Os Desafios da Gestão de Pessoal

Luis Cyrino
4 fev 2015
5
3779

Os desafios da Gestão de Pessoal

Gestão de Pessoal – Hoje em dia observo muitas discussões sobre o tema Gestão de pessoal abordando a grande dificuldade na formação e gerenciamento de equipes e em minha opinião isso acontece devido a várias e importantes condições que podem ser geradas tanto pelo Gestor como pelos seus colaboradores e na pior das condições por ambos.

No mundo organizacional a busca pela perfeição da Gestão está diretamente ligada às habilidades técnicas e comportamentais, porém acredito que muito mais em evidência é as habilidades comportamentais, o uso da inteligência na condução das suas atitudes, decisões e de seus relacionamentos.

Então posso dizer que dentro desse mundo organizacional, as pessoas e seus comportamentos são fatores que influenciam no sucesso ou no fracasso do objetivo foco das empresas e para tanto se torna imprescindível que tenham formas e estilos de gestão que possam nortear as estratégias na condução dos negócios.

E para tanto a Gestão de pessoal tem seu foco voltado para que as pessoas se comprometam em alcançar os objetivos com o máximo de comprometimento aliado as habilidades necessárias para o exercício da função de cada um dentro do processo.

Problemas de Gestão na Manutenção

Na área da manutenção não é diferente por isso é muito importante que essa visão do todo seja levantada para se identificar as reais causas dos problemas, pois isso afeta diretamente os resultados da manutenção e consequentemente da empresa.

O fato é que precisamos entender que o maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores e o investimento nesse ativo é sinônimo de sucesso, de resultados, você caro leitor imagine possuir um patrimônio de ótimas máquinas e equipamentos e colocar pessoas despreparadas ou desmotivadas para cuidar delas, com certeza seria um desastre total nos resultados. Por isso que hoje é muito difundido e tão importante o investimento do capital humano e na retenção de talentos.

Vamos enumerar vários tópicos em que podem ser geradas situações claras de dificuldades dentro da área de manutenção sendo essas situações podendo ser vinculado a problemas na gestão de pessoal e/ou na equipe dos colaboradores.

Problemas da Gestão:

  1. Perfil da liderança (atributos necessários para o cargo);
  2. Recrutamento e seleção (habilidades para contratar certo);
  3. Metas e desafios (a equipe precisa conhecer suas responsabilidades);
  4. Administrar conflitos (problemas acontecem e precisam ser resolvidos);
  5. Nivelamento da equipe (diferenças acentuadas geram problemas);
  6. Avaliação de desempenho e feedback (fundamental sinalizar);

Problemas dos Colaboradores:

  1. Relacionamento (o quanto a equipe se entende, se ajuda);
  2. Comprometimento (o quanto se importa com suas responsabilidades);
  3. Objetivos (aonde se quer chegar, sonhos e desejos de cada um);
  4. Conhecimento técnico (habilidades necessárias para a função);
  5. Normas e regulamentos (nível de obediência com as regras da empresa);

Nas próximas publicações descreveremos com detalhes cada tópico descrito acima.

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Comentários

5 respostas para “Os Desafios da Gestão de Pessoal”

  1. tania disse:

    Parabéns pelo post! Interessante para quem tb quer entender a importância de se aprender sobre o Comportamento Organizacional.

    • Luis Cyrino disse:

      Obrigado Tânia pelo feedback, nos acompanhe que novos posts sobre o tema serão divulgados e caso queira envie seus questionamentos, críticas ou sugestões, elas serão bem vindas.

  2. Luis, realmente seu artigo tem grande relevância e muito atual, mas infelizmente existe um outro grande desafio que não somente o da gestão na área de RH, e em especial na área de Administração de Pessoal, tenho tido imensa dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e comprometida, fiz diversos processos seletivos e não consegui encontrar um perfil que de fato tivesse enquadrado em todos os quesitos que busquei na vaga. Mas é claro que isso seria também impossível, não conseguimos encontrar todas as qualificações que buscamos em uma pessoa, algumas delas temos que desenvolver ao longo do desafio, porém o que me chamou mais a atenção é que requisitos básicos, como por exemplo saber fazer cálculos de rescisão corretamente, calcular uma folha de pagamento e resolver um problema curriqueiro não encontrei em profissionais que se elencavam analistas seniores, sem contar a enorme quantidade de candidatos que simplesmente não compareciam as entrevistas e tão pouco se preocuparam em dar uma satisfação. No momento que vivemos hoje nas grandes e médias corporações, em que o RH tem que ser estratégico e não somente no que diz respeito a T&D, R&S, e sim também em Administração de Pessoal me preocupa muito este tipo de profissional e com a qualidade que estou encontrando. Será que estamos tendo um “sucateamento” de profissionais? Fico muito preocupado com isto, mesmo porque dediquei muitos anos da minha vida nesta carreira de RH e vi a crescente falta de profissionais bons na área de Administração de Pessoal. Portanto mais do que nunca, uma gestão alinhada e presente com seus subordinados é fundamental para que possamos fazer a retenção dos talentos, que agregam de fato as companhias e buscar alguma alternativa para minimizarmos situações de substituição de profissionais, pois infelizmente o mercado está tendo bastante profissionais desqualificados e desinteressados, lógico que isso é uma pequena fatia do mercado, não estou generalizando.

    • Luis Cyrino disse:

      Obrigado Alessandro pelo comentário e suas considerações são muito relevantes. Uma forma em que acredito ser indispensável é que no processo de contratação, RH e área requisitante precisam estar sempre em sintonia com todos os requisitos referentes a vaga em questão, começa com uma boa descrição de cargo (formação e experiência), trabalhei dessa forma nos últimos anos e obtivemos bons resultados.

  3. wanderson santos disse:

    Desafios do Mercado trabalho
    O fator idade Atrapalha 30, 40,50 anos em uma contratação de emprego??????
    Será ou é um preconceito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *