Planejamento Orçamentário

Luis Cyrino
16 mar 2015
10
6152

Planejamento Orçamentário

Planejamento orçamentário – Um dos grandes problemas da área da Gestão de Manutenção com certeza está ligado diretamente aos recursos dispensados pela empresa para que a Manutenção possa desempenhar seu papel primordial que é de garantir o bom funcionamento de todo parque de máquinas, equipamentos e suas instalações e dessa forma manter seu rendimento e seu estado o mais próximo possível do original.

Para um melhor entendimento, nessa matéria estarei mostrando com base em pesquisas sobre o assunto, de como funciona o Planejamento Orçamentário dentro das organizações.

Conceitos

Podemos afirmar que o Planejamento Orçamentário é uma ferramenta de Gestão nas organizações, que além de necessária para tomada de decisão, evita também o mau uso dos recursos que a empresa emprega para a otimização dos seus resultados.

Essa ferramenta tem sido usada como técnica formal de planejamento econômico e financeiro nas empresas desde 1940. Este planejamento é um conjunto de metas necessárias para orientar as ações dos gestores no controle das expectativas da empresa quanto à lucratividade frente seus custos e despesas. Esses esforços resultam em decisões mais acertadas e sinalizam quando há variações e distorções fora da curva propiciando a análise do negócio e até alterando a estratégia para correção e alinhamento à meta proposta.

É importante ter em mente que a adoção de determinado tipo e conceito de Planejamento Orçamentário está totalmente ligado ao modelo de gestão da empresa e a cultura orçamentária desenvolvida internamente. A área de Controladoria de Orçamento deve ser estratégica e generalista, utilizando-se de todos os instrumentos na elaboração de informações gerenciais apoiando a alta administração nas decisões que direcionem a empresa para o sucesso.

O Orçamento não deve ser encarado como uma função financeira, mas sim como uma ferramenta gerencial importante.

Como elaborar um orçamento

A elaboração do orçamento é de acordo com o exercício contábil, que pode ser qualquer período de doze meses escolhido pela empresa. Porém esse período deve ser mantido, pois, mudá-lo dificultaria a comparação dos resultados entre um ano e outro.

A preparação dos detalhes para o próximo exercício deve começar de dois a três meses antes do seu início, pois é um processo complexo e deve haver um entrosamento entre os departamentos, porque ajustes feitos no orçamento de um departamento alteram os demais.

Elaborar um orçamento, mais que uma tarefa matemática, é uma tarefa gerencial. Os gerentes dos departamentos devem encontrar maneiras de como trabalhar melhor em conjunto visando atingir bons resultados para a empresa, seus funcionários e clientes. Isso requer muita habilidade e criatividade nos negócios, entendimento das metas e política da empresa, além do conhecimento do trabalho realizado. O orçamento demonstra os resultados que um departamento deve atingir e os recursos fornecidos para atingi-los.

Os resultados atingidos em cada departamento serão registrados e comparados com o orçamento e, se houver grande divergência, será realizada uma espécie de investigação para decidir se é um incidente que será recuperado no próximo mês, uma falha grave e todo orçamento será repensado, ou se o orçamento original será mantido e algo será feito no restante do ano para superar a falha.

Os desvios do orçamento precisam ser considerados e todos os departamentos devem empenhar-se para ainda alcançar a meta. E se mesmo assim ela não for alcançada, se estabelecerá uma meta de desempenho revisada.

Tipos de Orçamento

  1. Orçamento Estático ou Budget;
  2. Orçamento Ajustado ou Forecast;
  3. Orçamento Flexível;
  4. Orçamento Contínuo ou Rolling;
  5. Orçamento Base Zero.

Nas próximas publicações descreveremos com detalhes os tipos de orçamento e como funciona na manutenção. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Comentários

10 respostas para “Planejamento Orçamentário”

  1. Welington Silva disse:

    Boa tarde…
    Gostaria de entender como se calcula ou se planeja os diversos tipos orçamentos.
    Esta leitura não diz nada especifico apenas mostra os tipos mas como faze-los.

    • Luis Cyrino disse:

      Boa tarde Welington.
      Obrigado pelo seu feedback e entendo o seu questionamento mas como nosso intuito é de compartilhar matérias de forma clara e objetiva e como eu a maioria dos leitores não gostam de textos muito longos então esse tema em questão será tratado em várias publicações conforme descrevi no final dessa matéria, ok?

  2. Jorge Dias Zacarias disse:

    Boas publicações ajudam-nos a entender melhor as relações de orçamentos com manutenção

    • Luis Cyrino disse:

      Olá Jorge e obrigado pelo feedback. Com certeza nosso intuito é de compartilhar vários temas relevantes para a área de manutenção e produção em geral. Espero que continue nos acompanhando, temos muitos temas importantes pela frente.

  3. Gislene disse:

    Gostei deste conteúdo, muito relevante.

    • Luis Cyrino disse:

      Olá Gislene, obrigado pelo feedback. Nas próximas publicações falaremos mais sobre o assunto e espero que continue a visitar o “Manutenção em foco”, valeu.

  4. Prezado Luis,
    Parabéns pela matéria e estou ansioso pela continuidade. Peço sua autorização para fazer citação em minha Monografia de conclusão de curso de Especialização em Engenharia de Manutenção, que trata exatamente deste assunto, o Orçamento da Manutenção.

    • Luis Cyrino disse:

      Olá Geovani obrigado pelo feedback. Fique a vontade para sua citação pois nosso intuito é compartilhar informações e experiências com nossos leitores. Essa semana estarei disponibilizando mais um post agora sobre o Planejamento Estático ou Budget e peço a você que cadastre seu e-mail no site e receba em primeira mão as novas postagens. Conte comigo e sucesso na sua monografia.

  5. Ricardo Marques disse:

    Bom dia Luis!
    parabens pelo trabalho, e divulgação do mesmo, a troca de experiencia em nosso ramo de Manutenção é muito importante e só traz beneficios. Você teria algum modelo de planilha para controle de custos da manutenção, obrigado.

    • Luis Cyrino disse:

      Ricardo muito grato pelo seu comentário e isso me incentiva a continuar. Sobre a sua solicitação preciso de algumas informações tipo, seu orçamento é global para a manutenção ou é dividido em centros de custo? Posso elaborar uma planilha para você de uma forma bem simples e de fácil entendimento e que funciona muito bem. Se quiser entre em contato direto comigo via e-mail do site “contato@manutencaoemfoco.com.br”. Fico no aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *