Motivação e objetivos de uma equipe

Luis Cyrino
23 nov 2017
0
452

Motivação e objetivos de uma equipe

Motivação e objetivos – Será que podemos definir que um dos maiores patrimônios de uma empresa são seus colaboradores? E que o investimento nesse ativo humano é sinônimo de sucesso, de resultados?

Meu caro leitor imagine uma empresa possuir um patrimônio de ótimas máquinas e equipamentos e colocar pessoas despreparadas ou desmotivadas para cuidar delas, com certeza seria um desastre total nos resultados.

Agora temos que pensar que de nada adianta a empresa se esforçar em investir em seus colaboradores se nem mesmo eles se interessam em crescer em conhecimento e habilidades, você compartilha dessa afirmação?

As vezes um dos problemas se resume a falta de motivação que se torna evidente no rendimento do colaborador, e isso pode gerar consequências negativas para a empresa, como altos prejuízos.

Através da motivação no trabalho, os funcionários se sentem mais reconhecidos e tendem a se envolver muito mais com a empresa, gerando uma vontade de ir além de suas obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades.

Papel da Gestão

Uma das habilidades da gestão com certeza vem ao encontro dessas necessidades de entender cada profissional da sua equipe. O gestor deve conhecer nos detalhes cada característica individual dos seus comandados. E não somente se o profissional é capaz de atender as necessidades para as quais o mesmo foi contratado, mas também para o seu nível de motivação.

Além das necessidades obvias de capacidade técnica e de um bom nível comportamental, tem uma característica muito importante a ser entendida pela gestão. Acredito que entender os objetivos pessoais e a motivação de cada integrante da sua equipe ajuda e muito no relacionamento com cada membro da equipe.

Objetivo individual faz alguma diferença?

Acredito que todo profissional tem algum objetivo e quando isso por algum motivo está longe de ser alcançado pode gerar algum tipo de frustração e desmotivação. Isso é comum no ser humano, daí a necessidade de o gestor entender esse tipo de situação.

Tais situações podem gerar alguns tipos de consequência que não cooperam para o bom desempenho desse profissional, principalmente a desmotivação.

Objetivos de cada um

Como já comentado, todo profissional tem algum objetivo em mente em cada momento de sua vida. Isso pode ser de cunho pessoal ou mesmo profissional, e esse momento de cada um que vejo como importante o gestor tentar entender. E não só isso, de alguma maneira mostrar o seu interesse pelo seu colaborador.

Um colaborador tem como objetivo fazer uma faculdade ou algum curso técnico ou de especialização, mas não consegue por não ter condições financeiras. Muitas empresas têm bolsas como incentivo e isso pode ser de grande motivação para esse profissional. Mas digamos que o objetivo é algo bem pessoal e por alguma maneira a pessoa não está conseguindo concretizar.

As vezes só o fato do gestor saber disso e procurar incentiva-lo de alguma maneira, vejo como muito importante. O ser humano de um modo geral, se sente melhor de alguma forma quando alguém se preocupa em meio as suas dificuldades.

Conclusão

É fato que a gestão tem papel fundamental para entender e manter o equilíbrio funcional da sua equipe. Por isso é tão difundido a necessidade de uma gestão eficiente nesses aspectos e não somente na parte técnica.

A gestão precisa primeiramente tratar todos de maneira igual, reconhecer o valor de cada um, investir na capacitação e sempre fornecer feedbacks principalmente nos positivos evidenciando ao colaborador que você está vendo o seu trabalho.

É notório que precisamos entender que em todas as áreas funcionais sempre temos a presença das pessoas e não saber lidar com elas, seja em qualquer circunstância, será sempre um grande problema. Por isso cabe ao gestor propiciar sempre um ambiente agradável e de confiança entre ele, o gestor e os membros da sua equipe.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *