Recrutamento e Seleção

Luis Cyrino
9 out 2015
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Recrutamento e Seleção

Recrutamento e Seleção – Dando sequência à série de posts sobre a Gestão de Pessoal e sobre os possíveis problemas relacionados à Gestão, vamos falar hoje sobre o segundo item que trata do “Recrutamento e Seleção”, onde o papel do Gestor é fundamental. Afinal das contas hoje é fundamental a assertividade nas contratações pois todo esse processo tem custos para a empresa e “errar” nesse processo ainda traria mais custos com desligamentos e com certeza, desgaste nas partes envolvidas nesse processo.

Entendendo o “Recrutamento”

Podemos definir “recrutamento” como um conjunto de métodos de trabalho com o objetivo único de atrair possíveis candidatos qualificados para assumirem cargos de acordo com uma prévia descrição e com perfil adequado para exercer determinada função numa determinada organização.

Não é tão simples encontrar o candidato ideal para ocupar os mais variados cargos que estejam em aberto aguardando para serem preenchidos. Em situações do tipo vemos que normalmente as empresas procuram meios de recrutar um número suficiente de candidatos, para que possa ter a possibilidade de escolhas entre pessoas com perfis adequados para suas funções.

Entendendo a “Seleção”

Podemos definir “seleção” como um processo de comparação de conhecimento, habilidades e atitudes (CHA) e decisão sobre os melhores candidatos. A seleção dentro desse processo de contratação tem as especificações indispensáveis do cargo a serem preenchidas e por outro lado, dos candidatos, pessoas totalmente diferentes para ocupar uma vaga disponível. Nesse contexto, a seleção se torna basicamente um processo de comparação entre os candidatos que leva a tomada de uma decisão.

Quais os possíveis problemas no Recrutamento e Seleção?

Hoje em dia a participação do Gestor da área envolvida nessa vaga a ser preenchida é de fundamental importância para que não se possa cometer erros ou enganos na contratação pois como já vimos acima, isso gera custos indesejáveis e desgastes das partes envolvidas. Podemos citar algumas situações que podem levar a esses erros ou enganos:

Falha na definição do perfil pessoal e profissional adequado;

Seleção aleatória dos candidatos conforme perfil estabelecido;

Falta de testes de conhecimento técnico para avaliação dos candidatos;

Negligência do Gestor ao não dar a devida importância ao processo;

Não disponibilizar tempo suficiente para as entrevistas iniciais;

Falha na definição de perguntas fundamentais de acordo com as necessidades do cargo;

Conclusão

Com certeza tem empresas onde esses possíveis problemas sejam outros ou parte destes elencados acima, a verdade é que não se deve negligenciar o processo de recrutamento e seleção pois, a falta de assertividade nesses processos é catastrófica devido ao grande envolvimento de pessoal da empresa e dos custos envolvidos. Isso sem contar com o grau de relevância do cargo a ser preenchido.

Na próxima publicação falaremos sobre o terceiro item relacionados a possíveis problemas na Gestão que fala sobre “Metas e desafios” (a equipe precisa conhecer suas responsabilidades). Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

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