PCM e as fases do Planejamento

Luis Cyrino
4 fev 2015
8
25695

PCM e as fases do planejamento

PCM – planejamento e controle da manutenção, é com certeza um forte aliado nos sistemas de gestão atuais, hoje o papel da manutenção ganhou o mesmo status de importância da produção e outros departamentos das empresas, e tampouco se faz uma manutenção eficiente sem esse departamento tão fundamental para obter resultados.

Não podemos falar do PCM sem comentar onde ela se encaixa hoje na estrutura das empresas, podemos ter um organograma onde essa área é uma extensão da Engenharia de manutenção.

Ou numa outra configuração sendo uma extensão do departamento de Manutenção geral e claro existem empresas onde esse departamento ainda não faz parte da área de manutenção e algumas dessas necessidades são agregadas pelos seus gestores.

Atribuições do PCM

São muitas as atribuições do PCM e consequentemente a sua importância para os resultados da manutenção, é claro que isso pode variar de uma empresa para outra devido ao modelo de gestão adotado. A seguir descreverei algumas dessas atribuições quanto ao planejamento das manutenções e que seriam:

  1. Elaboração do cronograma

    Após definição das ações necessárias, o PCM entra em ação para elaboração do cronograma.

  1. Programação da parada

    Com o cronograma elaborado e tempo definido para a intervenção, faz-se a programação junto às áreas da Produção e do PCP.

  1. Instrução de serviço para as manutenções programadas

    Essa é uma forma de padronização com a descrição das atividades e recursos necessários para cada tipo de intervenção inclusive para as rotas de lubrificação em geral das máquinas e/ou equipamentos.

  1. Planejamento dos recursos para as manutenções programadas

    Conforme as ações descritas nas instruções de serviços faz-se o planejamento dos recursos necessários como peças, componentes, materiais diversos e mão de obra.

  1. Acompanhamento / verificação

    Nessa etapa tudo o que foi planejado agora precisa de um acompanhamento dessas atividades de todas as fases anteriormente definidas.

  1. Instrumentação

    Tanto na manutenção como em máquinas e/ou equipamentos temos muitos aparelhos de medição que precisam ser aferidos dentro de uma periodicidade e normalmente o PCM faz o planejamento para que isso aconteça.

Conclusão

Vale a pena ressaltar que como dito anteriormente, podem faltar algumas atribuições ou algumas citadas que não sejam de responsabilidade do PCM dependendo única e exclusivamente do modelo de gestão adotado. Porém todas que foram citadas são importantes e necessárias para uma boa gestão de todo o departamento de manutenção.

Vejamos então no link abaixo uma das primeiras fases do planejamento, nessa matéria falamos sobre a elaboração do cronograma.

Cronograma e sua elaboração

Comentários

8 respostas para “PCM e as fases do Planejamento”

  1. Hugo Damasceno disse:

    Muito boa esta conceituação de PCM – Planejamento e Controle de Manutenção.
    Persiste ainda em muitas empresas um pecado grave de não dar-se importância aos conceitos de manutenção, o que resulta em grande perda de conhecimento e aplicação adequada do aprendizado na prática do dia a dia do homem de manutenção.
    A que se ressaltar uma eminente necessidade de inserir nos profissionais de manutenção, do gestor o mantenedor, a cultura do aprendizado constante.
    Ótima iniciativa faz-se presente neste site e nas inúmeras informações aqui divulgadas.

    • Luis Cyrino disse:

      Olá Hugo obrigado pelo comentário que diga-se de passagem você falou tudo. Como sempre digo “A solução começa na gestão” e infelizmente ainda tem gestores que não se ligaram que sem uma manutenção adequada é como se ter um ralo na produtividade onde se perde dinheiro e ninguém se dá conta do problema. Fique ligado essa semana teremos vários outros posts publicados e caso queira, cadastre seu e-mail no site e receba em primeira mão minhas novas matérias.

  2. Alessandro da Silva disse:

    Bom dia Luis

    Ótimo detalhamento sobre PCM.
    Só para reforçar, juntamente com estas funções está a de análise de falhas, e consequentemente a reformulação de planos e até a mudança de tipo de manutenção.
    Um bom planejamento no meu ponto de vista, visa também manutenção pró ativa e com um bom diagnóstico de falhas até reengenharia de peças e componentes deveria estar sobre o comando do PCM.
    Ainda na carga do PCM visando um grupo maior, o controle sobre gastos explodidos por área e por tipo de falha, bem como o controle atráves de OEE para alinhamento da manutenção com foco nas paradas de maior custo etc..,são no meu ponto de vista atividades do PCM.
    No mais sempre acompanho seus comentários e parabéns por dividir seus conhecimentos.

    • Luis Cyrino disse:

      Obrigado Alessandro pelo comentário, suas colocações são perfeitas e com certeza os itens abordados por você farão parte das minhas próximas publicações e independente de quem são as responsabilidades, todos esses itens que você aborda tem que fazer parte da Gestão de Manutenção, valeu.

  3. JOSIAS LEOPOLDO disse:

    Nas fases do planejamento, vale lembrar das inspeções de rota o principal aliado para as solicitações de serviços,e consequentemente as reuniões dos setores para elaborar o cronograma. Definir um inspetor para cada área sera como uma blitz, o resultado é o conteúdo do planejamento e programação da Parada de Manutenção.

  4. Walter Bastos disse:

    Infelizmente na maioria das empresas essa função ainda não está definida, o planejamento por exemplo é o coração das atividades de manutenção, não se pode negligenciar esse quesito deverás importante para os resultados desejados, contudo tenho acompanhado que esse cenário está mudando e a mudança para uma gestão de ativos nasce da aplicação adotada.

  5. luiz carlos motta disse:

    Boa noite a todos!!
    Eu como fornecedor, ando alinhado ao pessoal do PCM, levando soluções, desenvolvimento e nacionalização de produtos, sempre gerando custo beneficio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *