Manutenção Preventiva e seu planejamento

Luis Cyrino
3 fev 2015
8
19059

Manutenção Preventiva e seu planejamento

Manutenção Preventiva – Baseado no princípio em que toda máquina e/ou equipamento no decorrer do seu tempo de uso está sujeito a um processo de desgaste / deterioração, inevitavelmente faz-se necessário nesse intervalo de tempo algumas intervenções de reparos, troca de peças e componentes, lubrificação e inspeções. Todas essas intervenções é o que chamamos de manutenção.

Podemos concluir então que o objetivo principal da manutenção é garantir o bom funcionamento de uma máquina e/ou equipamento e dessa forma manter seu rendimento e seu estado o mais próximo possível do original.

Uma forma de manutenção das mais difundidas e usadas hoje em dia é a Manutenção Preventiva baseada no tempo e dados estatísticos.

É sem dúvida a que mais se aperfeiçoou em seus métodos utilizando muitas ferramentas em seu auxílio desde o seu planejamento até a sua execução e mensuração dos resultados.

Planejamento da Manutenção Preventiva:

post-manut

Na minha visão aliado a minha experiência de campo, chego à conclusão que para um bom planejamento da manutenção preventiva precisamos seguir os seguintes passos:

  1. Levantamento do histórico de paradas e dados estatísticos;

    Nessa primeira etapa precisamos entender o estado atual da máquina e/ou equipamento buscando informações das intervenções corretivas e outros tipos de intervenções realizadas.

    E também de dados estatísticos desde a última preventiva ou caso não exista e essa seja a primeira, informações dos últimos seis meses no mínimo, o ideal seriam de um ano.

  1. Reunião com Produção para verificar necessidades específicas;

    Cabe a gestão da manutenção se reunir com o pessoal da produção e entender as dificuldades que a operação da máquina e/ou equipamento vem encontrando. E suas maiores necessidades de melhorias ou restaurações que melhorariam seu desempenho.

  1. Descrição do plano de ações

    Nessa etapa serão elencadas as ações necessárias conforme levantado a partir dos dados históricos e estatísticos e das necessidades levantadas pelo pessoal da produção.

  1. Levantamento das necessidades para cada ação

    Descrever o que será preciso quanto a materiais, tempo de execução e mão de obra necessária.

  1. Mensuração da previsão dos custos

    Pode parecer difícil, porém é necessário prever os custos com peças, mão de obra externa se for o caso e outros tipos de materiais.

  1. Cronograma

    Agora é hora de colocar no papel todo o planejamento realizado de forma clara e objetiva como inicio e fim da preventiva, quem faz o que, como e em quanto tempo e recursos necessários.

  1. Programação

    Agora é o momento de fechar uma data para realizar essa preventiva junto ao PCP, Manutenção e Produção.

  1. Execução

    Agora é a hora de por a mão na massa e fundamental o acompanhamento da liderança com feedbacks diários sobre o andamento dos serviços.

  1. Check-list final e liberação para Produção

    Finalizado os trabalhos é necessária uma verificação final de cada ação executada por parte da equipe, testes finais e entrega para produção.

  1. Acompanhamento e Registro

    Importante que a manutenção e produção fazerem um acompanhamento de pelo menos dez dias para avaliação dos resultados e posteriormente o devido registro dessa intervenção na área da manutenção.

Conclusão

Podemos ver que para um bom planejamento temos muitas etapas que devem ser cumpridas, os responsáveis pela gestão e planejamento tem muitas responsabilidades. Os resultados esperados por todos, depende e muito desse planejamento e todas as etapas tem a sua importância, negligenciar alguma delas pode comprometer todo o trabalho da equipe.

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Comentários

8 respostas para “Manutenção Preventiva e seu planejamento”

  1. lazaro teofilo disse:

    o conteudo é muito bom e tecnico.

  2. Erasmo Fernandes Ribeiro disse:

    O conteudo e resumido mas muito bem explicado..

  3. Manutenção e Lubrificantes de Qualidade andam de mãos dadas.

  4. Alguma desvantagem na manutenção preventiva?

    • Luis Cyrino disse:

      Henrique vejo como uma desvantagem da MP as incertezas de sua periodicidade que nem sempre é adequada para todas as partes da máquina e isso gera custos as vezes desnecessários. Isso requer uma assertividade muito grande nos planos de manutenção aliados a outras estratégias como a preditiva e inspeções periódicas e isso nem sempre é utilizado pela Manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *