Manutenção Assistida

Luis Cyrino
4 ago 2021
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Manutenção Assistida

Manutenção assistida é uma estratégia cada vez mais presente que possibilita prever falhas de máquinas e equipamentos. Uma maneira eficiente de evitar paradas/interrupções não planejadas de ativos produtivos.

Vemos muito dessa sistemática em instalações que não podem parar de forma alguma, como o setor elétrico de geração de energia.

São plantas monitoradas em 100% do tempo em que estão ativas, onde qualquer situação de anormalidade é identificada e acionado pessoal responsável. São soluções tecnológicas via software em computadores ou por meio de aplicativos para segurança e controle de máquinas e equipamentos.

São soluções implantadas por especialistas que tem como objetivo a redução dos custos de manutenção e maior eficiência dos ativos. Essas variadas tecnologias permitem operação e manutenção assistida e monitoramento online que priorizam a segurança da planta, da máquina e do processo.

Vantagens da Manutenção Assistida

Essa estratégia com os recursos da indústria 4.0 e a Internet das coisas – IIoT, cria a possibilidade de utilização de uma plataforma integrada. Isso para uma Gestão da Manutenção, ativos físicos, contratos e operacionalização dos serviços.

Essa plataforma de recursos permite:

  • Registar pedidos de intervenção;
  • Desmaterializar processos operacionais e disponibilizar resultados “online”;
  • Melhorar a qualidade dos serviços de manutenção;
  • Melhor utilização dos recursos disponíveis;
  • Garantir uma elevada disponibilidade, confiabilidade e segurança dos Ativos;
  • Aumentar a qualidade do serviço prestado pela Manutenção;
  • Melhor nível de informação e capacidade de controle ao longo do processo;
  • Monitorar e racionalizar os custos globais da Manutenção;
  • Permitir uma adequada Gestão de Ativos ao longo do seu ciclo de vida;
  • Otimizar a utilização dos recursos de Manutenção, internos e externos;
  • Reduzir a carga administrativa da área da Manutenção;
  • Simplificar os respectivos métodos e processos.

Soluções para uma Manutenção assistida

Em minhas pesquisas sobre o tema encontrei na StartUs Insights algumas soluções que estão sendo utilizadas para a Manutenção assistida. São técnicas que de alguma maneira sabemos de suas relevâncias e até tem sido usado em algum formato parecido.

Mas não como programas extremamente assertivos, complexos, mas de fácil utilização do ponto de vista do usuário. Resumidamente eis a seguir as tecnologias da Manutenção assistida que prometem revolucionar a forma de se fazer manutenção:

Software de conteúdo gerado pelo usuário (por Spectral TMS)

A Realidade Aumentada – RA pode substituir os métodos tradicionais de assistência, como manuais, gráficos impressos e modelos 3D nas indústrias. Esse modelo oferece uma interface interativa com informações em tempo real e documentos de suporte para a Manutenção.

Isso permite que os manutentores tomem decisões com base nessas informações durante suas tarefas. Isso pode sobremaneira que melhorem sua assertividade na solução de um problema e com isso sua produtividade.

Esse modelo de interface interativa é baseado em soluções de realidade aumentada para manutenção usando software proprietário. Essa tecnologia tem sido usada por startups mundo afora, que permite que as empresas gerem conteúdo de RA sem necessidade de codificação ou desenvolvimento de software.

Aplicativo de vídeo chamada (por Arios Technology)

Outra forma de gestão da Manutenção assistida é o uso de um aplicativo de vide chamada para smartphones. A manutenção de ativos de equipes internas exige experiência de domínio para a conclusão eficiente de certas atividades.

Quando isso não acontece, é necessário, às vezes, que os colaboradores da operação colaborem com a equipe da Manutenção. A equipe de Engenharia ou Gerentes de projeto também podem entrar “em cena” para entender melhor as necessidades da Manutenção.

No entanto, a colaboração direta retarda as atividades de manutenção, pois os especialistas em geral, normalmente não estão no mesmo local. É por isso que existem startups que estão desenvolvendo soluções baseadas em vídeo chamada. Esse modelo de Manutenção assistida facilita ainda mais a colaboração em tempo real entre a manutenção, operação e outras partes interessadas.

Essa tecnologia desenvolvida em aplicativo de vídeo chamada de RA, permite que seus usuários colaborem de forma interativa.

Também permite assistência virtual abrangente sobrepondo anotações em fluxos de vídeo como texto, imagem e notas ou desenhos. Isso ajuda os gestores a orientar melhor sua equipe e melhorar sua eficiência, bem como reduzir o tempo de intervenção do técnico.

Manutenção Preditiva em RA (por Imaginate)

Sabemos que o monitoramento da integridade dos ativos em instalações industriais é fundamental para garantir a produtividade. E não menos importante, a segurança do trabalhador e dos ativos da empresa.

Com a Internet das Coisas (IIoT) industrial gerando dados em tempo real sobre as condições da máquina, as startups usam análise de dados e inteligência artificial para fornecer a Manutenção Preditiva. Permite ainda que os operadores usem as informações da IIoT de forma eficaz para aumentar a produtividade industrial.

Além disso, permite reparos e substituições proativas de peças, componentes ou equipamentos em estado de alerta. Para isso existem dispositivos que oferecem uma plataforma de colaboração de realidade mista independente. Um módulo aplicativo que conecta trabalhadores de campo com especialistas para o devido suporte.

Além disso, esse módulo suporta anotação 3D, áudio bidirecional e streaming de vídeo, além de oferecer um recurso de compartilhamento de tela.

Essa solução facilita não só a Manutenção Preditiva, com também as intervenções de Manutenção Corretiva e Preventiva. Além disso, podem oferecer um módulo que permite que equipes geograficamente dispersas colaborem com segurança em dados 2D / 3D contextuais.

Conhecimento para Manutenção (por Augmented Knowledge)

Substituir o equipamento convencional e os manuais de suporte operacional e de manutenção por dispositivos de treinamento e assistência baseados em RA. Para isso é necessário a reintegração dos dados em sistemas legados em um formato reconhecível por realidade aumentada.

Existem aplicativos que oferecem soluções de criação de conteúdo como ferramentas autônomas que permitem às empresas converter seus dados sem intervenção de terceiros. Como alternativa, eles fornecem serviços de criação de conteúdo em RA para acelerar a integração nos fluxos de trabalho de atividades existentes.

Se usa a IA – Inteligência Artificial para criar conteúdo para manutenção assistida baseada em RA e oferece suporte de manutenção remota. A plataforma de manutenção inteligente permite que as empresas integrem suas informações de manutenção de sistemas legados.

Isso é disponibilizado por meio de tutoriais em vídeo e manuais em PDF em conteúdo RA. Isso afeta significativamente a velocidade de criação de conteúdo de RA, ajudando as indústrias a fazer a transição para sistemas de manutenção baseados em IA rapidamente.

Assistência de manutenção para equipes de campo (por XR Labs)

Os aplicativos de realidade mista são convenientes tanto para a manutenção de ativos internos quanto para cenários de suporte a produção no local.

Os técnicos de campo no local geralmente encontram as condições da máquina que diferem dos manuais da empresa e do produto. Para tais situações, as soluções de manutenção baseadas em RA fornecem aos operadores técnicos de campo informações cruciais. Com isso temos uma assistência especializada que melhora sua eficiência e qualidade de trabalho.

A solução de inicialização permite que os técnicos no local se conectem com especialistas remotos e entendam melhor a condição da máquina para melhorar a capacidade de manutenção. Além disso, ele documenta automaticamente os aprendizados e sessões remotas e os compartilha com outros membros da equipe.

Dessa forma, a solução de RA melhora o fluxo de informações entre os membros da equipe. Além disso, reduz o período de serviço das tarefas de manutenção no local, melhorando a satisfação do cliente e reduzindo o tempo de inatividade.

Vantagens da Manutenção Assistida

Podemos imaginar que com todas essas soluções tecnológicas, a eficiência da Manutenção é imensa. Traz consigo muitos fatores que fazem a diferença e melhoram com certeza seus resultados, dentre elas podemos citar:

  • Disponibiliza e facilita uma grande quantidade de informação, de uma forma adequada e fácil de extrair;
  • Permite dispor do histórico de cada ativo, tanto de características técnicas, como de todas as intervenções, revisões, e materiais utilizados na solução dos problemas, etc.
  • Armazenamento de dados que permite uma melhor programação das atividades em função dos parâmetros definidos assertivamente;
  • Planos de manutenção preventivas /preditivas, gerando as listas correspondentes para as tarefas dos técnicos, de acordo com os prazos programados;
  • Gestão assertiva nos estoques de sobressalentes e seus respectivos fornecedores, fabricantes, etc.

Conclusão

Fica notório que a atualidade da Manutenção exige melhores práticas de Gestão e de recursos para resultados ótimos. A tecnologia avança a passos largos e a IIoT – Internet das Coisas e a IA – Inteligência Artificial é uma realidade.

E para a Manutenção fazer frente a essas mudanças é preciso de ferramentas à altura para melhorar drasticamente sua atuação e resultados. E as soluções da Manutenção Assistida estão presentes cada vez mais com as soluções que muitas Startups estão oferecendo.

Porém, é importante entender as reais necessidades de cada segmento, tipos de ativos e visão de negócio para verificar a melhor solução.

 

Fonte:

http://www.searchingconsulting.com/ManutencaoGMAO

https://www.startus-insights.com/innovators-guide/discover-5-top-assisted-maintenance-technologies/

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2 respostas para “Manutenção Assistida”

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