Matriz competências técnicas em Elétrica

Luis Cyrino
11 fev 2018
0
1080

Matriz competências técnicas em Elétrica

Matriz – Precisamos entender qual o nível de nossa equipe de trabalho, mas para fazer isso precisamos elencar quais as competências técnicas e comportamentais que serão avaliadas. Antes de fazer o download logo abaixo, vamos entender como preencher essa planilha, é simples. Nessa planilha temos um exemplo para cargos da Manutenção ELÉTRICA de 3 níveis, Junior, Pleno e Sênior quanto as competências técnicas.

Abaixo da planilha (linha 29) temos a legenda com os níveis das competências de 1 a 5 para que seja inserida nas colunas IDH da planilha conforme a visão do Gestor que fará a avaliação e que deve ser feita da em cada planilha da seguinte maneira:

Planilha “Matriz”: Na coluna “D” o responsável pela avaliação coloca o número correspondente ao nível desejável para cada função de acordo com cada competência, por exemplo: Para a função Junior (Mathias) na linha da competência técnica em elétrica número 1, ”Conhecimento de circuitos e diagramas elétrico e eletrônicos”, o nível desejável é “2”, (Conhece bem mas tem dificuldades em aplicar). E assim com as demais competências e funções.

                                                                                                       

 Planilha “Avaliação Inicial”: Na coluna “I” o responsável pela avaliação coloca o número correspondente ao nível em que se encontra o profissional de acordo com a sua função e para cada competência, por exemplo: Para o Mathias com a função de Junior, para a competência técnica em elétrica número 1 foi avaliado que o mesmo se encontra no nível 1, “Não conhece ou conhece o insuficiente”. E assim com as demais competências e funções.

Planilha “Avaliação pós ações”: Na coluna “H” o responsável pela avaliação coloca o número correspondente ao nível em que se encontra o profissional após as ações desenvolvidas, ou seja, será feita nova avaliação para verificar se houve evolução das competências, por exemplo: O profissional Mathias foi avaliado na competência 1 com nível 1 (I), se esperava nível 2 (D) e após algumas ações da Gestão uma nova avaliação foi feita e o mesmo foi avaliado com nível 2 (D), ou seja, ele evoluiu com as ações e agora se encontra no nível desejado.

Notas:

  1. As colunas “Status inicial” e “Status pós ações” são indicativos tipo semáforo mostrando o status de cada competência e no geral da equipe. Estão com valores de 90% acima como ideal e abaixo desse valor como necessário agir. Caso queiram podem alterar na fórmula esse valor.
  2. As células onde se coloca a numeração dos níveis para “I-D-H” sempre manter com números de 0 a 5.
  3. Na coluna das descrições comportamentais você pode alterar de acordo com sua visão do que são as competências ideais para serem avaliadas, na planilha são apenas exemplos.
  4. As numerações em geral das colunas “I-D-H” são apenas exemplos, cada avaliador colocará o que achar necessário pois elas estão vinculadas a cada competência a ser avaliada e de acordo com a função de cada profissional avaliado.
  5. As funções também são descritas apenas como exemplos, cada empresa tem as suas nomenclaturas quanto a cargos e funções, portanto alterem de acordo com suas realidades.
  6. O período para uma nova avaliação após as ações de melhorias quando necessárias deve ser estabelecida pela Gestão. Acredito que sejam necessários pelo menos 6 meses após as ações concluídas para cada profissional para se fazer uma nova avaliação e verificar se surtiram efeito positivo.
  7. Normalmente ao abrir a planilha clique em “OK” quando ela pede para “Atualizar” e em seguida para “Continuar”.
  8. As avaliações devem ser feitas das duas competências simultaneamente, ou seja, avaliar as competências técnicas e comportamentais, assim será gerado um plano de ações em conjunto para corrigir eventuais desvios.

Faça agora o download no link abaixo e prepare a sua matriz de competência técnicas, comum para a mecânica ou elétrica. Se precisar de ajudar nos retorne.

https://www.manutencaoemfoco.com.br/?downloads=matriz-competencias-tecnicas-em-eletrica

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *