Entressafra, Manutenção em ação!!

Luis Cyrino
5 maio 2019
0
666

Entressafra, Manutenção em ação!!

Entressafra no meio agrícola é o momento mais oportuno para se fazer certos tipos de manutenção de máquinas e equipamentos.

A sobrevivência do campo depende entre outras coisas, desses ativos em todas as fases do processo produtivo. Portanto manter máquinas e equipamentos com um alto grau de confiabilidade é ponto crítico para o negócio.

O que é entressafra?

Entressafra num conceito bem simplificado, significa o período pós colheita até o período de um novo plantio. Normalmente nesse período o solo fica “em descanso” aguardando o início de um novo plantio.

Existem situações que na entressafra, se faz um plantio de culturas de períodos curtos e que se encaixam com o período do ano.

Isso pode ser uma decisão viável no sentido financeiro, mas pode não ser no sentido de preservação do solo, que precisa de um descanso. Mas são situações que hoje em dia tem profissionais especializados e bem qualificados para tomar esse tipo de decisão.

Fatores que influenciam esse segmento

Entendo que temos três fatores importantes que determinam o sucesso dos setores do agronegócio onde o processo se baseia no plantio. Dois deles onde temos o controle total para determinar uma boa produtividade, e um que não temos o total controle.

O primeiro que temos o controle diz respeito a gestão da produção, ou seja, o que plantar, época certa, trato com o solo e outros cuidados que cada cultura exige. O segundo e que temos também o controle é quanto aos cuidados com os ativos que fazem parte do negócio.

São basicamente compostas por tratores, colheitadeiras, sistemas de armazenamento, plantadeiras, sistemas de irrigação e por aí vai. E o terceiro e que não depende 100% do controle dos gestores são as condições climáticas que podem variar sem prévio aviso.

Manutenção na entressafra

Chegou a hora da Manutenção agir com mais ênfase nos cuidados com máquinas e equipamentos. É no período da entressafra que a Manutenção entra em ação e precisa efetuar os reparos necessários e da forma mais assertiva possível. E quais seriam as melhores estratégias da área da Manutenção para atuar nesse período da entressafra?

Com certeza um dos fatores de sucesso do agronegócio está vinculado ao período da entressafra, o que fazer nesse período pensando no próximo período.

E um dos fatores essenciais é quanto a manutenção em geral dos seus ativos. Mas o que fazer para se planejar de forma correta para esse período, quais os itens que devemos focar nossos esforços?

Abaixo listo algumas premissas na minha visão para se fazer uma boa gestão nesse período, são atividades relevantes para a elaboração da melhor estratégia:

Histórico de intervenções

Primeiro passo é entender todo o histórico de intervenções no período onde basicamente não se tinha intervenções preventivas. Ou seja, as manutenções corretivas que tiveram que ser feitas ou mesmo algumas intervenções não planejadas, mas que foram necessárias por algum motivo.

Criticidade dos ativos

É importante a manutenção ter elencado a prioridade dos seus ativos conforme a Criticidade das máquinas e equipamentos. Entender seus ativos mais críticos é essencial para definir seu planejamento de serviços durante a entressafra.

Estratégias de Manutenção

Uma vez definido quais itens serão contemplados nesse período, é hora de definir as estratégias de manutenção a serem adotadas. Ou seja, o que depende somente da minha equipe, de mão de obra de terceiros, serviços que será necessária intervenção externa (usinagens, soldas, limpezas, testes, inspeções, etc.)

Planejamento dos recursos

Imprescindível esse item que trata dos recursos necessários para a realização de todas as atividades da preventiva na entressafra. Sabemos que muitos itens ou serviços se fazem necessários e que principalmente em se tratando de peças e insumos, muitos podem não fazer parte do estoque ou mesmo de estoque, não terem quantidades para atender esse período.

Cronograma de trabalho

Estabelecer de forma ordenada e cronológica o andamento de todas as atividades pré-definida durante o planejamento, ou seja, o famoso cronograma das atividades, seus responsáveis e datas previstas de início e fim da sua realização.

Plano de manutenção

Importante se basear no plano de manutenção da máquina ou equipamento que será executado as intervenções. Fazer isso juntamente com outras necessidades identificadas de acordo com nosso primeiro item que trata do histórico das intervenções fora desse período, as famosas corretivas.

Conclusão

Vale a pena salientar que máquinas e equipamentos desse tipo de segmento trabalham em condições diferenciadas. Trabalham em ambientes mais severos e em condições adversas constantes, sem previsibilidade como em ambientes fechados.

Por essas e outras, a gestão de Manutenção deve cuidar constantemente desses ativos com outras estratégias fora dos períodos da entressafra. Planos de lubrificação, técnicas preditivas e planos de inspeções periódicas são essenciais para manter o maior tempo possível de disponibilidade desses ativos.

E claro, não poderia deixar de dizer da necessidade da qualidade da equipe da Manutenção quanto aos conhecimentos e capacitação desses profissionais.

O Manutenção em foco tem a expertise em gestão da manutenção e pode fornecer soluções adequadas para o seu negócio. Soluções para aumento da disponibilidade e confiabilidade máquinas e equipamentos, entre em contato conosco e solicite uma visita técnica sem compromisso.

 

Fone / WhatsApp: (41) 9 9958-6044

E-mail: contato@manutencaoemfoco.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *