, estratégias e planejamento da Manutenção e escolha do nível de segurança.

Também devemos considerar o sistema de resfriamento do ambiente e recuperação de energia térmica e seu nível de utilização (trabalho em carga).

Estratégia de Manutenção?

Uma manutenção bem planejada torna os custos previsíveis e aumenta a vida útil dos equipamentos. Os custos de reparos ficam mais baratos e os tempos de máquina parada são mínimos.

Com o uso dos instrumentos de eletrônica avançada nos equipamentos ficou fácil fazer um diagnóstico durante a operação do sistema, e isto vai otimizar a intervenção da Manutenção.

A necessidade do recondicionamento de qualquer unidade poderá ser detectada muito antes de acontecer, podendo ser programada, reduzindo o tempo de parada.

Contar para a realização da manutenção com técnicos treinados pelos fornecedores e com o uso de peças genuínas vai tornar o sistema mais eficiente e mais confiável.

Conclusão

Se fala muito em processos de produção, qualidade de produtos, disponibilidade e produtividade, mas não se enganem, a área conhecida como “Utilidades” é o coração de uma empresa. Se essa área apresentar problemas, nada funciona ou vai funcionar precariamente, por isso tratem essa área como a mais importante da empresa.

Você já imaginou todo o processo da sua empresa parar simplesmente porque um compressor parou de funcionar e não tem um reserva ou o mesmo não está 100%? A chamada economia “burra” pode custar muito mais do que isso e contar com a “sorte” não deve jamais ser uma estratégia.

Uma empresa em geral não funciona sem água, ar comprimido e energia elétrica e sua manutenção deve contar com estratégias assertivas, pensem nisso. Numa próxima matéria falaremos mais sobre a manutenção dos compressores e algumas características importantes a serem observadas desde a sua área de instalação até os pontos de consumo.

Espero que tenham gostado desta matéria, dúvidas ou sugestões nos envie seu comentário e gratos por seu tempo em nos prestigiar com a sua leitura.

 

 

Fonte bibliográfica:

http://www.bosch.com.br

http://www.eletrobras.com/procel

Fonte da imagem:

https://www.ingersollrandproducts.com/pt

Comentários

3 respostas para “Compressores de ar e sua manutenção”

  1. Henrique de Moraes disse:

    Trabalhei,em uma emprêsa,que ocorreu o fato de neglicenciarem a área de UTILIDADES,especificamente,onde era gerado o ar comprimido para atender e funcionar os equipamentos do processos,todos sem exceção,com
    comandos eletro-pneumáticos.
    Citarei,apenas,um exemplo dos trantornos causados por neglicenciar a área de UTILIDADES,o compressor de parafudos era subdimensionado para atender a demanda da área(elevadores,cilindros,auto-clave,chaves de impacto,calibração de pneus e etc…..),quando,solicitado,ao extremo aquecia excessivamente e parava de funcionar todo o processo ficava comprometido,inclusive a vulcanização de pneus,que necessitava de uma pressão específica e etc……

  2. sungules Bartolomeu disse:

    gostaria de aprender como se pode fazer a manutenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *