Contrato de fornecimento de suprimentos de manutenção e seus benefícios

Luis Cyrino
31 ago 2020
0
296

Contrato de fornecimento de suprimentos de manutenção e seus benefícios

Para que uma indústria opere de forma eficiente, uma série de requisitos são necessários. Dentre eles, a gestão da manutenção e estoque de sobressalentes exerce um papel importante. Uma das formas de alcançar sucesso nessa é o estabelecimento do contrato de fornecimento de suprimentos de manutenção.

Este modelo de contrato é o responsável por oficializar a relação entre a companhia e seus fornecedores, estabelecendo os direitos e as obrigações de ambas as partes.

Ao fazer uso desse tipo de contrato, uma companhia pode garantir o fornecimento de sobressalentes importantes, e manter a sua padronização. Podemos citar como exemplos de peças, os acoplamentos, engrenagens, rolamentos e outros elementos mecânicos e elétricos.

Ao adotar esse modelo de contrato, os gestores podem organizar melhor seus estoques, reduzindo as chances de que algum componente importante possa faltar.

Estoques mal gerenciados podem gerar desperdício de recurso e ser um obstáculo para a otimização do tempo em uma indústria.

Confira nosso post sobre Desperdícios e redução de custos na Manutenção.

Levando esses fatos em consideração, percebemos a importância desse documento. Leia o artigo e confira melhor alguns de seus principais benefícios para a sua indústria!

Redução dos custos relacionados a aquisição de peças

Ao fechar contrato com uma indústria, um fornecedor é capaz de conquistar um cliente frequente que, ao longo do tempo, adquirirá os seus produtos muitas vezes. Por esse motivo, ele se torna muito mais disposto a oferecer condições razoáveis, para garantir suas vendas.

Essa situação também é muito vantajosa para indústria. Afinal, permite que seus compradores técnicos comprem produtos por um preço mais barato, reduzindo seus custos.

Melhor controle de estoque

Sem um contrato de fornecimento de suprimentos de manutenção, os responsáveis pelas compras da indústria precisam se manter em constante contato com o fornecedor, ou fornecedores encomendando peças conforme a demanda surge.

O grande problema desse modelo é que, caso uma quebra inesperada ocorra, existe a possibilidade de que peças necessárias não estejam em estoque, de modo que a máquina danificada pode ficar fora de operação por um longo período. Existe ainda o risco de o preço da peça aumentar e encarecer a aquisição.

Graças ao contrato, a indústria tem uma garantia de que o material necessário sempre será entregue pelo preço previamente estipulado, o que otimiza o controle de estoque e reduz as chances de que serviços de manutenção sejam interrompidos.

Padronização de produtos

Quando a indústria não elabora um contrato, ela tende a mudar mais vezes de fornecedores. Por esse motivo, a qualidade dos suprimentos adquiridos, e suas especificações podem variar.

Tal situação dificulta as tarefas do time de manutenção, pois dificulta a apuração de dados úteis para planejar com eficiência atividades como a realização de processos de manutenção preventiva.

Ter um fornecedor responsável pelas demandas do setor de manutenção diminui também a ocorrência de divergências entre os equipamentos que compõem a linha de produção.

Adotando o contrato, porém, a companhia fideliza fornecedores que precisam atender aos requisitos estabelecidos no documento, o que torna a padronização de produtos possível.

Agilidade na entrega

Outro benefício do contrato de fornecimento de suprimentos de manutenção é que, aderindo a ele, o time de compras sabe exatamente com quem entrar em contato quando uma nova aquisição é necessária. O que permite que os itens comprados sejam entregues mais rápido.

Caso um equipamento como um motor, por exemplo, precise de novos componentes, o time de compras pode entrar imediatamente em contato com o fornecedor contratado e solicitar a peça necessária, agilizando assim todo o processo.

Otimização da rotina do departamento de compras

Por fim, uma vez que o time de compras não precisa mais manter um fluxo constante de pesquisa no mercado para garantir os suprimentos necessários para a manutenção, seus membros podem organizar suas pesquisas de um modo mais estratégico, focando na procura de boas oportunidades.

Essa otimização permite que a empresa sempre tenha acesso aos melhores produtos pelo melhor custo-benefício.

Embora o contrato de fornecimento de suprimentos de manutenção seja capaz de gerar várias oportunidades para uma empresa, é importante que o time de gestores leve em consideração que ele é um documento oficial. Por esse motivo, é fundamental que ele seja redigido e verificado por profissionais capacitados e confiáveis.

Tal cuidado é necessário para garantir que todas cláusulas do documento de fato são benéficas tanto para a indústria quanto para o fornecedor.

Você já trabalha com o contrato de fornecimento de suprimentos de manutenção? Tem alguma objeção? Depois de ler esse artigo, pretende implementá-lo em seu departamento de compras? Deixe um comentário e compartilhe conosco seus pensamentos sobre esse assunto!

Conteúdo produzido em parceria com a Acoplast Brasil, empresa que produz e comercializa produtos e soluções para transmissão mecânica há 25 anos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *