Edificações necessitam de Manutenção

Luis Cyrino
1 set 2016
2
2431

Manutenção em Edificações

Quando falamos em Manutenção de Edificações, o que se pode garantir é que independente da organização, o Gestor de Facilities tem uma grande responsabilidade por diversas áreas dentro do seu local de trabalho. O Gestor deverá solucionar problemas, administrar recursos, desenvolver estratégias e tomada de decisões.

Acredito que esse profissional deve ter um ótimo relacionamento interpessoal e boas habilidades administrativas e técnicas generalistas.

Sabemos que as edificações são o suporte físico para a realização direta ou indireta de todas atividades produtivas, e possuem, portanto, um valor patrimonial fundamental.

Nesse contexto devemos entender que as edificações apresentam uma característica que as diferencia de outros itens ou produtos.

São construídas para atender seus usuários durante longo tempo, e devido a essa premissa essas edificações devem apresentar condições adequadas aos diversos modos de utilização ao qual foram construídas.

Devem resistir aos agentes naturais do ambiente e de uso que alteram suas propriedades técnicas iniciais ao longo do seu tempo de utilização.

O que dizem as normas?

Baseado nessas necessidades das edificações, desde 25/08/12 foi validada a nova ABNT NBR 5674, que estabelece os requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações, definindo os meios para:

  • Preservar as características originais da edificação.
  • Prevenir a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas, elementos ou componentes.

A Norma descreve de forma objetiva a obrigatoriedade de haver planejamento anual das atividades de manutenção das edificações, processos de controle e controle de documentação.

São indispensáveis para evidenciar a realização das ações, tanto pela equipe de manutenção local, quanto por empresa capacitada ou empresa especializada.

Então podemos verificar que a manutenção em edificações é mais uma das atribuições do Gestor de Facilities, quer seja ele um profissional especializado ou um generalista.

O certo que sabemos é que tem vários itens que o mesmo deverá se preocupar em manter sempre em condições conforme prevê a Norma ABNT NBR 5764 como segue:

1. Requisitos para manutenção;

Itens como organização, conteúdo básico do relatório de inspeção e um programa de manutenção.

2. Requisitos para o planejamento anual das atividades;

Determinar as considerações necessárias ao planejamento anual de manutenção e a previsão orçamentária anual.

3. Requisitos para o processo de controle;

Determinar os requisitos de orçamento e contratação dos serviços de manutenção, acompanhamento físico das obras e dos custos financeiros.

4. Requisitos para a documentação;

Generalidades que contenham a estrutura de documentação e registro das informações, que devem ser mantidos legíveis e disponíveis, arquivo para guarda da documentação e indicadores gerenciais.

5. Incumbências ou encargos;

O proprietário de uma edificação ou empresa terceirizada responsável pela gestão da manutenção, devem atender a esta norma, às normas técnicas aplicáveis e ao manual de operação, uso e manutenção da edificação.

O que diz a norma NR-8

Além do que prevê a Norma ABNT NBR 5764, temos também a norma regulamentadora NR-8 que conforme legislação, tem suas normas amparadas juridicamente conforme a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em vigor.

Estão descritas no capítulo “V” que se refere a “Segurança e Medicina do Trabalhoem sua seção “VI” que trata das Edificações e descritas nos artigos 170 a 174.

Descrição básica da NR-8

“8.1 – Esta Norma Regulamentadora (NR) estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem”.

Conclusão

Como podemos notar, existem muitas determinações em lei que buscam preservar as condições mínimas em edificações que possam garantir conforto e segurança aos que nela trabalham. Portanto, as necessidades de manutenção são vitais para que isso seja atendido conforme a legislação vigente.

Se você gostou da matéria ou tem outra visão sobre o tema deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.

Comentários

2 respostas para “Edificações necessitam de Manutenção”

  1. Robson Luciano Teixeira da Silva disse:

    A manutenção predial no Brasil tem um papel crucial na economia do pais, mais é relegada a segundo plano, pois o que gera cartaz no PIB é a produção industrial.
    Ate a matéria apresentada é superficial e pouco informativa, espero que em outra oportunidade este importante blog, apresente uma matéria consistente que retrate a alma deste seguimento da manutenção, tão presente no nosso dia a dia.

    • Luis Cyrino disse:

      Robson obrigado por seu comentário. Realmente esse tema é bastante negligenciado e tem uma importância muito grande. A ideia do blog para certos temas como esse é fazer uma matéria inicial mais genérica colocando o assunto em debate e na sequência criar outros conteúdos mais abrangentes e específicos. É uma maneira de podermos atrair os leitores para a sequência do tema como pode notar na maioria de nossos conteúdos. Em breve teremos outras matérias sobre esse assunto e caso queira sugerir “temas” fique a vontade. Nossa ideia é essa mesmo, interagir com nossos leitores com sugestões como você fez. Mais uma vez obrigado por participar com seu comentário.

      Luis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *