Procedimento de Trabalho e Segurança conforme NR-12

Luis Cyrino
26 jan 2017
12
6293

As características e importância da NR-12

Parte VI – Procedimento de trabalho e segurança

Procedimento – Dando sequência a NR-12 que se aplica a Segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, continuaremos a descrever uma breve descrição sobre as fases de aplicação desta norma regulamentadora. Nesta matéria agora destacando a norma ao que se refere aos procedimentos de trabalho e segurança.

Conceito de procedimento

Procedimento de trabalho podemos definir como um documento que expressa o planejamento de certas tarefas importantes que devem ser executadas para o alcance de um padrão de execução.

É uma forma de padronização com a descrição sequencial das tarefas e recursos necessários para cada tipo de intervenção de trabalho em geral e também no que se refere a segurança.

Objetivo

Esse documento tem o objetivo de padronizar e minimizar a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais. Ou seja, essa instrução de trabalho garante a qualquer colaborador que as execuções dessas tarefas sejam com a mesma qualidade e segurança.

Objetivo de assertividade previsível, mínimas variações causadas por imperícia ou adaptações aleatórias dos profissionais que trabalham em máquinas e equipamentos.

Esse documento é expresso a deixar de forma clara, ordenada e objetiva todas as tarefas exercidas durante um trabalho / intervenção a ser executado. Deve seguir de forma crítica um passo a passo, para elucidar dúvidas sobre uma tarefa ou cuidados com a segurança.

Também tem a função como conteúdo para treinamentos aos novos colaboradores e reciclagem dos já envolvidos e também para que se tenha um processo bem claro e definido diante de uma eventual auditoria.

Segue abaixo o que diz a norma em sua integra quanto aos manuais.

Procedimentos de trabalho e segurança.

12.130. Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, a partir da análise de risco.

12.130.1. Os procedimentos de trabalho e segurança não podem ser as únicas medidas de proteção adotadas para se prevenir acidentes, sendo considerados complementos e não substitutos das medidas de proteção coletivas necessárias para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores.

12.131. Ao início de cada turno de trabalho ou após nova preparação da máquina ou equipamento, o operador deve efetuar inspeção rotineira das condições de operacionalidade e segurança e, se constatadas anormalidades que afetem a segurança, as atividades devem ser interrompidas, com a comunicação ao superior hierárquico.

12.132. Os serviços que envolvam risco de acidentes de trabalho em máquinas e equipamentos, exceto operação, devem ser planejados e realizados em conformidade com os procedimentos de trabalho e segurança, sob supervisão e anuência expressa de profissional habilitado ou qualificado, desde que autorizados.

12.132.1. Os serviços que envolvam risco de acidentes de trabalho em máquinas e equipamentos, exceto operação, devem ser precedidos de ordens de serviço – OS – específicas, contendo, no mínimo:

  1. a) a descrição do serviço;
  2. b) a data e o local de realização;
  3. c) o nome e a função dos trabalhadores;
  4. d) os responsáveis pelo serviço e pela emissão da OS, de acordo com os procedimentos de trabalho e segurança.

12.132.2. As empresas que não possuem serviço próprio de manutenção de suas máquinas ficam desobrigadas de elaborar procedimentos de trabalho e segurança para essa finalidade.

Fonte: http://www.mtps.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR12/NR-12atualizada2015II.pdf

Comentários

12 respostas para “Procedimento de Trabalho e Segurança conforme NR-12”

  1. Rosalina Ribeiro da Silva disse:

    Parabéns por vcs nos deixar bem informados com matérias tão ricas para o nosso conhecimento e enriquecimento profissional.

  2. Saulo Moreira disse:

    Luis vocês tem um modelo desse procedimento, preciso realizar mas nem sei por onde começo…pode me ajudar?

  3. Pablo Mendonça disse:

    Luis, boa tarde.
    Gostaria de receber esses procedimentos, tem como enviar no meu e-mail? p_pablo_gm@hotmail.com

    • Luis Cyrino disse:

      Pablo o artigo explicita a necessidade de ter procedimentos para certas atividades. O tipo de procedimento é específico para cada tipo de atividade onde se evidencie sua necessidade, ou pela própria manutenção e/ou pela área de segurança do trabalho. Tenho um modelo para área elétrica e estarei enviando em seu e-mail.

  4. bom dia, precisamos fazer esse procedimento de trabalho para nossas maquinas aqui na empresa.
    Não faço ideia de como começar, temos todos os manuais em portugues do fabricante.
    Mas pelo que entendi não é o suficiente, teriamos que desenvolver um “mini manual”.
    voce teria como disponibilizar um modelinho?

    • Luis Cyrino disse:

      Jéssica grato pelo seu comentário. A necessidade de procedimentos segundo a NR-12 vem ao encontro de riscos identificados pelos responsáveis na empresa pela segurança do trabalho e pelos gestores envolvidos. A questão dos manuais já é uma necessidade e exigida pela norma, agora é levantar os potenciais riscos para toda atividade a ser realizada e criar os procedimentos. Enviarei em seu e-mail um procedimento como modelo para serviços da área elétrica e que são fundamentais para entendimento e cumprimento por parte desses profissionais. Dúvidas pode entrar em contato pelo e-mail que te enviarei. Espero que lhe seja útil, abraço!!

  5. pedro disse:

    bom dia!
    pode enviar uma modelo de procedimento de trabalho conforme nr 12 para o e-mail guasti.pedro@gmail.com?

  6. Claudia disse:

    boa noite. Se possível gostaria de receber esse procedimento . Gentileza enviar no e-mail: claufarias@gmail.com

    Agradeço,

    Claudia Farias

  7. Michael disse:

    Oi, parabéns pelo artigo! gostaria de receber um modelo deste procedimento por gentileza!

    michael.costa@mcassab.com.br

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *