Mancais de deslizamento

Luis Cyrino
3 jun 2019
0
974

Mancais de deslizamento

Mancais em seu conceito mais genérico são elementos de máquinas que servem de apoio fixo para eixos. Os mancais de deslizamento geralmente são alojados em uma estrutura de ferro fundido e são bipartidos.

Tal estrutura também podemos chamar de mancal somente, é a base de alojamento do casquilho ou bucha no qual o eixo gira. Todo esse conjunto (estrutura + bucha) são componentes que foram projetados para suportar uma carga enquanto estão em contato com a superfície do eixo com a bucha.

Essas estruturas também podem ser fabricadas com outros materiais e serem fechados, ou seja, não bipartidos. O seu tipo de fabricação depende única e exclusivamente do projeto de construção e aplicação em máquinas e equipamentos.

Normalmente todas as máquinas e equipamentos possuem mancais em sua estrutura, tem como função de proporcionar um movimento rotativo ou linear entre duas superfícies e com um baixo nível de atrito entre eles.

Os mancais são classificados em algumas categorias:

  • Mancais de deslizamento
  • Mancais de rolamento
  • Mancais Aerostáticos
  • Mancais Hidrodinâmicos
  • Mancais Hidrostáticos

Mancais de deslizamento

Neste artigo vamos nos ater ao tipo de mancais de deslizamento, elementos muito utilizados na construção de máquinas e equipamentos.

Mancais de deslizamento são elementos de máquinas cuja função se baseia no deslizamento entre um eixo e uma bucha. São elementos sujeitos às forças de atrito que surgem devido à rotação desse eixo que exerce uma carga sobre essa bucha.

Os mancais de deslizamento são constituídos de uma bucha fixada/alojada num suporte (estrutura), possuem normalmente uma forma cilíndrica.

As configurações padrão desse tipo de mancal de deslizamento incluem mancais cilíndricos, mancais flangeados para suportar leves cargas axiais e radiais, entre outros. Os mancais de deslizamento também podem ser fabricados para projetos de construção especiais e personalizados.

Eles são utilizados para movimentos deslizantes, rotativos, alternativos ou oscilatórios. São amplamente utilizados em máquinas pesadas e em equipamentos de baixa rotação.

São componentes mecânicos que suportam cargas de trabalho mais elevadas se comparar com outros tipos de mancais. Os mancais de deslizamentos são um dos tipos mais simples e de fácil manuseio e manutenção.

Fabricação dos mancais

A fabricação dos mancais de deslizamento normalmente é fabricada sem cortes (inteiriça) ou pode ser bipartida (cortada ao meio), isso para facilitar a instalação e manutenção. Seu modo de fabricação e material dependerá sempre do projeto conforme sua aplicação.

Cargas elevadas exigem mancais com maior área de contato e alta capacidade de carga. Mancais com lubrificantes sólidos (secos – talco, grafite, bissulfeto de molibdênio, entre outros) são projetados para operar em temperaturas mais altas do que aqueles lubrificados a óleo ou graxa.

E tem as aplicações para alta velocidade que exigem lubrificantes especiais para minimizar a geração de calor e de atrito.

Vida útil e manutenção dos mancais de deslizamento

A vida útil dos mancais de deslizamento pode ser prolongada caso seja observado alguns itens, tais como:

  • Os materiais de construção dos mancais de deslizamento devem ser bem selecionados e apropriados a partir da concepção do projeto de fabricação.
  • O projeto de fabricação deverá prever as facilidades para os trabalhos de manutenção e reposição dos mancais de deslizamento.
  • Sendo elementos de máquinas sujeitos às forças de atrito, os mancais de deslizamento deverão apresentar um sistema de lubrificação eficiente.
  • Na seleção do tipo de mancais de deslizamento, deve-se levar em conta, além das funções próprias desses elementos, o ambiente de trabalho dos mesmos.
  • Nos casos dos mancais onde a fixação da sua estrutura é feita por parafusos, cuidados especiais com o alinhamento durante sua montagem são fundamentais.
  • Inspeções periódicas devem fazer parte dos trabalhos da manutenção desses elementos de máquinas e equipamentos.

Materiais de fabricação das buchas

São diversos os tipos de materiais utilizados na fabricação das buchas deslizantes, cada qual dentro de uma especificação conforme sua aplicação. Segue alguns deles e mais comuns:

Polímeros (plásticos de Engenharia):  são materiais estáveis, por determinado período de uso, em aplicações que exigem resistência mecânica, térmica, à tração de ruptura, química e às intempéries.

Bronze: muito comuns na fabricação de buchas, são fortes e resistentes a choques, impactos, desgaste e corrosão e requerem lubrificação (graxa ou óleo).

Metal patente: são ligas de baixo ponto de fusão, tem uma estrutura de cristais duros e resistentes ao desgaste combinada com uma matriz mole. Com isso permite a circulação do óleo lubrificante entre os cristais, além de absorver os impactos.

Conclusão

Os mancais de deslizamento são um dentre os muitos elementos que fazem parte construtiva de máquinas e equipamentos. E como qualquer outro tipo de elemento mecânico, requer os cuidados quanto a sua manutenção. São itens que como outros devem fazer parte das inspeções periódicas e uma lubrificação adequada conforme cada tipo de fabricação e aplicação.

Fonte:

https://www.ggbearings.com/pt/mancais

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *