Manutenção remota

Luis Cyrino
25 maio 2023
0
1484

Manutenção remota

Manutenção remota já se tornou uma realidade na era da indústria conectada ou indústria 4.0. As tecnologias modernas estão transformando profundamente o sistema industrial e outros segmentos como o hospitalar e agronegócio.

O número de dispositivos conectados e interconectados nos sistemas de máquinas e equipamentos está aumentando significamente.

E foram desenvolvidos muitos aplicativos que podem monitorar diferentes tipos de dados por meio remoto via dispositivos móveis e computadores.

Do lado da TI, as tecnologias Cloud e IoT permitem o desenvolvimento de aplicativos para o gerenciamento e monitoramento remoto desses dispositivos e dados. Isso com certeza tem beneficiado o mercado consumidor de novas tecnologias para aumentar sua eficiência.

Manutenção remota, o que é isso?

A manutenção remota como o próprio nome diz, é uma maneira de fazer certos reparos de qualquer lugar que não seja exatamente o local onde está o problema. A palavra “remoto” normalmente significa “não no local real”, isso significa que a solução é trazida de outro lugar.

Uma prática crescente que consiste em acessar dispositivos ou softwares de maneira remota, ou seja, de qualquer lugar. Os serviços de acesso remoto em geral estão sendo cada vez mais utilizados por pessoas e empresas devido aos seu grande número de benefícios.

E no ambiente industrial não é diferente pois a modernidade de máquinas e equipamentos já traz “embarcado” essas tecnologias de acesso remoto.

A manutenção remota fornece a um profissional certos recursos para monitorar e fazer manutenção em tempo real.  Manutenção em dispositivos, sistemas, máquinas ou equipamentos, sem estar próximo a eles.

Especialmente na indústria, a manutenção remota reduz os custos com melhor disponibilidade da planta e uso mais eficiente dos recursos.

Isso porque esse tipo de intervenção está em conexão com a Manutenção Inteligente e novas tecnologias como a Realidade Aumentada.

Como funciona a manutenção remota?

Esse tipo de manutenção remota funciona, geralmente, a partir da criação de uma VPN (Virtual Private Network). Trata-se de uma rede privada que cria uma conexão entre dois pontos e garante a exclusividade de acesso e segurança no processo.

A rede VPN criptografa seu tráfego de Internet e disfarça sua identidade online, tornando sua utilização mais segura. A manutenção remota também é possível de ser realizada por meio dos serviços hospedados na nuvem.

O crescente uso desse formato de manutenção está crescendo consideravelmente no mercado. Isso se deve principalmente ao fato de proporcionar a não necessidade de deslocamento de técnicos.

E com uso dessa tecnologia, certas falhas de máquinas e equipamentos podem ser resolvidas com maior rapidez.

Em princípio, todas as redes e conexões de comunicação que permitem o envio e recebimento de dados são adequadas para realizar a manutenção remota.

Monitoramento e manutenção remota

Quando falamos em manutenção remota podemos distinguir essa atividade de duas maneiras. Tem a realização somente de um reparo pontual que pode ser solicitado por um eventual problema identificado.

Ou a empresa possuir um sistema de monitoramento em tempo real de certos sistemas. Assim pode identificar a qualquer hora um problema, e a partir disso realizar esse reparo local ou de modo remoto.

Ou seja, monitoramento e manutenção remota é um conjunto de recursos de tecnologia da informação que residem nos servidores ou certos ativos de uma empresa.

O objetivo dessas ferramentas é monitorar parcial ou constantemente as atividades que estão acontecendo em determinada estação de trabalho. Na maioria dos casos, a tecnologia da Manutenção e monitoramento até sabe quais problemas mais críticos.

Isso traz como vantagem a capacidade de reagir de imediato a um problema identificado. Tudo isso é feito para evitar/predizer falhas críticas antes que eles surjam e, com isso evita-las.

Conclusão

A evolução tecnológica está presente em todos os sentidos e as suas vantagens trazem algo importante para os negócios.

Essencialmente traz a otimização de seus processos e com isso recursos para redução de seus custos operacionais. A maioria de máquinas e equipamentos fabricadas hoje em dia, tem alguma tecnologia embarcada.

E cada vez mais o monitoramento online e as possibilidades de manutenção remota estão presentes. Isso porque os comandos e sistemas desses ativos estão cada vez mais conectados com uso de tecnologias avançadas.

E isso permite que se possa realizar um monitoramento em tempo real e sendo necessário, fazer uma manutenção remota.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *