Peneiras vibratórias

Luis Cyrino
19 set 2022
0
3996

Peneiras vibratórias

As peneiras vibratórias são um tipo de equipamento mecânico e como diz o próprio nome, faz o peneiramento vibratório de diversos tipos de material. Atualmente, é comumente usada nas indústrias de alimentos, medicamentos, indústria química, metalurgia e mineração.

Esse equipamento é amplamente utilizado em sistemas onde se necessita uma segregação de materiais. Atualmente as peneiras vibratórias tem versões de maior precisão, o que melhorou muito em comparação aos equipamentos tradicionais. Com isso o volume de produção também foi bastante melhorado com novas tecnologias embutidas.

Funcionamento das peneiras vibratórias

As peneiras vibratórias normalmente são usadas para separar um produto desejado dos contaminantes que ele pode conter. Também podem ser usados na separação de um mesmo item com tamanhos diferentes (classificação) e como um alimentador em processos produtivos.

Esses equipamentos são tipicamente fabricados nos formatos circulares ou retangulares (plano ou inclinado). Possuem telas de arame, chapas perfuradas (crivos) ou mesmo grelhas (barras metálicas paralelas) para impedir a entrada de corpos estranhos no processo.

A vibração é aplicada para ajudar o bom produto a passar pela peneira e também direcionar possíveis contaminantes para uma rejeição.

Tipos de equipamentos de peneiras vibratórias

Existem diferentes modelos de peneira que podem ser encontrados para os diversos tipos de processo, cada qual para uma necessidade específica.

Peneiras vibratórias redondas

As peneiras vibratórias são equipadas com um motor que permite vibrar a peneira. A ação de vibração permite que o material passe pela peneira. Como consequência, as peneiras vibratórias podem atingir maior produtividade, com malhas menores. Eles permitem otimizar a segurança e o desempenho do processo.

Peneiras vibratórias retangulares

As peneiras vibratórias retangulares têm capacidades semelhantes às redondas. As vibrações permitem que o produto passe por uma peneira para verificar a presença de corpos estranhos. As vibrações são de fato projetadas para aplicar um movimento horizontal ao produto a ser peneirado.

Essa peneira vibratória retangular pode, portanto, ser usada, em algumas situações, como alimentador. O projeto do equipamento é muito importante, principalmente seu abastecimento, pois também é necessário um controle adequado do fluxo para evitar uma “inundação” da peneira.

Peneiras vibratórias definidas por sua finalidade

O equipamento de peneiramento vibratório pode ser dividido em peneira vibratória de mineração, peneira vibratória de peneiramento fino e peneira vibratória especial de laboratório de acordo com o peso e a finalidade.

  1. A peneira vibratória para mineração pode ser dividida em: peneira vibratória circular excêntrica, peneira de desaguamento, peneira de probabilidade, peneira vibratória circular, peneira de tambor, peneira vibratória linear, etc.
  2. A peneira vibratória de peneiramento fino pode ser dividida em peneira vibratória giratória tridimensional, peneira vibratória ultrassônica, peneira oscilante, peneira vibratória linear, peneira de linha reta e peneira vibratória de alta frequência.

Manutenção das peneiras vibratórias

Os equipamentos de peneiras vibratórias normalmente desempenham uma atividade de trabalho forçado para atender ao seu propósito. Mas, como todos os equipamentos, eles exigem uma manutenção proativa. E atualizações periódicas para uma tecnologia mais eficiente para manter a confiabilidade e a produtividade.

Portanto uma combinação de estratégias de manutenção são necessárias para uma operação dentro dos padrões de normalidade. Estratégias como preventiva, preditiva e inspeções periódicas podem evitar quebras não planejadas e tempo de inatividade. Como parte fundamental de quase todas as operações de processamento, as peneiras vibratórias merecem atenção especial.

Uma etapa desse processo geralmente é usar o monitoramento de condições com a técnica preditiva de análise de vibração. Os acelerômetros coletam dados de vibração, que os técnicos de serviço usam para fornecer recomendações para melhorar o desempenho e evitar falhas no equipamento.

Os dados também podem apontar para problemas difíceis de detectar nas inspeções. Possíveis falhas podem levar a reparos mais caros no futuro, como rachaduras finas na estrutura lateral ou complicações nos rolamentos.

Manter uma Manutenção proativa

Quase nunca é uma má ideia focar mais na manutenção proativa, pois negligenciar tarefas simples é um grande problema. Tarefas como a lubrificação pode causar falhas prematuras e dispendiosas em rolamentos. Isso pode causar danos a outras partes cruciais da peneira vibratória. Para isso funcionar de acordo, é bem vinda a realização de inspeções periódicas nesses equipamentos.

Para todas as atividades de inspeção trabalhe com segurança, para isso fazer o bloqueio do equipamento com etiquetas e cadeados de segurança. Desligue corretamente sua tela vibratória e certifique-se de que ela não possa ser ligada novamente até que as inspeções e/ou reparo seja concluído.

De forma bem genérica devido aos vários tipos de peneiras vibratórias, elencamos alguns itens que podem fazer parte das inspeções periódicas.

Inspeção diária

Verifique diariamente a limpeza, lubrificação adequada, peças soltas e quaisquer alterações no comportamento oscilante. Mantenha a peneira vibratória limpa de material pegajoso ou endurecido para evitar interferência na operação do equipamento.

Inspecione o sistema de montagem assegurando de que esteja seguro e livre de danos, verificando possíveis rachaduras. Ou mesmo outros danos como desgastes ou peças soltas que possam se transformar em avarias dispendiosas ao longo do tempo.

Verificar a integridade das proteções de segurança, garantindo que estejam firmemente no lugar e não mostrem sinais de comprometimento.

Inspeção semanal

A operação deve inspecionar os componentes estruturais e a instalação da peneira verificando se tem algum tipo de avaria . Inspecionar o sistema de lubrificação central caso exista um, fazer uma inspeção completa. Identificar possíveis linhas de graxa bloqueadas ou com vazamentos, caso positivo, corrigir essas falhas.

Inspeção mensal

Inspecionar as correias em V de acionamento verificando tensionamento e desgaste e conexões diversas. Verificar a montagem do motor e dos suportes de borracha ou das molas. Verificar o alinhamento da transmissão, a fixação e condição dos mancais e possíveis desgastes nos canais das polias.

Inspeções diversas

Importante realizar inspeções nas instalações e painel elétrico e motor com inspeção termográfica. Isso caso não seja utilizado o monitoramento preditivo online no motor, muito comum hoje em dia. Independentemente se tem monitoramento de condições para o motor, as outras instalações  poderia ter periodicidade de inspeção semestral.

Gerenciamento de sobressalentes

A definição de uma planta industrial de onde adquirir peças em geral para um equipamento de peneira vibratória é um fator importante. Não é nenhum segredo que as peças do fabricante do equipamento original geralmente custam mais do que algo fabricado paralelamente.

Existem riscos que devem ser considerados ao se optar por aquisições no mercado paralelo, não que isso seja uma prática errada. Há um valor mensurável a se considerar em manter as versões originais do fabricante do equipamento.

Conclusão

Inspeções periódicas aliadas à outras estratégias como manutenção preventiva e preditiva, garantem que as peneiras vibratórias mantenham seu funcionando ideal. Assim a produtividade do equipamento se mantem dentro do programado.

Mas qualquer item de prevenção sendo negligenciado, os custos podem ser bem elevados. E dependendo da situação como falta de peças sobressalentes por exemplo, pode gerar uma inatividade longa do equipamento.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *