Detecção de vazamentos industriais

Luis Cyrino
9 jan 2017
2
3227

Detecção de vazamentos

Os vazamentos com certeza, se constituem num dos maiores problemas encontrados nas indústrias em geral, vazamentos possíveis de serem encontradas nas instalações em geral como em tubulações, tanques de armazenamento, em máquinas e equipamentos em geral.

Esses vazamentos podem ser encontrados na forma de líquidos ou de gases e que podem ser detectados de uma forma simples com uso dos sentidos humanos. Também encontrados por meio de alarmes instalados para esse fim ou ainda sendo preciso de algumas técnicas e aparelhos para ser possível detectar esses vazamentos.

A detecção e correção desses vazamentos de qualquer natureza nas instalações em geral ou em máquinas e equipamentos são muito importantes tanto no aspecto de segurança como também nos aspectos de custos em geral, consumo de energia e preservação do meio ambiente.

Para conter ou minimizar as possibilidades de vazamentos podemos fazer uso de vários métodos para se fazer a detecção desses vazamentos. Os que mais temos conhecimento são os detectores de gás, os instrumentos eletrônicos que provocam alarme ou acendem lâmpada na presença desse gás, os instrumentos ultrassônicos para detectar ruídos em alta frequência e o método mais simples que é os sentidos humanos.

Vazamentos comuns na indústria

Como mencionado anteriormente, temos basicamente dois tipos de vazamentos nas instalações, máquinas e equipamentos na indústria, são eles:

Líquidos: podemos encontrar vários tipos de vazamentos líquidos como água, líquidos inflamáveis e óleos em geral.

Gases: já os gases são bem mais específicos quanto ao seu uso para diversos equipamentos usados na indústria, podemos citar o gás de amônia (NH3), GLP (gás liquefeito de petróleo) e os gases refrigerantes.

Detecção de vazamentos e ensaio de estanqueidade

Podemos tratar desse assunto a meu ver, de duas maneiras distintas quanto o assunto é vazamento. A maneira mais simples de falarmos da detecção de vazamentos é por meio de técnicas simples de detecção como o uso dos nossos sentidos.

Detecção de vazamentos com uso dos sentidos humanos

Nesses casos o que podemos inspecionar no dia a dia da Manutenção e também da operação, são vazamentos de diversos tipos, e os mais comuns são:

Vazamentos de ar em sistemas pneumáticos;

Com certeza nesse quesito sobre vazamentos temos muitas incidências pois trata-se de um sistema com muitos componentes, peças e equipamentos pneumáticos muito comuns nas indústrias em geral. Imaginem um sistema composto por mangueiras, as possibilidades de vazamentos são imensas e as vezes imperceptíveis devido ao nível de ruído de uma planta industrial.

Por isso esse tipo de vazamento pode passar desapercebido e com certeza, eleva e muito os custos de energia com a sobrecarga dos compressores para compensar esses vazamentos.

É muito importante um trabalho de inspeção desses sistemas pneumáticos para garantir a eliminação dos pontos de vazamento.

Vazamentos de água industrial em sistemas de resfriamento;

Nesses sistemas que usam água, temos uma situação parecida com os sistemas pneumáticos com uso de muitos componentes, peças e equipamentos.

Vamos imaginar um sistema de resfriamento com água industrial para máquinas injetoras por exemplo, são torres de resfriamento, tubulações, válvulas, conexões, mangueiras, trocadores de calor, etc.

As possibilidades de vazamentos também são muito grandes e faz-se necessário um trabalho de inspeção constante para evitar o desperdício e custo com o excesso do consumo.

Vazamentos de óleo;

Aqui podemos englobar os sistemas hidráulicos em geral, os sistemas de transmissão com uso de moto-redutores, os sistemas de lubrificação automático, caixas de transmissão entre outros.

Nesses sistemas além do cuidado com contaminação para o meio ambiente ou mesmo dos produtos produzidos, tem também os custos do desperdício desse óleo, desgaste prematuro desses equipamentos e possíveis problemas de segurança no ambiente de trabalho.

São itens que requerem também um trabalho de inspeção e de programas de manutenção voltados para esse tipo de prevenção.

Detecção de vazamento e teste de estanqueidade

Agora temos a forma mais complexa e que requer uma detecção de vazamento e do ensaio de estanqueidade. Essa atividade de detectar vazamentos é de cunho preventivo, ou seja, são testes que buscam se certificar que certos equipamentos e sistemas estão 100% livres de vazamentos.

Isso já ocorre nos processos de fabricação desses produtos onde existem normas que regulam as especificações de qualidade e com as devidas preocupações de segurança e meio ambiente.

Após instalados nas empresas, tais equipamentos e instalações devem ser rigorosamente inspecionados. Nesses casos as inspeções são específicas e com pessoal técnico especializado para fazer esses testes tais como:

Nos vasos de pressão e caldeiras;

São equipamentos regidos pela NR-13, então podemos observar que são itens de prevenção e manutenção obrigatórios por lei. Nesses itens existe uma periodicidade de inspeção após instalados para se certificar de suas condições adequadas para sua continuidade de operação.

Em tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis;

São várias as normas NBR da ABNT que regem as condições em geral dos tanques de armazenamento incluindo os testes de estanqueidade. Nesses tipos de equipamentos os riscos são muitos altos quanto a segurança das pessoas e quanto ao meio ambiente.

Por isso requerem um tratamento rigoroso no controle de todas as suas fases, como projetos e fabricação, instalação, manuseio/operação e inspeções.

Em recipientes de diversos tipos de gases e líquidos;

Hoje em dia temos muitos equipamentos que usam determinados sistema de resfriamento que contém pequenos reservatórios com gases refrigerantes como geladeiras, freezers, aparelhos de ar condicionado entre outros.

Temos também os cilindros de gases especiais para fins de uso na indústria, gases especiais para uso medicinal em hospitais. Enfim temos muitas aplicações para uso de gases e líquidos especiais que requerem as devidas inspeções quanto a vazamentos e testes de estanqueidade.

Conclusão

Podermos dizer com muita segurança, que esse tema é bastante amplo e que não podemos esgotá-lo apenas nessa matéria. Outro fato real é que, com certeza hoje em dia a detecção de vazamento e o ensaio de estanqueidade têm adquirido uma importância cada vez maior para alguns equipamentos e produtos específicos.

Isso se deve a vários fatores, um deles se refere as especificações de estanqueidade para produtos fabricados pela indústria que estão se tornando cada vez mais rígidas.

Essa tendência se deve a uma grande necessidade e preocupação por vários motivos que vão desde a competitividade por motivos econômicos e pelos riscos com o meio ambiente e segurança das pessoas envolvidas com seu uso e manuseio.

Também podemos citar o fato das empresas estarem implantando em suas instalações fabris, os chamados sistemas de garantia da qualidade. Isso como meio de diferenciar seus produtos e conquistar mais clientes, como também manter sua confiabilidade junto ao seu mercado consumidor.

Comentários

2 respostas para “Detecção de vazamentos industriais”

  1. Faulkner disse:

    Muito bacana o tema. Sem dúvida algo que requer muita atenção, mas que infelizmente muitas vezes é deixado de lado. Como sugestão, seria interessante complementar o artigo abordando ferramentas/instrumentos utilizados para detecção dos vazamentos, aprofundar um pouco mais nisto.

    • Luis Cyrino disse:

      Valeu pela dica Faulkner, como comentado na matéria esse assunto realmente é bastante extenso e com certeza entraremos mais no detalhe nas próximas publicações sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *