Planejar a Manutenção, papel do PPCM

Luis Cyrino
22 jul 2018
0
820

Planejar a Manutenção, papel do PPCM

Planejar a Manutenção é garantir que atividades ou ações futuras aconteçam exatamente como se espera. A área de PPCM trabalha para planejar, ou seja, orientar as atividades e ações futuras da equipe de Manutenção, para que sejam feitas como um propósito e não por mero acaso.

O papel do planejador

O lema do planejador de Manutenção é que as coisas sejam feitas com um propósito pré-definido e nada por um simples acaso. Ao planejar as atividades da Manutenção, conseguimos nos certificar que tudo seja realizado de forma eficaz.

Ao se planejar corretamente as atividades do setor, isso fará com que os profissionais de Manutenção realizem o que realmente é necessário. Isso porque um bom planejamento fornecerá aos técnicos todas as ferramentas, informações, peças e instruções necessárias para executar o trabalho no menor tempo possível.

Cumplicidade, PPCM e técnicos

A área de PPCM deve considerar a equipe de Manutenção como uma extensão de sua área de trabalho. Quando a equipe de Manutenção estiver em campo realizando o que foi planejado, devemos considerar como uma parte de todo um trabalho onde se inicia no PPCM.

Isso significa que eles estão ansiosos por todas as maneiras rápidas, simples e precisas de realizar o trabalho. E eles dão esse conhecimento ao mantenedor através da informação que eles passam para eles fazerem o trabalho.

Base informações da Manutenção

Para realizar um ótimo planejamento de Manutenção, o pessoal de PPCM precisa estar baseado em muitas informações. Podemos afirmar categoricamente que a principal função do planejador de Manutenção é construir uma base de todas as informações relevantes sobre todos os ativos e acontecimentos da Manutenção.

Esse trabalho é construído a partir de uma biblioteca física e via software que reúnam as informações diversas de tudo que está relacionado com as máquinas e equipamentos.

Biblioteca física

Como já mencionado numa matéria anterior, uma condição ideal para a Manutenção seria dispor de um ambiente onde se possam ser feitas algumas atividades.

Tais como, algumas reuniões de serviços, análises de falhas e outras discussões referentes aos trabalhos em geral da Manutenção. E nada melhor que o PPCM organize nesse local uma biblioteca onde poderão ser colocados inúmeros itens de consulta.

Como uma biblioteca deve ser um local organizado, o PPCM deve gerenciar esse local para a guarda de muitos itens úteis para o desenvolvimento dos trabalhos da equipe.

O que poderia ter nesse local?

  • Catálogos e manuais técnicos em geral;
  • Mobília típica de uma sala de reuniões;
  • Materiais diversos de uso em reuniões;
  • Local para guarda de documentos, entre outros.

Veja mais sobre “Biblioteca na Manutenção

Biblioteca via software

Software é sem dúvida uma ferramenta de gestão imprescindível em nossos tempos modernos e na área da Manutenção não seria diferente.

Diante de tantas responsabilidades e seu grau crescente de importância nas indústrias, o software já é parte integrante do sistema de gestão, principalmente na área do PPCM.

Gerenciar todas as atividades pertinentes ao setor e gerenciamento dos resultados com qualidade e agilidade, só é possível com um bom software de gestão. Nele formamos a nossa biblioteca com muitas informações relativas aos ativos e muitas coisas mais:

  • Cadastro dos ativos (máquinas e equipamentos);
  • Planos de manutenção desses ativos;
  • Planos de lubrificação e inspeções;
  • Geração de indicadores;
  • Emissão e controle de ordens de serviço;
  • Controle dos custos de manutenção;
  • Controle de documentação (procedimentos, informações, etc.) dos ativos;
  • Controle dos recursos de mão de obra e sobressalentes, entre outros.

 Conclusão

A verdade é uma só, esse tipo de biblioteca tem como objetivo reunir todas as informações necessárias à mão quando necessário, quer seja via software ou físico.

A informação é mais útil quando você pode confiar na sua precisão e pode obtê-la rapidamente. Com isso a interação entre o PPCM e os profissionais de campo se torna eficaz e de resultados.

Fica claro, portanto, que as atividades do planejador de Manutenção é a base de todo sucesso da equipe de campo. E que a veracidade das informações entre as partes é parte essencial para que isso aconteça.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *