Manutenção de oportunidade

Luis Cyrino
13 fev 2017
7
4886

Manutenção de oportunidade

Primeiro vamos entender o que chamamos de manutenção de oportunidade, um tipo de ação que normalmente parte da área de PCM que está diretamente envolvida com o planejamento de todos os recursos da Manutenção em face às necessidades da área fabril e principalmente do setor de produção.

O que é Manutenção de oportunidade?

Em todo momento que se fizer alguma intervenção de manutenção em máquinas ou equipamentos aproveitando que o mesmo não está em funcionamento por certo período de tempo, chamamos isso de manutenção de oportunidade.

Ou seja, eu aproveito esse tempo para resolver algum problema já conhecido e que de alguma maneira precisaria ser solucionado. Também podemos aproveitar esse tempo para fazer algumas inspeções, melhorias ou estudos de viabilidade de outras melhorias em geral.

O que a Manutenção ganha com isso?

Esse tipo de intervenção quando bem aproveitada e já previamente planejada pelo PCM traz muitos benefícios tais como:

  1. Não afeta seu resultado como disponibilidade da máquina ou equipamento, ou seja, esse tempo parado não contabiliza como tempo em manutenção;
  2. Evita que problemas conhecidos pudessem parar a máquina ou o equipamento em parada de corretiva por falhas que impedissem sua continuidade;
  3. Em se tratando de melhorias, dependendo do que foi realizado, pode com isso melhorar a produtividade e disponibilidade, a segurança em geral, algum tipo de facilidade operacional ou mesmo de manutenção em áreas de difícil acesso entre outros;
  4. Ações desse tipo elevam a moral da equipe por estarem contribuindo para os resultados em geral tanto dos números da Manutenção como das áreas contempladas. E claro, por serem com isso reconhecidos pelas áreas parceiras.

Características para se buscar a Manutenção de oportunidade

Temos algumas situações nas quais acredito serem bons motivos para se buscar com ênfase essas manutenções de oportunidade, tais como:

Falhas intermitentes

Imaginem alguma máquina apresentando falhas que do nada desaparecem, mas que hora ou outra estão acontecendo e a equipe ainda não conseguiu identificar o problema pois a máquina volta a ter condições de operação.

Já aconteceu isso com você? Não se consegue fazer uma análise adequada justamente pela máquina voltar a ter condições de operação. Nada mais adequado que uma parada de oportunidade para a equipe se debruçar na máquina e com manuais, diagramas e alguns testes e troca de componentes resolver o problema.

Falhas repetitivas

Tem falhas que tem alto índice de repetitividade e pouco tempo de parada por causas normalmente não conhecidas, mas que demandam de um tempo maior para análise e solução ou mesmo onde precisam de alguma melhoria em seu sistema.

Se por algum motivo, por intervenção de uma manutenção corretiva não estar sendo eficaz para resolver, podemos fazer uso de uma manutenção de oportunidade para sanar essa falha.

Claro que se o problema está prejudicando muito a eficiência da máquina ou equipamento, podemos utilizar outros métodos de intervenção como uma corretiva planejada.

Locais de difícil acesso

Normalmente tem certas máquinas e equipamentos que por falha de projeto e por nunca pensarem na manutenção, tem locais de difícil acesso para algumas necessidades que vão desde uma limpeza operacional, lubrificação ou mesmo uma intervenção da manutenção.

Nesses casos é possível se planejar e elaborar um bom plano de melhoria e numa dessas paradas de oportunidade, fazer a melhoria e sanar o problema.

Locais de fontes de sujeira

Da mesma forma como citado no caso dos locais de difícil acesso, tem muitas máquinas e equipamentos que geram muita sujidade devido ao seu processo de trabalho ou mesmo por consequências de vazamentos.

E esses locais podem ser também de difícil acesso ou mesmo que não sejam mas precisam de alguma forma de contenção e facilidade para efetuar a limpeza.

Também nesses casos é possível se planejar e elaborar um bom plano de melhoria e numa dessas paradas de oportunidade, fazer a melhoria e sanar o problema.

É possível se planejar para tudo isso?

Claro que sim, e como? É simples, com a Gestão da Manutenção e PCM devidamente estruturados temos todas as condições para isso.

Com dados e fatos e algumas análises e plano de melhorias, a área de Manutenção já tem mapeado em seu dia a dia os problemas que estão incomodando ou mesmo já tem conhecidas algumas melhorias à serem implantadas.

Com essas informações e planejamento, a equipe da Manutenção fica à espera dessas oportunidades que podem ser gerenciadas pelo PCM com as suas áreas parceiras, Produção e PCP principalmente.

Conclusão

Podemos evidenciar nos relatos desta matéria, que a área de Manutenção tem muitas possibilidades de tornar suas atividades extremamente relevantes para os resultados do setor e como consequência, da empresa como um todo.

Para isso se faz necessário alguns atributos da equipe e de sua gestão para aproveitar todos os momentos possíveis para se intervir nas máquinas e equipamentos que se fizerem necessário.

E notadamente a manutenção de oportunidade mostra o empenho e dedicação do time em buscar constantemente a melhoria do desempenho dos ativos da empresa, juntamente é claro, com as manutenções padrões como preventiva e preditiva.

Comentários

7 respostas para “Manutenção de oportunidade”

  1. Darlan Brasil disse:

    Ótimo artigo, notadamente devemos seguir este modelo pois além de todos os benefícios citados mantém a equipe em constante movimento e aumenta a produtividade sem falar na redução de custos.

  2. Ricardo Rossi disse:

    Excelente trabalho apresentado, mostra nitidamente que a manutenção tem evoluído com o tempo e que o profissional da manutenção está sempre buscando a melhoria contínua. Parabéns.

  3. Luis Henrique disse:

    Temos na empresa como diretriz a melhoria continua, esse artigo se enquadra muito bem neste aspecto!

    Parabéns pelas postagens!

  4. Thiago Bolsoni disse:

    Luís, ótimo artigo, me identifiquei muito com este tema, passei por um desafio na empresa que trabalho, aonde quando chegamos próximo a data de uma parada anual de um setor fomos comunicados que a não teriamos devido a atraso em projetos que aconteciam em outras filiais.
    Praticamente este desafio que tive me fez enchergar as manutenções por oportunidades, que por sinal fez com que melhorasse os indicadores de manutenção? sendo melhores com que outros anos em que tivemos a parada anual para a manutenção preventiva.

  5. Raphael disse:

    Muito bom ! E é importante registrar e mostrar tudo que é feito nestas oprtunidades para que não se perca a importância dos mantenedores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *