Interação entre departamentos

Luis Cyrino
4 maio 2017
0
2844

Interação entre departamentos

Interação entre departamentos – Como em todo e qualquer ramo de atividade, o relacionamento interpessoal sempre será um fator imprescindível para o bom andamento das atividades entre as pessoas, quer seja em sua própria área de trabalho ou com outras áreas. Sabemos que uma organização sempre é formada por mais de um departamento e que todas essas pessoas que nela trabalham, igualmente somam esforços para atingir aos resultados esperados do negócio.

Os departamentos (ou áreas, setores) por mais que executem determinada função específica, trabalham para que a empresa se movimente como um conjunto de engrenagens e se uma delas apresentar problemas, esse movimento será afetado, reduzindo a produtividade do todo.

Por mais que os departamentos tenham funções específicas eles podem e devem trabalhar juntos para o correto andamento de todo processo, pois objetivo principal é comum para todos.

Com certeza é preciso entender que um determinado departamento pode necessitar de outros para dar continuidade em parte de suas atividades e para gerar maior entendimento dos processos de cada um deles, sendo assim os departamentos devem “vender” suas necessidades para os demais departamentos que julgar necessário.

Interação do PCM com outros departamentos

O PCM tem interação com setores importantes pois afinal, a manutenção atende em geral a todos os setores de uma empresa, mas para o andamento das suas atividades em geral, tem aqueles setores que interagem muito mais com o PCM e essa integração deve ser a melhor possível, setores como:

PCP (Programação e Controle da Produção)

Com certeza trata-se do setor onde o PCM encontra certa resistência para se parar máquinas ou equipamentos de produção para manutenções tipo preventiva ou alguma corretiva planejada.

Isso até podemos entender pois hoje em dia os lotes de produção estão cada vez menores devido à alta diversidade desses lotes e isso afeta sobremaneira sua programação junto a área de vendas e paradas de produção sempre são alvos de muita negociação.

Portanto o PCM deve sempre buscar o melhor entendimento com o PCP mostrando fatos que justifiquem certas paradas, sabemos que com dados reais em mãos o convencimento é mais fácil.

Produção:

Historicamente a relação entre Manutenção e Produção é sempre marcada por divergências sobre os reais problemas de paradas de máquinas e equipamentos.

É comum o pessoal da Produção acusar a falta de eficiência da Manutenção que por sua vez culpa a falha operacional para certos problemas, e o PCM acaba por ter que conviver as vezes com essa situação.

Todo esse problema deve buscar a solução na Gestão, seus líderes devem buscar o constante entendimento pois o objetivo dos setores é comum.

A empresa como um todo sempre olha para as vendas e todas as áreas abaixo desse departamento devem estar em sintonia constante entre elas a Manutenção/PCM e a Produção.

Suprimentos:

Esse é outro setor crítico e que deve ser tratado com muita atenção pelo PCM, a integração com esse pessoal de compras deve ser bem ajustada. Isso porque a Manutenção precisa que os pedidos de materiais e peças em geral sejam atendidos nos prazos especificados e dentro da descrição solicitada.

Um dos problemas é que as vezes o setor de Suprimentos quer comprar de outros fornecedores ou marcas com preços mais baixos e tem itens de manutenção que são específicos e devem obedecer obrigatoriamente a descrição específica do pedido.

Ou seja, essa integração precisa estar bem ajustada para que a Manutenção não seja afetada por atrasos ou peças fora de especificação ou de determinado fabricante como as vezes é necessário.

Conclusão

Como mencionado no início da matéria, a interação entre os departamentos de uma empresa é essencial para o negócio.

Mas entendemos que tem certos setores que dependem mais um do outro para dar continuidade aos seus processos de trabalho. Temos como exemplo em nosso caso, a Manutenção nas atividades do PCM com alguns setores elencados acima.

Por isso é necessário ter boas habilidades de comunicação e um ótimo relacionamento interpessoal, tudo em prol de uma continuidade adequada dos serviços necessários de manutenção.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *