Manutenção Proativa

Luis Cyrino
26 fev 2019
0
1239

Manutenção Proativa

Manutenção proativa refere-se a uma coleção de atividades, inspeções, testes e procedimentos que são usados para evitar a falha de equipamentos ou máquinas. Uma estratégia que se concentra na determinação das possíveis causas-raiz das falhas e no tratamento desses problemas antes que eles ocorram.

Mudança de filosofia da Manutenção

Manutenção proativa tem a característica de substituir a filosofia de uma manutenção focada na “falha reativa” por um foco na “falha proativa”.

Essa mudança de foco evita que as condições implícitas que levam as falhas e à degradação da máquina aconteçam. Ao contrário da manutenção preditiva/preventiva, a manutenção proativa cria ações de modo a identificar a causa raiz da falha, não apenas os sintomas.

Ao contrário da manutenção preventiva ou preditiva, a manutenção proativa envia ações corretivas voltadas para causas de falha, e não para sintomas de falha. Seu tema central é estender a vida útil dos ativos em oposição a:

  1. fazer reparos quando muitas vezes nada está errado,
  2. acomodar falhas como rotineiras ou normais, ou
  3. detectar condições iminentes de falha seguidas de remediação.

Diferença de estratégias

A Manutenção Proativa difere de outras estratégias ou tipos de manutenção porque se concentra no controle de problemas que levam ao desgaste dos ativos, e não à própria falha real.

Esse modo proativo de agir procura monitorar as causas de falhas dos ativos e corrigi-las antes que elas ocorram de fato. Requer uma abordagem mais estratégica, e podemos considerar na maioria das vezes como mais benéfica e de resultados se comparando com outras estratégias.

Um plano de manutenção proativo permite que as organizações prolonguem a vida de seus ativos e evitem quebras inesperadas. As paradas planejadas também são programadas em processos para permitir reparos, manutenção e inspeções.

Outra característica onde a Manutenção Proativa difere de outras estratégias é devido a uma abordagem maior de elementos sistêmicos de um programa de manutenção, em vez de examinar somente o ativo.

Esta abordagem é muito mais diligente e visa controlar os problemas que podem levar ao desgaste da máquina, sob todos os aspectos e em oposição à deterioração em si do ativo.

Implantando a Manutenção Proativa

Existe uma variedade de técnicas ou métodos que podemos utilizar para implantar uma estratégia voltada para a Manutenção Proativa, elenco 7 sugestões:

  1. Equipe multidisciplinar

A formação de uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos diversos e que se completam na busca de objetivos comuns. Ou seja, uma equipe de manutenção formada por pessoas dedicadas a garantir a confiabilidade e disponibilidade dos ativos e com segurança.

Uma equipe formada por especialistas e técnicos qualificados, treinados e capacitados nos processos da empresa. E mais que isso, aptos a utilizar adequadamente o sistema de gestão de ativos com uso de ferramentas para a análise de falhas e sua causa raiz e metodologia FMEA (Modos de Falha e Análise de Efeitos), entre outras atividades importantes.

Veja mais sobre a metodologia FMEA

  1. Estruturas de Manutenção Preventiva e Preditiva

Ter nesse contexto as estratégias de manutenção preventiva e preditiva é definitivamente uma obrigação para reduzir a manutenção reativa.

Começar com as informações dos manuais do fabricante das máquinas e equipamentos e a experiência da equipe para criar e estabelecer os programas de Preventiva e Preditiva são estratégias essenciais logo de início.

O foco deve estar na detecção precoce de possíveis falhas, razão pela qual as tecnologias de monitoramento de condições devem estar disponíveis e devem ser usadas.

  1. PPCM na estrutura da Manutenção

Todo o trabalho ou atividades da equipe de manutenção deve ser bem planejado, programado e controlado, por isso a área de PPCM é fundamental.

O papel essencial do PPCM é fornecer um processo contínuo e eficiente na distribuição das atividades da equipe. Algumas das coisas que o PPCM deve manter é um plano de manutenção de todos os ativos, gerenciamento de Backlog, precisão de dados, entre outros.

  1. Análise de Falhas e FMEA

A análise de falhas de eventos críticos é fundamental para entender a origem das falhas/quebras, se por problemas de fabricação, operação ou manutenção.

A análise de FMEA é uma abordagem sistemática para entender quando e onde seus ativos podem falhar, bem como entender o impacto da provável falha.

Para a eficiência de uma manutenção proativa, essas técnicas são imprescindíveis para o sucesso dessa estratégia.

  1. Manutenção corretiva deve ser analisada

Sabemos que a estratégia da manutenção corretiva ou reativa não pode ser totalmente descartada e sempre teremos ocorrências do tipo. Também sabemos que é a atividade de manutenção mais cara e ineficiente, então a solução é otimizar seu uso.

Portanto todo tipo de intervenção dessa natureza precisa ser entendido e avaliado e atuar com as ferramentas adequadas para que a mesma seja minimizada ou eliminada.

  1. Banco de dados são valiosos

Todas as informações das atividades da Manutenção são essenciais na formação de um banco de dados. Informações coletadas e compiladas são valiosas na tomada de decisões, mesmo sem um software adequado, coletar dados é fundamental.

Uma base de dados pode correlacionar eventos de manutenção e corroborar na busca por melhores estratégias e planos de ações.

  1. Treinamentos de capacitação

Uma das ações mais importantes para uma manutenção proativa eficiente é manter a equipe nivelada com base em treinamentos de capacitação.

Devemos começar com as boas práticas da Manutenção onde todos sabem o que precisa para desenvolver e bem as suas atividades.

Conclusão

Como podemos notar, a Manutenção Proativa é um conjunto de boas práticas de várias outras estratégias, que em conjunto trazem os melhores resultados.

Juntamente com os métodos de capacitação contínua dos profissionais envolvidos, a manutenção proativa é uma ótima estratégia para a gestão de ativos.

Fonte bibliográfica:

https://www.maintworld.com

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *