Liderança, um fator de sucesso

Luis Cyrino
3 maio 2015
6
5431

Liderança, um fator de sucesso

Dando sequencia a série de posts sobre a Gestão de Pessoal, vamos falar hoje sobre um dos possíveis problemas que podemos encontrar quanto ao Gestor e que seria o perfil da liderança do mesmo. Como dito anteriormente a perfeição da Gestão está diretamente ligada às habilidades técnicas e comportamentais, porém acredito que muito mais em evidência atualmente é as habilidades comportamentais, o uso da inteligência na condução das suas atitudes, decisões e de seus relacionamentos.

Qual o perfil adequado da liderança?

Então como podemos traçar um perfil com os atributos necessários para o gestor de Manutenção que possa contemplar tanto as habilidades técnicas como as comportamentais? Vejamos então algumas qualificações e habilidades necessárias que podemos sugerir:

Perfil técnico:

Formação acadêmica com curso superior preferencialmente em áreas técnicas faz grande diferença ainda mais aliada à experiência de trabalho nas áreas correlatadas;

Formação técnica e experiência de trabalho nas áreas de mecânica e elétrica são essenciais para exercer a função de Gestão na Manutenção;

O Gestor de Manutenção deve ter um conhecimento generalista em todas as áreas industriais, isso faz muita diferença para fazer uma boa gestão pois a manutenção está diretamente ligada a todas as áreas da empresa;

Habilidades administrativas são preferencialmente bem vindas, pois na gestão se trabalha com várias questões importantes como orçamentos, contratação de pessoal, treinamentos, interface com a gestão dos estoques de manutenção, domínio do pacote Office (Excel, Word e Power point);

Conhecimentos e aplicação de normas e regulamentos ligados à Manutenção principalmente quanto a Segurança do trabalho;

Perfil comportamental:

O relacionamento interpessoal é requisito fundamental para o sucesso na função de gestão, são muitos os relacionamentos com a equipe, com outras áreas, conflitos internos e com os pares, pressão por resultados, etc.

Profissional com perfil empreendedor, pois são geralmente pessoas que sempre buscam desafios, mudanças e não tem medo de assumir riscos;

Característica importante como ter criatividade, iniciativa, trabalha em equipe, ser flexível, facilidade em aprender e compartilhar ideias, usar de empatia, saber reconhecer seus erros e assiduidade;

Relacionamento intrapessoal, esse comportamento pessoal diz respeito à capacidade de relacionar-se com suas próprias emoções e sentimentos, esse comportamento aliado ao bom relacionamento interpessoal são fatores fundamentais para a função de Gestor, pois influenciam diretamente na capacidade de comunicar-se, de se relacionar e alcançar cooperação de todos a sua volta.

Conclusão

Hoje vemos muitos temas relacionados a falta de liderança ou a falta no mercado de lideres, eu particularmente acredito que o fator principal da má gestão está relacionado as más escolhas quer seja de contratação externa ou da promoção interna.

Hoje como vimos na matéria, não basta ter o conhecimento técnico desejável para assumir cargos de gestão, existe a necessidade de ter conhecimentos generalistas e acima de tudo, habilidades comportamentais, imprescindíveis para poder exercer funções de gestão, com certeza um fator de sucesso para as empresas.

Na próxima publicação falaremos sobre o segundo item que fala sobre recrutamento e seleção (habilidades para contratar certo) referente aos problemas da Gestão. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Comentários

6 respostas para “Liderança, um fator de sucesso”

  1. Sirte disse:

    Boa tarde Luis!
    Mais um tema que provoca muita conversa, debate e discussões, parabéns.

  2. Ricardo disse:

    Muito bom este tema e concordo plenamente, para ser um bom lider voce tem que se sentir um lider e ter muita a capacidade de absorver pressões sem passar elas para seus subordinados, mas sim achar um jeito de motivalos, lançando desafios constantes, por que todas as pessoas gostam de ser desafiadas.

  3. Boa tarde Luiz Cirino. Adorei sua publicação sobre liderança ficou bem colocada o perfil de liderança e de fácil entendimento. As organizações de hoje deveriam ter essa visão em descobrir talentos em sua própria organização e valorizar cada vez mais pois o líder hoje em dia com essas qualificações está escasso no mercado de trabalho.

    • Luis Cyrino disse:

      Obrigado André pelo comentário e siga-nos cadastrando seu e-mail no site e receba sempre em primeira mão nossas novas postagens, temos tudo manutenção e gestão.

  4. João Bosco Damasceno disse:

    Muito enriquecedora a matéria, pois trabalho como Gestor e estou constantemente escolhendo líderes novos dentro da equipe e são características que estou sempre analisando nas pessoas.

  5. Muito atualizado o assunto.Vejo que essas características nunca serão encontradas um nível de 100% nas pessoas mas devemos descobrir quais talentos valorizam melhor a organização e assim motivalos a fazet o melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *