Instrução de trabalho como ferramenta de padronização

Luis Cyrino
20 set 2015
0
6630

 Instrução de trabalho / POP / Procedimento

Dando sequência às fases do Planejamento, nesta matéria falaremos sobre a Instrução de trabalho que também podemos chamar de “POP” (procedimento operacional padrão) ou simplesmente Procedimento. Ferramenta importante na Manutenção em geral para padronização de certas tarefas essenciais para o bom desempenho do parque de máquinas e equipamentos de uma empresa.

Conceito

Instrução de trabalho / POP é um documento que expressa o planejamento de certas tarefas importantes que devem ser executadas para o alcance de um padrão de execução. É uma forma de padronização com a descrição sequencial das tarefas e recursos necessários para cada tipo de intervenção inclusive para as rotas de lubrificação em geral das máquinas e/ou equipamentos.

Objetivo

Instrução de trabalho / POP tem o objetivo de padronizar e minimizar a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais. Ou seja, essa instrução de trabalho garante a qualquer colaborador que as execuções dessas tarefas sejam realizadas de maneira uniforme e melhorando a Qualidade da Manutenção. Ou seja, assertividade previsível, mínimas variações causadas por imperícia ou adaptações aleatórias do executante da tarefa.

Esse documento é expresso a deixar de forma clara, ordenada e objetiva todas as tarefas exercidas durante um trabalho / intervenção a ser executado. Deve seguir de forma crítica um passo a passo de toda a execução de uma atividade.

Além de elucidar dúvidas sobre uma tarefa, também tem a função como conteúdo para treinamentos aos novos colaboradores e reciclagem dos já envolvidos. Também para que se tenha um processo bem claro e definido diante de uma eventual auditoria.

Passo a passo para elaborar uma Instrução de trabalho / POP

Nomear o documento – título da tarefa:

Objetivo – a razão pela qual ela existe, a que se destina e sua importância

Documentos que possam ser usados ou consultados

Onde se aplica – local ou parte de uma máquina ou equipamento

Descrição das fases da tarefa com responsáveis pela execução

Anexar qualquer outro item importante para a compreensão dessa instrução

Informação de local de origem do documento (arquivo eletrônico e físico)

Responsável pela sua elaboração e área responsável

Recomendações ao elaborar uma Instrução de trabalho / POP

  1. Evitar copiar instruções de trabalho já prontos e de outras organizações, cada qual tem suas particularidades e pode gerar inconsistências de compreensão.
  2. Ao definir as etapas do documento tenha o auxílio de quem vai fazer uso desta instrução, ou seja, o próprio técnico executante (normalmente o mais experiente). Ou mesmo o líder da equipe, o mesmo lhe fornecerá informações importantes do passo a passo e com mais precisão e entendimento.
  3. O texto do documento deve conter uma linguagem simples e objetiva e compatível com seus usuários na prática.
  4. O documento estando pronto e aprovado pela gestão, deve-se então ministrar o treinamento aos executantes da equipe. Isso de modo que todos tenham o devido entendimento sobre esse padrão de trabalho.
  5. Procurar fazer uma revisão dessa instrução de trabalho / POP, pelo menos a cada doze meses (um ano) ou a critério das políticas da empresa.

 

Com mais essa fase concluída, é necessário  planejamento dos recursos. Entenda como fazer isso no link abaixo onde falamos sobre o tema com detalhes. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Planejamento dos recursos da Manutenção

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *