Instrumentação e calibração

Luis Cyrino
7 ago 2016
0
3249

 Instrumentação e calibração

Instrumentação e calibração – Dando sequência às fases do Planejamento, nesta matéria falaremos sobre um trabalho muito importante e que as vezes pode passar desapercebido na Manutenção, trata-se dos instrumentos de medição da Manutenção e sua calibração. Esse trabalho faz parte dos procedimentos da área da Qualidade da empresa que monitoram todos os instrumentos de medição que podem interferir na qualidade dos produtos durante os processos de fabricação. Vamos entender alguns conceitos.

O que é Instrumentação?

Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos nos processos industriais.

O que é Metrologia?

A Metrologia é a ciência da medição, trata dos conceitos básicos, dos métodos, dos erros e sua propagação, das unidades e dos padrões envolvidos na quantificação de grandezas físicas, bem como da caracterização do comportamento estático e dinâmico dos sistemas de medição.

O que é Calibração?

Segundo o Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (VIM), calibração é o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.

Por que fazer a calibração?

Com as tendências da globalização da economia, a competitividade das empresas se tornou crucial, com isso a qualidade dos serviços e produtos precisam ser assegurados e para qualificar essas empresas com tais atributos é que as normas da ISO 9000 entram em cena para disciplinar a gestão nas empresas quanto à qualidade.

E a calibração de instrumentos tem fundamental importância nesse processo pois para se certificar nas normas da ISO 9000, esse sistema de instrumentação dos processos de fabricação devem possuir certificados de calibração emitidos por órgãos credenciados.

Em todos os processos de fabricação é absolutamente necessário controlar e manter constantes algumas variáveis, tais como: pressão, vazão, temperatura, dureza, etc.

Os instrumentos de medição e controle permitem manter constantes as variáveis do processo, objetivando a melhoria em qualidade, o aumento em quantidade do produto e a segurança. Então podemos afirmar que tanto na Manutenção como em máquinas e equipamentos temos muitos aparelhos de medição que precisam ser calibrados dentro de uma periodicidade. Normalmente o PCM faz o planejamento e controle de boa parte desses instrumentos, principalmente os usados pela equipe de manutentores como aparelhos de medição de grandezas elétricas (amperímetro, multímetro entre outros) e de grandezas dimensionais (paquímetro, micrômetro entre outros).

Por que os instrumentos de medição precisam ser calibrados?

A calibração dos instrumentos de medição é importantíssima para a Garantia da Qualidade da Fabricação de um determinado produto. Ela assegura que os instrumentos usados para controlar o seu produto estão dentro de um critério aceitável e que não vão prejudicar a Qualidade Final do Produto.

Qual é a frequência que um instrumento de medição deve ser calibrado?

A frequência ideal de calibração de um instrumento de medição pode variar de acordo com o instrumento a ser calibrado e a frequência de utilização do mesmo. Isso também pode ser determinado como uma recomendação do próprio fabricante do instrumento ou podemos ter um instrumento que pode ter uma periodicidade de calibração de um ano e ser usado raramente e outro instrumento que já é usado mais frequentemente deve ter uma periodicidade menor, por exemplo, 6 meses. Não é uma regra, existem diversos estudos para se saber a frequência ideal de calibração de um instrumento, mas é sempre importante analisar aonde e como o instrumento é usado antes de se estipular um período.

O estabelecimento de um sistema de comprovação eficiente para a calibração é um fator indispensável e a norma internacional que fornece informação para tal fim é a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, esta norma estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

No Brasil temos a Rede Brasileira de Calibração (RBC) composta por várias entidades que recebem o credenciamento do INMETRO para fazer esses trabalhos de calibração e emitir os certificados oficiais.

Todo esse trabalho do setor de PCM ainda precisa de outras atividades que demonstrem o que está sendo feito. E isso podemos ver como fazer no link abaixo onde temos uma matéria que fala sobre a gestão à vista. Entenda o que é isso e como fazer.

Gestão à vista da Manutenção

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *