PPCM deve evitar esses erros

Luis Cyrino
22 out 2018
0
565

PPCM deve evitar esses erros

PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção como bem sabemos é uma área extremamente estratégica. Importante para o correto desenvolvimento das atividades de manutenção de máquinas e equipamentos.

A área de PPCM deve sempre ter suas premissas de trabalho, ou seja, basear suas atividades num plano mestre a ser seguido.

Nesse plano mestre deve conter seus métodos de trabalho evidenciado por meio de procedimentos pré-estabelecidos. Isso evita o fato de desenvolver as atividades pertinentes de formas ou meios diferentes para situações semelhantes.

Erros que devem ser evitados

Logicamente que não se pretende cometer nenhum tipo de erro, mas alguns deles considero como capitais na gestão do PPCM. Isso é uma percepção minha baseada em minha experiência de campo e por meio de conversas entre meus colegas de profissão.

Dentre todas as funções da área e que não são poucas, a seguir listo algumas que deve sempre ter uma atenção especial:

Revisão dos planos de manutenção

Os planos de Manutenção de um ativo devem ser revisados entre uma intervenção planejada e outra, é uma medida importante na busca da excelência na gestão dos ativos.

Normalmente a cada preventiva de determinados ativos, podemos melhorar a abrangência das atividades buscando o aperfeiçoamento das ações e de como elas são realizadas.

Para isso podemos nos basear em dados de manutenções anteriores e de intervenções em geral, principalmente as de corretiva.

Não revisar os planos de manutenção pode incorrer em erros que já foram identificados ou modificações/melhorias sugeridas ou já realizadas.

Criticidade de máquinas e equipamentos

Hoje em dia podemos dizer que a classificação ABC com a priorização das máquinas e equipamentos (um método adaptado pela JIPM) se constituem num fator decisivo para a escolha de uma política de manutenção adequada. Avaliação essa que determina o grau de criticidade das máquinas e equipamento em relação ao processo produtivo.

E essa classificação deve ser reavaliada pelo menos a cada ano pois é baseado nessa criticidade que a Manutenção define suas estratégias.

Como tudo está relacionado com a projeção das vendas e outros critérios de avaliação, mudanças de prioridades nos ativos podem ocorrer.

Não fazer essa revisão pode comprometer as decisões da Manutenção em relação as prioridades de outras áreas como PPCP, Produção e Segurança/Meio ambiente.

Criticidade dos itens de sobressalentes

Uma das grandes preocupações na Manutenção é saber ou entender qual a necessidade de se manter em estoque certos itens que possam atender as necessidades do setor.

E isso quanto as quantidades e quais itens serem cadastrados no estoque da Manutenção de forma que não gerem altos custos de capital investido.

Para isso se faz necessário elaborar alguns critérios de avaliação para entender o que de fato é importante e qual a quantidade ideal.

Colocar itens no estoque e esquecer deles é um erro, periodicamente deve-se avaliar esses itens baseado na sua importância, revisar quantidades, rotatividade, entre outras ações.

E temos situações onde itens podem se tornar obsoletos ou seu consumo se alterou por diversos motivos e isso deve ser corrigido.

Veja mais sobre esse tema em: Criticidades do estoque de manutenção

Cadastro de informações

Todas as intervenções devem ser cadastradas, são todas aqueles referentes às manutenções corretivas, planejadas e preventivas. Cadastrar também quaisquer outros tipos de intervenções realizadas pelo pessoal da Manutenção ou se for o caso por pessoal terceirizado ou ainda por assistência técnica quando houver.

Todos esses registros formam um banco de dados rico em informações para alimentar os indicadores. E muito importante na tomada de decisões por parte da gestão que se baseia e muito nesses dados registrados.

Não registrar corretamente essas informações é um grande erro por parte do PPCM. Isso porque se perde dados importantes de máquinas e equipamentos e tudo que se relaciona com o setor da manutenção.

Análise das falhas

O processo de análise de falha é vital na gestão da manutenção, pois através dela é possível conhecer as causas raízes das falhas e defeitos. Com isso trabalhar para amenizar ao máximo a quebra/falha e fornecer maior disponibilidade e confiabilidade dos ativos.

Não definir um processo de análise de falhas e seus critérios de quando fazer essa análise é um grande erro. O PPCM normalmente é a área que define as estratégias das análises de falhas para entender os problemas e corrigi-los.

Conclusão

Com certeza são itens a serem observados pelo PPCM como triviais na gestão das atividades do setor. Claro que poderíamos incluir outros itens nesta lista não menos importantes, mas acredito que estes devem estar no topo da lista.

A verdade é que todo o processo de gestão do PPCM deve seguir alguns procedimentos pré-estabelecidos. E revisa-los periodicamente é muito importante, nada pode ficar engessado. Isso devido a tantas alterações, modificações ou inovações e melhorias em métodos e processos de trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *