Mineração e as adversidades com a Manutenção

Luis Cyrino
28 nov 2018
0
141

Mineração e as adversidades com a Manutenção

Mineração é um segmento que traz muitas dificuldades quando falamos de manutenção dos seus ativos. Traz consigo muitas adversidades que faz com que a gestão da Manutenção se torne ponto crucial para suas operações.

Estratégias de Manutenção são sempre necessárias para garantir a disponibilidade de máquinas e equipamentos em qualquer segmento de negócio que visa a produção. No segmento da mineração é ainda mais crítico essa necessidade devido as condições severas de trabalho e outras condições.

No segmento da indústria da mineração, a eficiência de suas operações é o grande diferencial de competitividade que norteia sua gestão. E com certeza para garantir essa eficiência através da confiabilidade de seus ativos, é necessário se basear nas ótimas estratégias da Manutenção.

Para tanto, as evoluções dessas estratégias de manutenção foram necessárias, tudo devido à complexidade de seus processos. E não menos importante, a grande variação atreladas à natureza e suas condições adversas.

Condições adversas

É notório que as máquinas e equipamentos utilizados nas operações de mineração trabalham sob as condições adversas e muito severas. São diversas condições geológicas como locais remotos e de difícil acesso por exemplo.

Outra condição adversa vem das condições climáticas e a severidade do ambiente de trabalho. Baseado nessas condições, o suporte externo adequado quanto à manutenção dessas máquinas e equipamentos torna-se um complicador.

Essa dificuldade se caracteriza pela falta de uma mão de obra especializada e fornecimento de peças em geral de forma rápida.

Gestão da Manutenção precisa ser eficaz

Baseado nessas condições adversas citadas, a gestão de manutenção precisa ser muito eficaz e focar seus esforços em algumas estratégias.

Além disso temos que considerar que alguns tipos de máquinas e equipamentos são poucos ou únicos para certas atividades. Tudo isso de um modo geral faz com que a boa gestão da manutenção se torne imprescindível. Por todas essas razões, qualquer tipo de interrupção nos processos da mineração traz altos impactos negativos.

A falta de confiabilidade e como consequência, menor disponibilidade desses ativos normalmente críticos, é trágico para esse tipo de operações.

Máquinas e equipamentos da mineração

Vejamos a seguir alguns equipamentos utilizados na mineração e que precisam ter planos de manutenção bem definidos.

Correias transportadoras

Os problemas da correia transportadora, que levam a uma redução da vida útil da correia e a altos custos operacionais, geralmente são resultados de instalação deficiente, operação árdua ou manutenção inadequada.

O alto custo de uma correia comparado ao custo total de um sistema de transporte torna necessária a adoção de etapas corretas na instalação, operação e manutenção durante a vida útil da correia.

Britadores

As britadeiras operam com alta potência, força e capacidade para produzir os materiais necessários. Isso coloca uma grande pressão sobre o britador e suas peças de desgaste, que os operadores devem ter em mente ao realizar a manutenção.

Não fazer isso pode ter um alto impacto, tanto em termos de custo financeiro quanto de perda potencial de produção.

Moinhos

Da mesma forma, os componentes usados no moinho devem garantir desempenho e confiabilidade ideais, de modo que a manutenção ou substituição inesperadas sejam minimizadas.

À medida que a pressão para reduzir o tempo de inatividade não planejado aumenta, a fim de melhorar a eficiência e a produtividade da fábrica, a capacidade de medir o desgaste do revestimento torna-se inestimável.

Peneiras fixas e vibratórias

Telas e alimentadores vibratórios são imprescindíveis nos setores de mineração e processamento de minerais, gerenciamento de resíduos e construção. O mau funcionamento ou a perda de uso da tela e do alimentador podem interromper severamente o processamento do material, bem como a produtividade da planta.

Algumas falhas típicas desse processo e do equipamento incluem sobrecarga devido a excesso de material carregado na tela. Ou mesmo componentes e peças da estrutura frouxa, malha de tela solta, danos das engrenagens, rolamentos e problemas de lubrificação, entre outros.

Temos muitos outros ativos importantes que, como os já citados, são fundamentais em ter um plano de manutenção estritamente adequado. Ativos como os caminhões pesados, caminhões basculante, perfuratriz, bombas hidráulicas, escavadeiras e retroescavadeiras.

Conclusão

É notório que nos processos de mineração, a disponibilidade de máquinas e equipamentos são essenciais. Fazendo alguns estudos podemos entender que a falta de qualquer um desses ativos, podem causar sérios prejuízos a toda operação.

E acontecendo isso, a competitividade dessas empresas é totalmente prejudicado. Portanto, mais uma vez destacamos aqui a importância da gestão da Manutenção, é realmente um ponto crítico e imprescindível para o sucesso desse segmento.

Em outro momento falaremos sobre os planos de manutenção desses ativos e as estratégias adequadas de manutenção que devem ser usadas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *