Perfil profissional para o PCM

Luis Cyrino
27 nov 2016
18
4805

Perfil profissional para o PCM

Profissional do PCM – Hoje em dia a necessidade de uma área de Manutenção eficiente e colaborativa faz com que o setor seja bem estruturado e com uma equipe capaz de atender as demandas da empresa na busca constante de alto poder de competitividade.

Para tanto uma das reais necessidades da Manutenção, está diretamente ligada à sua expertise em se planejar e se programar para as imensas atividades que hoje recaem sobre o setor.

Estamos falando de uma necessidade latente de uma área específica para esse trabalho, o PCM (Planejamento e Controle da Manutenção).

E qual o perfil desse profissional de PCM?

No meu entender, o perfil desse profissional deve estar dentro da área de formação acadêmica que envolve a Manutenção. Esse profissional tem que vir de uma formação técnica das áreas de mecânica, elétrica e eletromecânica e necessariamente com certa experiência de campo nessas áreas.

Ou seja, pelo menos alguns anos trabalhando nessa condição de estar dando atendimento às necessidades das áreas produtivas. Aqui quero deixar claro que se trata da minha opinião, acredito que temos outros entendimentos sobre esses requisitos.

O importante é que essa função precisa de um profissional qualificado e preferencialmente com experiência no setor de Manutenção.

O profissional de PCM precisa entender os caminhos que a equipe de manutenção executa no seu dia a dia, falar a mesma “língua” como diz o dito popular.

Por isso entendo que esse profissional deve vir das bases da equipe ou claro, se for uma contratação externa será necessário ter a experiência adequada para a função.

Sem essas condições básicas, acredito que fica bem difícil para fazer a área do PCM funcionar corretamente pois não basta esse profissional entender bem de software e ferramentas do office por exemplo.

Se não ter uma certa experiência na área de campo, as coisas não vão funcionar como deveriam e a cobrança por resultados hoje é muito grande.

Esse profissional deve ter a expertise de saber planejar os recursos disponíveis estabelecendo planos de manutenção e de inspeção, além de controlar as solicitações de manutenção corretiva, de pequenos projetos de melhorias, entre outras atividades pertinentes à função.

Portanto são estas entre muitas outras atividades que o profissional do PCM deve atender e que irão contribuir para a confiabilidade e disponibilidade dos ativos da empresa.

Benefícios de ter o profissional de PCM

1. Um bom profissional de PCM com as devidas qualificações e conhecimentos, pode trazer muitos benefícios para a área de manutenção da empresa, podemos citar alguns:

2. Melhor alocação de recursos de mão de obra para os lugares certos;

3. Agilidade na contratação de terceiros e na aquisição de sobressalente ou compras diretas;

4. Melhor entrosamento com produção e PCP no agendamento de manutenções programadas ou intervenções de oportunidade;

5. Melhora e cria novos procedimentos de trabalho criando assim um padrão na manutenção;

6. Mantem o setor organizado, com gestão à vista baseado em indicadores e planos de trabalho, entre outros.

Aspectos comportamentais do profissional de PCM

Em paralelo a todas as condições elencadas acima para o perfil do profissional de PCM, tem outras não menos importantes que trata-se do relacionamento interpessoal desse profissional. Ou seja, relação com outras áreas entre elas a sua própria área, Produção, área de Suprimentos e o PCP.

Isso é muito importante para que seu trabalho flua com maior facilidade, tem também as situações de possíveis conflitos que devem ser bem gerenciados com uma certa dose de inteligência emocional e com certeza possuir um bom perfil de comunicação.

São aspectos que podemos num primeiro momento não dar a devida importância, mas acreditem, faz uma enorme diferença na qualidade e produtividade da área do PCM como um todo.

Atualizações do conhecimento

Se atualizar hoje em dia tornou-se uma necessidade básica, não menos necessário para o profissional de PCM que precisa se atualizar. Fazer isso com temas relacionados a área de Manutenção em geral, com sistemas de gestão, peças e componentes com novas tecnologias entre outros.

As novidades não param de surgir e não se pode deixar de acompanhar essa evolução constante nas áreas relacionadas com a manutenção. Podemos fazer isso simplesmente participando de feiras e eventos voltados para áreas da indústria onde normalmente o assunto é inovação e por vezes uma busca pessoal mesmo por novas qualificações profissionais.

Conclusão

Toda essa preocupação em se atualizar deve estar intrínseca ao perfil de todo profissional, elevar o seu nível de conhecimento técnico só traz um enriquecimento pessoal que se reverte em maior qualidade dos seus serviços prestados e isso se evidencia nos resultados obtidos.

O tema sobre o PCM (planejamento e controle da Manutenção) traz temas bem significativos de entendimento para uma boa gestão dessa área que vem se tornando cada mais imprescindível nas empresas.

Veja no link abaixo uma matéria que falamos sobre algumas fases quanto ao planejamento da manutenção. Boa leitura, dúvidas entrar em contato.

PCM e as fases do Planejamento

Comentários

18 respostas para “Perfil profissional para o PCM”

  1. ANTONIO DA SILVA ROSA disse:

    Sr LUIZ CIRINO,
    Nem sempre um técnico e um eletrotécnico tem a experiência necessária e sim qualificação para exercer e executar serviços de responsabilidades é so treina-los que corresponderam.
    Nos anos 80 eu tinha só o primeiro já era supervisor pela minha capacidade.EM 1984 que a empresa começou a montar uma equipe de programadores,muitos indicados por mim.hoje são coodenadores,outros
    supervisores tudo depende da vontade e disposição para o trabalho.

    Grato

    • Luis Cyrino disse:

      Olá Antonio, obrigado por seu comentário. Com certeza tudo na vida depende de vontade e disposição e fico feliz em saber que teve uma oportunidade e soube aproveita-la. O que enfatizo na matéria é que hoje a função desse profissional ganhou um status de importância muito grande e como qualquer cargo importante, exige-se qualificação e experiência na área de atuação, na manutenção não é diferente. Para se ter uma ideia, hoje já existem cargos de supervisor de PCM, quem pensaria nessa possibilidade a 20/30 anos atrás?

  2. valmir Jesus disse:

    Bom dia!
    Gostaria de me especializar na área de PCM teria alguma sugestão ou dica caminhos que devo seguir.
    Para pode atingir meus objetivos trabalhei 16 anos em chão de fábrica hoje início numa nova oportunidade de PCM.
    Obrigado gostaria de dicas…

  3. Valmir Jesus disse:

    ok recebido estava no spam..

  4. Gustavo disse:

    Boa noite, estou iniciando um estágio na área de PCM em todos os setores (elétrica, instrumentação, mecânica, caldeiraria, complementares) de uma planta industrial de processo contínuo, sou técnico em automação industrial e estudo eng. de automação e controle. Gostaria de pedir dicas e sugestões de materiais (livros, sites, artigos) para que eu possa obter conhecimentos técnicos de outras área somente até o aprofundamento necessário para uma boa gestão e acompanhamento.

  5. Everton disse:

    Bom dia, gostaria de um conselho aos demais profissionais da área. Venho da área de Manutenção sou mecânico de manutenção de maquinas agrícolas e tec. de refrigeração automotiva, estou cursando eng. da computação, e consegui uma oportunidade na área de PCM mas gostaria de alguns conselhos de como conseguir efetuar um trabalho com praticidade. Pois ainda sou novo na empresa e tenho medo de não fazer um serviço com qualidade. Obrigado!

  6. Everton disse:

    Bom dia, gostaria de um conselho aos demais profissionais da área. Venho da área de Manutenção sou mecânico de manutenção de maquinas agrícolas e tec. de refrigeração automotiva, estou cursando eng. da computação, e consegui uma oportunidade na área de PCM mas gostaria de alguns conselhos de como conseguir efetuar um trabalho com praticidade. Pois ainda sou novo na empresa e tenho medo de não fazer um serviço com qualidade. Obrigado!

  7. Bom dia.
    Sempre trabalhei na área de manutenção, mas hoje estou sendo demandado para ser supervisor de PCMda manutenção. Gostaria que me orientassem sobre esta nova atividade. Nã tenho nenhuma experiencia na atividade. Tenho muito conhecimento técnico na área.

    • Luis Cyrino disse:

      Sebastião parabéns pela nova função e desafios!! O principal na minha opinião você já tem que é a experiência de campo como profissional da manutenção. Aqui no blog tem uma guia “PPCM” e “Manutenção Geral” onde você vai encontrar bastante orientação para sua carreira. Se precisar de algo mais específico me envie um e-mail que terei o maior prazer em lhe ajudar.

      contato@manutencaoemfoco.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *