Gestão da Preventiva durante a execução

Luis Cyrino
16 jan 2017
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Gestão da Preventiva durante sua execução

Gestão da Preventiva – Depois de todas as etapas de planejamento da manutenção concluídas, agora é hora da parada da máquina para a realização das ações elencadas no cronograma, ou seja, entramos de fato na execução da preventiva.

No período em que a Manutenção estiver em campo executando o cronograma proposto, é fundamental a Gestão e o PCM fazerem o acompanhamento e verificação das atividades.

É necessário diariamente emitir um feedback à equipe de como está o andamento do que foi programado e a qualquer evento de irregularidade, buscar de forma imediata a correção do desvio encontrado.

Fazer isso para que as atividades não sejam prejudicadas, principalmente aquelas ações conjuntas ou seja, uma atividade para ser executada depende que outras sejam concluídas.

Quais as verificações durante os trabalhos?

  1. Disponibilidade da mão de obra;

Durante os trabalhos da equipe cabe ao PCM e/ou ao Gestor verificar no início do dia, se todos os recursos de mão de obra está 100% ativa, ou seja, todos os envolvidos estão em campo ou ninguém vai se ausentar durante o dia por algum motivo.

Qualquer falta de mão de obra mesmo que seja por algumas horas, pode interferir no andamento de outras atividades.

  1. Disponibilidade dos recursos; Veja também sobre o Planejamento dos recursos

O responsável pelo planejamento quer seja o PCM e/ou ao Gestor, deve ficar atento aos recursos necessários à execução das atividades da equipe.

Durante os trabalhos mesmo que a maioria dos recursos já tenha sido provisionado, pode faltar alguns itens mais simples de almoxarifado que podem atrapalhar e algum item que foi comprado de forma direta e está por chegar.

Ou ainda algum item de última hora que não estava programado, mas que precisa ser trocado por exemplo. De forma alguma a mão de obra pode parar por falta de recursos.

  1. Tempo planejado das atividades;

Todo o cronograma foi elaborado se estimando um tempo prévio para cada atividade e claro, nem sempre isso ocorre sem que haja algum tipo de atraso que podem acontecer por diversos motivos que fogem ao planejamento.

O importante é o PCM e/ou o Gestor fique atento no andamento das atividades e se notar algum tipo de atraso, já tentar corrigir de alguma forma para que o planejamento não fique comprometido.

  1. Atividades de terceiros;

Caso nesse planejamento exista a intervenção de serviços de terceiros, acompanhar o andamento dos trabalhos contratados de igual modo ao que se faz com a equipe interna, lembre-se que a responsabilidade dos prazos e serviços concluídos serão cobrados.

Cuidar também para que a equipe terceirizada esteja respeitando as normas da empresa, isso é de responsabilidade da Manutenção.

  1. Ações sobre os problemas encontrados;

Qualquer irregularidade encontrada durante a execução dos trabalhos quer seja de defeitos encontrados que não estavam previstos ou com materiais e sobressalentes, deve-se de imediato tomar as providências para recolocar o planejamento no seu curso normal. A Gestão e o PCM devem agir sempre com rapidez e eficiência.

  1. Feedback aos envolvidos;

Sempre posicionar a equipe sobre o andamento das atividades, dia a dia entender possíveis dificuldades e ouvir a equipe.

Fazendo isso ajuda e muito na elaboração das próximas manutenções programadas com a correção por exemplo, de alguma atividade que foi mal dimensionada quanto ao tempo ou recursos de materiais.

Isso com certeza aumenta a confiança entre todos os envolvidos por perceberem que são ouvidos.

  1. Check list final;

Finalmente com o encerramento das atividades vem a fase da entrega e muito importante para a Manutenção executar o check list final.

Fazer a verificação dos itens de segurança da máquina ou equipamento se estão todos funcionando, se todas as atividades foram concluídas 100% e estão funcionando de acordo.

Também verificar se todos os materiais auxiliares e ferramental foram retirados do ambiente. Por fim, verificar junto ao responsável do setor atendido pela manutenção se está tudo em ordem e pode ser dado como concluído essa intervenção.

Claro que isso não exime a Manutenção de fazer o acompanhamento pós manutenção, verificar os resultados e corrigir eventuais problemas que possam surgir.

Conclusão

 Portanto, essa atividade de gestão fazendo um acompanhamento e verificação durante a execução da preventiva, é de suma importância para que os resultados esperados se tornem reais.

Com isso a confiabilidade de toda a equipe ganha moral perante as áreas de Produção e PCP principalmente. Conquistar a confiança é sempre um objetivo a ser alcançado, principalmente quando se trata da área de Manutenção.

Comentários

2 respostas para “Gestão da Preventiva durante a execução”

  1. Alexandre Formentini disse:

    Parabéns pela matéria, porém, além de uma boa execução e acompanhamento, é fundamental as reuniões pre-preventivas e pós-preventiva junto ao representante da MA (manutenção autônoma) , pois, quanto mais juntos estiverem os pilares de PM e AM melhores serão os resultados alcançados. Importante tambem é medir a eficiência e a eficácia da preventiva para ver onde temos Gaps e oportunidades de melhoria tanto na execução como no planejamento, métodos , planos preventivos entre outros.
    Fica aí uma dica.

    • Luis Cyrino disse:

      Perfeitas as suas colocações Alexandre, tenho algumas matérias na guia “Preventiva” que trata exatamente sobre isso, confira lá e obrigado por sua participação e colaboração.

      Luis

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