Fornecedores da Manutenção

Luis Cyrino
22 abr 2018
0
392

Fornecedores da Manutenção

Fornecedores em seu conceito mais amplo e segundo o Direito Brasileiro é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, que desenvolvam atividades de produção, montagem, transformação, beneficiamento, acondicionamento, renovação ou recondicionamento, criação, construção, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. (Fonte do conceito: Wikipédia)

Na Manutenção temos vários tipos de fornecedores que são responsáveis por prover diversos tipos de materiais e serviços.

A relação de proximidade entre Manutenção e fornecedores sempre foi alvo de certa divergência ou questionamentos dentro das empresas em geral. A ideia central é sempre manter a relação de aquisição de materiais e serviços somente entre Suprimentos e Fornecedores.

É preciso conhecer seus fornecedores

A Manutenção pode e deve conhecer alguns de seus fornecedores, afinal é uma das responsabilidades que a gestão tem para aprovar certos tipos de fornecedores.

A área de Suprimentos normalmente não tem toda a capacidade técnica de decidir quem é o melhor e mais adequado fornecedor para certos tipos de fornecimento.

Isso porque muitas das necessidades da Manutenção não têm como principal ponto de divergência a questão de custos.

Sabemos que normalmente a área de suprimentos procura “fechar” sempre buscando o menor custo de muitos itens, mas não pode ser assim em toda e qualquer necessidade da Manutenção.

Fornecedores onde a Manutenção define ou auxilia na decisão

Algumas necessidades da Manutenção devem ser bem definidas em conjunto com a área de Suprimentos.

São necessidades mais técnicas onde é preciso o aval de pessoas mais qualificadas para aprovar este ou aquele fornecedor, principalmente na área de serviços. Podemos citar como exemplo alguns deles, como:

Serviços de usinagem

Esse é um tipo de serviço que só a Manutenção pode viabilizar ou não como um bom fornecedor.

Faz isso verificando a estrutura desse fornecedor, tipos de máquinas e equipamentos para realizar os serviços de usinagem, qualidade, prazo de entrega, entre outros.

Serviços de reparos

Nesta área de serviços temos os que se referem a manutenção de certos dispositivos, equipamento em geral como redutores, motores, equipamentos eletroeletrônicos como servo motores, etc.

Como destacado no item anterior, aqui é a mesma situação, entender as condições e estrutura desse fornecedor é importante e só a Manutenção pode qualificar esse fornecedor.

Serviços assistência técnica

Nesse quesito temos a necessidade de serviços de mão de obra terceirizada para algumas necessidades.

São serviços por exemplo para manutenção de Compressores de ar comprimido, termografia, análise de óleo, manutenção em cabines de alta tensão, ente outros.

Só a Manutenção tem conhecimento técnico suficiente para validar esse tipo de fornecedor junto a área de Suprimentos.

Peças ou componentes específicos

Ainda temos situações de alguns itens específicos que precisam ser definidos fornecedores exclusivos. Algumas peças que só podem ser fornecidas por um tipo de fornecedor exclusivo validado pela Manutenção.

Podemos citar como exemplo uma engrenagem que dificilmente outros fornecedores tem a capacidade de confeccionar dentro de algumas especificações do fabricante da máquina ou equipamento.

Ou mesmo de algum componente que só um ou outro fornecedor têm e que outros componentes similares não atendem a necessidade.

São situações que a área de Suprimentos pode entender que não tem a devida importância, por isso a necessidade da validação da Manutenção.

Conclusão

Precisamos deixar claro que em todas essas situações, a interferência da área de Suprimentos sempre será necessária.

Isso porque tem outros requisitos necessários que só eles podem validar, como situação cadastral do fornecedor.

A questão é ter a Manutenção como parceria nessa definição dos fornecedores certos para essas situações diferenciadas que elencamos acima.

O Manutenção em foco pode ajudar nas questões de sobressalentes em geral para a Manutenção, com treinamentos e consultoria. Veja no link abaixo o nosso escopo de serviços e solicite uma visita técnica.

 

https://www.manutencaoemfoco.com.br/servicos/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *