Controle de serviços realizados – PPCM

Luis Cyrino
18 mar 2018
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Controle de serviços realizados – PPCM

Controle de serviços realizados é com certeza uma das funções essenciais do setor de PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção. Para que tenhamos um bom planejamento da Manutenção, uma das coisas imprescindíveis é a formação de um histórico de serviços realizados.

Isso é construído registrando todas as informações de todas as atividades realizadas em máquinas, equipamentos e também nas edificações. Quanto mais informações temos sobre os ativos, mais condições na tomada de decisões de forma assertiva.

Informações importantes para registro

Como mencionado em matéria anterior e específica onde falamos sobre todos os registros e cadastramento necessários, vamos especificar aqui somente os serviços realizados. Então vamos entender quais as informações relevantes que podemos extrair a partir do seu registro. As informações então, para controle de serviços que podemos verificar são:

Manutenção Corretiva

Com certeza é nas intervenções de corretiva que temos as informações mais relevantes. Isso por motivos óbvios, são paradas sempre indesejáveis que prejudicam todo tipo de processo produtivo.

São as informações colhidas dos serviços desse tipo de intervenção que são muito úteis para buscar uma solução definitiva do problema. As informações relevantes nesse tipo de manutenção podem identificar, dentre outras:

  • Tempo exato de manutenção, se adequado ou muito extenso;
  • Peças e componentes trocados ou falta de algum item;
  • Tipo de problema, defeito ou falha que ocasionaram a parada;
  • Profissionais envolvidos;
  • Data, turno e os profissionais envolvidos da produção;
  • Observações que porventura foram relatadas.

Manutenção Preventiva ou Planejada

Nesse tipo de intervenção podemos colher informações também importantes para futuras avaliações e decisões. São tipos de manutenção onde teve um planejamento prévio e toda e qualquer informação nova é muito relevante.

Por isso é importante que nesses tipos de intervenção, sempre tenha um acompanhamento do pessoal de PPCM. Todas as atividades pré-programada pode sofrer algum tipo de alteração no percurso dos trabalhos. Então as informações relevantes para o devido registro podem identificar dentre outras:

  • Problemas identificados e não programados para intervenção;
  • Tempo da atividade insuficiente ou demasiado para certas atividades;
  • Mão de obra insuficiente ou demasiado para certas atividades;
  • Quantidade de peças ou componentes insuficientes ou falta deles;
  • Deficiência de serviços externos (prazos, qualidade, etc.)

Inspeções de Preditiva

Os diversos tipos de inspeções de preditiva são merecedores de muita atenção pois nos fornecem dados muito importantes. As inspeções preditivas da Termografia por exemplo, são importantíssimas pois identificam alterações de temperatura por vezes fora do padrão de normalidade nos sistemas elétricos em geral.

Temos também as inspeções preditivas da análise de vibração, muito utilizadas nas empresas. Identificam diversas anormalidades como em rolamentos, motores, exaustores, etc.

Nessas situações, além do registro dos laudos, podemos obter informações para registro que identificam situações tais como:

  • Equipamentos carentes de preventiva;
  • Periodicidade de certas inspeções inadequadas;
  • Deficiência no plano de correção dos desvios (problemas reincidentes);
  • Resultado inspeções não estão sendo satisfatórios (qualidade das informações).

PPCM e Manutentores

Para que esse controle tenha sua eficácia comprovada, o setor de PPCM precisa que haja um fluxo de informações que funcione.

A equipe da manutenção precisa estar ciente da necessidade de passar as informações de forma correta, com detalhes.

Para isso é que temos alguns documentos como a ordem de serviço, Instruções de trabalho, relatórios pós intervenções de preventivas, preditiva, entre outros.

Informação é tudo, por isso a relação de confiabilidade entre a execução e registro precisa ser confiável, ou seja, PPCM e manutentores precisam falar a mesma língua. Além dos meios já citados de comunicação, deve existir um canal direto entre PPCM e manutentores, uma relação de confiança no dia a dia.

Conclusão

Para que o controle de serviços realizados tenha sua eficácia, as chamadas entradas e saídas das informações só funcionam com a veracidade de como elas chegam. O que quero dizer com isso? Que a tomada de decisões só será assertiva na saída, quando todas as informações das intervenções retratarem fielmente todos os seus acontecimentos.

Nós do Manutenção em foco podemos ajudar com o setor do PPCM (PCM como queiram) da sua empresa com treinamentos voltados para a sua necessidade. Se precisar avaliar o setor, podemos fazer uma consultoria e identificar os pontos de melhoria necessários. Confira no link abaixo nosso escopo de serviços, podemos ter algo que podemos ajudar, acesse e entre em contato, podemos lhe fazer uma visita sem compromisso.

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