Manutenção Corretiva, situações onde é planejada

Luis Cyrino
14 jan 2018
2
2012

Manutenção Corretiva, situações onde é planejada

Manutenção Corretiva planejada, como tema de outra matéria, é quando o reparo é feito em momento previamente programado normalmente com a produção e PPCP.

A manutenção se prepara com todos os recursos necessários e se programa antes que a falha aconteça. Esse tipo de manutenção só é possível quando se consegue identificar um problema que inevitavelmente causará uma falha ou quebra.

A manutenção corretiva planejada é um dos tipos da corretiva onde temos ainda a corretiva paliativa e a corretiva curativa, onde já vimos na matéria inicial sobre esse tema.

Situações da necessidade de planejar a manutenção corretiva

Independente dos tipos de estratégias usadas pela Manutenção, a corretiva planejada é sempre uma estratégia importante. Esse tipo de manutenção sempre se faz necessário em diversas situações onde a falha é percebida ou detectada.

Podemos identificar essa necessidade de uma manutenção corretiva planejada de várias maneiras como veremos a seguir:

Inspeções de rotina

Como já visto em outra matéria, uma inspeção de rotina é uma ação de olhar, de examinar, de verificar algo usando nossos cinco sentidos. Isso é feito em determinados períodos ou intervalos de tempo no intuito de detectar possíveis problemas ou situações de potenciais problemas.

Na manutenção é uma ótima ferramenta para se implementar na gestão de máquinas e equipamentos principalmente nos casos que temos relatado onde a manutenção corretiva é a única forma de atuação.

Com isso, ao se identificar falhas potenciais, imediatamente a área do PPCM pode se planejar e programar uma intervenção de manutenção corretiva planejada.

Plano de lubrificação

Quando temos um bom plano de lubrificação implantado e funcionando corretamente, temos uma ótima ferramenta de inspeção. Normalmente temos um documento chamado de “rota de lubrificação”, nele temos que deixar um espaço para que o profissional executante relate qualquer irregularidade encontrada.

As vezes pode ser verificado algum problema no ponto a ser lubrificado ou nas suas imediações que podem comprometer a máquina ou equipamento ou mesmo não se conseguiu fazer a lubrificação por outros motivos.

Durante essa atividade de lubrificação, pode-se ainda encontrar outras irregularidades que não relacionadas a lubrificação. Tudo o que for encontrado e identificado como irregular deve ser anotado e entregue ao PPCM ou responsável para que se possa tomar as devidas providencias.

E com certeza vai ser necessário em muitos casos, se planejar e programar uma manutenção corretiva planejada, certo?

Inspeções de preditiva

Com certeza nesse tipo de manutenção encontraremos as maiores ocorrências da necessidade de manutenção corretiva planejada. Por exemplo, ao se fazer uma inspeção por termografia, os pontos quentes considerados fora dos padrões de aceitação, serão relacionados com o grau de severidade e com manutenção corretiva requerida.

Outro exemplo seria a análise de óleo de sistemas fechados como o hidráulico por exemplo. Conforme resultado da análise de Ferrografia, pode ser requerido uma manutenção corretiva como filtragem externa, limpeza do tanque e troca de filtros por exemplo.

Manutenção Autônoma

Quando a empresa conta com a metodologia TPM, um de seus pilares base é o da manutenção autônoma. Esse pilar tem como um dos propósitos, fazer algumas atividades como inspeção de fontes de sujeira, locais de difícil acesso e outras inspeções da máquina em geral e também alguns itens de lubrificação.

Toda essa atividade pode gerar necessidades de manutenção corretiva. São situações como nas outras já elencadas que identificam potenciais falhas que podem se tornar quebra a qualquer momento.

Conclusão

Como pudemos identificar ao longo desta matéria, a manutenção corretiva planejada tem fundamental importância para a Manutenção. Com isso, o nosso PPCM tem muito a se dedicar no planejamento e programação de muitas atividades ligadas a manutenção corretiva.

Isso ajuda sobremaneira a evitar as paradas indesejáveis com ape nas algumas estratégias simples de aplicar. Por isso sempre enfatizo que a gestão as vezes não tem como se justificar por falta de recursos mirabolantes para melhorar seus resultados.

Ações simples como as aqui relatadas são fáceis de implantar, mesmo quando falamos sobre a manutenção autônoma. Tenho sempre dito que esse é um pilar que podemos implantar sem precisar que toda a metodologia seja alvo da empresa.

Nós do Manutenção em foco podemos trazer essas soluções como treinamentos em ferramentas como os pilares básicos do TPM, elaboração de planos de manutenção e lubrificação e ferramentas de análise de falhas por exemplo. Consulte nosso escopo de serviços no link abaixo, precisando entre em contato.

https://www.manutencaoemfoco.com.br/servicos/

Comentários

2 respostas para “Manutenção Corretiva, situações onde é planejada”

  1. wanderlei disse:

    Muito bom
    bem colocado as palavras, contudo termos que ter uma equipe de ponta, que podemos confiar as ordens emanadas, seguir o que for determinante. Contrário a essas regras , entra o gestor que procura desimar tudo isso por conta do seu gráfico de disponibilidade. ou seja números. Sem mais delongas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *