Indústria 4.0, saiba tudo sobre essa transformação

Luis Cyrino
23 jan 2019
0
438

Indústria 4.0, saiba tudo sobre essa transformação

Por: Acoplast Brasil

O mundo está cada vez mais integrado e mediado por tecnologias inovadoras. E, com o setor industrial, não poderia ser diferente! Hoje em dia, estamos passando por um período chamado de quarta revolução industrial.

Conhecida popularmente como indústria 4.0, essa verdadeira transformação na atividade precisa de sua atenção.

Caso você queira se sair bem no segmento e alavancar os resultados da sua indústria, acompanhe nosso conteúdo e entenda o que está ocorrendo.

O que é a indústria 4.0?

O conceito de indústria 4.0 foi criado para evidenciar as modificações no funcionamento atual do setor. Ele engloba ideias como a automação de maquinário, sistemas de informação e monitoramento de dados.

De maneira geral, podemos falar sobre sistemas de produção inteligentes nesta nova era da indústria 4.0. A transformação envolve conexão entre máquinas, autonomia de funcionamento e controle de módulos da produção.

O funcionamento industrial é marcado por diversos pilares e características, das quais vamos falar no decorrer deste artigo.

Como funciona a indústria 4.0?

A indústria 4.0 opera de acordo com alguns princípios básicos. Entre eles, vale citar:

  • Operação em tempo real;
  • Virtualização;
  • Modularidade.

Acompanhe com maior profundidade abaixo

O conceito de operação em tempo real consiste na aquisição, interpretação e aplicação de dados em poucos minutos. Como o processamento é instantâneo, as tomadas de decisões ocorrem, também, rapidamente.

A virtualização propõe a existência de modelos virtuais das fábricas atuais, para que as operações de monitoramento e controle sejam mais eficientes.

Já a modularidade orienta a produção de acordo com a demanda e o acoplamento de máquinas. Assim, podemos alterar qualquer tarefa rapidamente.

Para maior entendimento sobre o funcionamento da indústria 4.0, veja o artigo: “Indústria 4.0, ficção ou realidade?”.

Como a indústria 4.0 pode mudar o mundo?

A indústria sempre foi baseada em um conceito de produção em massa. De fato, quando pensamos em produtos industriais, não fazemos distinções entre cada peça ou lote criado.

A indústria 4.0 promete trazer esse toque da customização, de acordo com as demandas do público aos produtos industriais. É esperado que as fábricas consigam fornecer uma maior personalização individual.

Além disso, a indústria 4.0 aponta para a necessidade de renovação de profissionais. A tendência é aumentar a demanda por pesquisa e desenvolvimento, diminuindo o trabalho manual.

Vantagens da indústria 4.0

A indústria 4.0 chegou para inovar e transformar algumas lacunas deixadas no antigo sistema. Acompanhe as vantagens e entenda como se beneficiar dessa transformação!

Conexão de objetos à internet

A indústria 4.0 é baseada no conceito de internet das coisas, que consiste na conexão de objetos a sistemas internos e eletrônicos. De maneira geral, as operações serão monitoradas e controladas pelo maquinário em si.

A internet das coisas gera alguns efeitos na produção. O maior deles é definitivamente a autonomia para desenvolver e adaptar os sistemas.

Coleta de dados

Os sistemas industriais atuais devem utilizar a tecnologia para reconhecimento e coleta de informações.

Hoje em dia, os projetos são orientados por estruturas Big Data, que consistem no desenvolvimento de técnicas complexas e detalhadas para rastrear dados.

Esse tipo de tecnologia permite que a indústria se adapte em termos de conexão, armazenamento de dados, memória e atualização de sistemas, conteúdos guardados e personalização de produtos.

Novos modelos de negócios

Por fim, uma das maiores vantagens da indústria 4.0 está na união e relação entre áreas de negócios. Agora, é necessário repensar os planejamentos e estratégias, que podem se tornar mais práticas e descentralizadas.

Há, também, uma crescente união entre profissionais voltados ao desenvolvimento industrial e ao desenvolvimento de sistemas inteligentes de informação.

A tendência é que essas duas categorias continuem a se encontrar. E os benefícios são enormes para ambas as áreas.

Conclusão

E você, vai ficar de fora dessa e ser atropelado pela concorrência?

Não há como negar que a indústria está se modificando e nossa maior dica é investir em monitoramento de ativos!

O monitoramento faz toda a gestão das sua máquina acionada, redutores, moto redutores e operação, através de uma tecnologia wifi e da análise de dados.

Se você ainda não conhece o termo, acompanhe o artigo explicativo sobre o monitoramento de ativos.

E, se o seu objetivo é melhorar a sua performance industrial e aumentar os resultados da sua indústria, não se esqueça de conhecer o serviço completo que a Acoplast Brasil oferece. Para isso, basta clicar aqui!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *