Liderança e seus erros de Gestão

Luis Cyrino
21 dez 2020
3
815

Liderança e seus erros de Gestão

Liderança é um termo que está associado a cargos de autoridade, são pessoas que exercem uma liderança formal. No entanto, essa característica isoladamente não traz resultados por inúmeros motivos que veremos na sequência.

Portanto, liderança, supervisão, chefia, e outros nomes são termos para definir a posição de alguém que normalmente está no comando de uma equipe. O que vemos muito hoje em dia são discussões a cerca de ser um líder de fato e suas implicações.

A liderança de uma equipe de trabalho sempre será parte essencial para definir o sucesso de uma empresa.

Liderança e liderados

No contexto atual, as pessoas em cargos de liderança precisam de um perfil para atrair, inspirar e influenciar pessoas. O que precisamos entender de fato é que em qualquer segmento de trabalho, são as pessoas que trazem os resultados.

Por mais que se automatize máquinas e equipamentos, são pessoas que vão comandar suas ações, seus movimentos. Sempre teremos a presença do ser humano por trás de toda e qualquer inovação tecnológica.

Portanto, pessoas com cargos de liderança deve ser uma profissional que se destaca de maneira informal e não de forma formal demais. Deve ser uma pessoa tida como referência dentro de um grupo e que é vista pelos demais como um exemplo a seguir.

Isso não exime que esse profissional tenha conhecimentos técnicos necessários para estar à frente de uma equipe. Alguém pode dizer que nem sempre isso é necessário e até concordo, mas tem áreas de trabalho que o conhecimento técnico é essencial.

Aliado é claro a outras características importantes como as habilidades comportamentais. Um bom exemplo disso que estou dizendo é a área de Manutenção, ter conhecimento técnico é essencial. E não só esse conhecimento é suficiente, fazer gestão vai muito além do conhecimento técnico.

Erros graves na Liderança de equipes

Por tudo que já falamos, fica claro que um dos grandes problemas na má gestão é a perda de talentos. Muitos bons profissionais deixam as empresas por causa de seus líderes e suas formas equivocadas de gestão.

Na Manutenção isso é um problema recorrente por se tratar de um setor composto por equipes multidisciplinares. A pergunta que fica no ar é simples, como lideres e equipes enxergam um ao outro?

A famosa pesquisa de “Clima Organizacional” diz muito sobre o que as equipes nas empresas acham de seus líderes. O que quero enfatizar é alguns erros que esse lideres cometem e que precisam ser identificados e corrigidos.

A seguir elencaremos alguns, que na minha visão merecem destaque:

Autocrático

Esse modelo de liderança traz consigo a centralização das decisões onde a opinião de seus liderados não tem valor algum. Na minha posição eu tenho que resolver os problemas e cabe a mim decidir o que fazer, eu sou o gestor. Essa é a característica básica da liderança autocrática, ordens são absolutas e não cabe questionamento.

E numa área como a Manutenção isso é terrível, pois temos uma equipe que necessariamente é muito técnica. São profissionais qualificados que não podem ser tratados como marionetes onde não existe liberdade alguma de decisão.

A liderança autocrática não consegue delimitar sobre o que a equipe pode decidir, ter autonomia no seu dia a dia. Tudo tem que pedir a “benção” do chefe e isso engessa demais o dia a dia da equipe. Além disso, desmotiva a todos onde suas opiniões, sugestões e ideias nunca podem ser levadas em consideração.

Críticas não construtivas

Eis aqui uma situação muito complicada da liderança considerada como tóxica, só critica. Nada que a equipe faz tá bom, só enxerga erros e pior, não sabe como fazer um feedback construtivo.

Essa é uma das situações que mais vemos acontecer nas empresas, por minha vivência e também relatos de muitos. Criticar faz parte, mas isso deve ser feito com inteligência de modo que a pessoa entenda que errou. E mostrar que você está disposto a ajudar a corrigir esse erro, afinal isso é o que precisa ser feito.

Em casos como esse, é preciso que a liderança traga soluções em parceria com quem está sendo chamado a atenção. E quem faz isso de criticar somente, com certeza não sabe como dar o feedback bom. Aquele elogio por um trabalho bem feito, ou por uma ideia que faz sentido e por aí vai.

 Motivação

Outro erro que considero grave é a falta de motivação por parte da liderança. É importante o gestor entender a sua equipe um a um e trazer incentivo, motiva-los. Sempre estar junto da equipe e participar com eles se algumas situações onde a sua presença ajuda.

Uma das coisas importantes para motivar uma equipe é valorizar cada um deles por suas atitudes, pelos resultados. Entender as necessidades técnicas de cada um e investir em treinamentos de qualificação e aperfeiçoamento.

Agora o “cara” não valoriza ninguém, vive numa sala e precisa marcar uma audiência com o cidadão se quiser falar com ele. Nunca oferece treinamentos ou incentiva para que busquem estudar e coisas do tipo.

Em resumo, a liderança acha que tudo é obrigação da equipe, são pagos para isso e que não tem que ficar motivando ninguém.

Micro gestão

Confesso que para mim esse é um termo que pouco ouvi falar, mas que é um nome dado a situações que conhecemos.  Micro gestão é uma maneira de comando em que o líder, chefe ou gerente como queiram, controla de perto e detalhadamente todas as atividades da equipe.

É uma forma de gestão onde se acredita que com isso pode-se ter a garantia que tudo seja feito conforme o planejado e de forma correta. Pode não parecer, mas essa forma de agir da liderança também se torna tóxica pois não deixa espaço para a equipe agir com autonomia.

Com isso a equipe passa a fazer tudo o que é somente mandado e não age em nenhum momento de forma autônoma. Esse tipo de liderança mostra seguidamente que não confia na equipe e que precisa estar por perto a todo momento.

Comunicação

Esse é mais um dos erros comuns que vemos acontecer nos estilos de liderança que considero inadmissível. A comunicação com a equipe é extremamente falha por achar as vezes que só precisa falar pouco ou quase nada. As pessoas ficam a mercê do que realmente se espera deles por falta de diálogo.

E quando fala alguma coisa é na base das meias palavras ou uma comunicação não assertiva. A equipe mal conhece suas metas e objetivos dentro da organização e quando são chamados é só para levar broncas.

E pior que tudo isso, é o chamado “líder estrelinha”, parece que tem o rei na barriga como o dito popular. Para falar com ele precisa marcar uma audiência e as pessoas percebem que pouco dá a atenção devida.

A comunicação com a equipe deve ser direta, sem meias palavras de modo que todos entendam. E mais do que falar, é ouvir a sua equipe, trocar ideias e ser receptivo com todos, esse é o caminho.

Confiança

Pior que qualquer coisa, é a liderança passar a falta de confiança que sua equipe tem a respeito do seu líder. Sabe aquela situação onde as pessoas comentam: Não espere nada dele, só fala e não cumpre nada!! Isso só mostra que a falta de confiança é grande pelas atitudes erradas que uma liderança pratica.

As vezes se fala muito e se faz pouco, isso é muito comum nas pessoas em geral, imagine numa liderança isso acontecer. As atitudes da liderança devem ser firmes, discutir ideias, resolver problemas com seriedade e prontidão.

É o chamado contato visual (olho no olho), controlar seus gestos e modo de falar com a equipe. E se prometer algo cumpra, não deixe suas promessas ficarem só em palavras, isso é péssimo. E sempre mostrar a equipe que todos estão no mesmo barco, se ganhar todos ganham, se perder todos perdem, esse é o lema da confiança.

Conclusão

De fato, podemos concluir que liderança tem um papel crucial nos resultados de uma organização. É só entender que resultados são obtidos pelas pessoas, se elas são menosprezadas pela sua liderança, é um erro grave.

E esses erros elencados com certeza não são únicos, tem outros que com certeza são importantes. O fato é, que esses erros de liderança fazem bons profissionais se demitirem das empresas.

Os modos de liderança evoluíram como tudo se evolui e fazer gestão precisa renovação a todo momento. Entender sobre pessoas é a questão mais importante em qualquer estilo de liderança. Ignorar isso é um grande erro que infelizmente muitos ainda praticam, mas que precisam mudar.

Problemas de gestão na Manutenção? Consulte-nos sem compromisso, temos uma solução adequada para lhe proporcionar, com foco em resultados. Entre em contato agora mesmo!!

Comentários

3 respostas para “Liderança e seus erros de Gestão”

  1. Ladison das Dores disse:

    Parabéns pelo artigo , e pelo trabalho exercido no Blog e nas outras plataformas . Material útil para um setor que não basta só fazer ou saber fazer ( técnica ) , mas a o gerenciamento de pessoas está sendo a alma de uma boa gestão. Sucesso

  2. Jhoni disse:

    Texto top!! Parabéns…

  3. Adão disse:

    Parabéns ótimo tema bem explanado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *