Revisando o planejamento de Manutenção

Luis Cyrino
20 jun 2016
0
3561

Revisando o planejamento de Manutenção

Dando sequência às fases do Planejamento do PCM, nesta matéria falaremos sobre o acompanhamento e verificação de todas as fases anteriores já definidas e claro, durante as intervenções de Manutenção como Preventiva, Programada ou Corretiva Planejada.

Como em todas as atividades planejadas, o acompanhamento e verificação de tudo o que foi acordado em suas várias fases é muito importante para que se tenha êxito com os objetivos traçados sejam alcançados.

Em relação as fases anteriores

  1. Elaboração do cronograma

Verificar se tudo o que foi programado está de fato contemplado na lista de ações e inserido no cronograma. Isso se torna eficaz ao fazer isso junto com a equipe de manutenção e produção, isso torna um consenso de todos que as ações a serem tomadas trará os resultados esperados.

  1. Programação da parada

Durante um período prévio e até dias antes da parada programada, acompanhar as reuniões junto as áreas de Produção e do PCP sobre as programações e verificar se a data prevista da parada está confirmada. Sabemos que as possibilidades de alteração de produção por diversos fatores, pode interferir numa parada programada.

  1. Instrução de serviço para as manutenções programadas

Verificar junto a equipe da Manutenção se todas as atividades estão bem claras para todos, havendo dúvidas é preciso sana-las para que o entendimento sobre todas as ações elencadas no cronograma, estejam com pleno entendimento da equipe.

  1. Planejamento dos recursos para as manutenções programadas

Esta talvez seja uma das maiores preocupações e que merece especial atenção pois muitas ações dependem de recursos que a empresa por vezes não dispõe em casa, foi necessário emitir ordens de compra e o acompanhamento e verificação de tudo o que foi solicitado, é, portanto, imprescindível.

Durante as intervenções de fato

No período em que a Manutenção estiver em campo executando o cronograma proposto, é fundamental a Gestão e o PCM fazerem o acompanhamento e verificação das atividades e diariamente emitir um feedback à equipe de como está o andamento do que foi programado e a qualquer evento de irregularidade, buscar de forma imediata a correção do desvio encontrado para que as atividades não sejam prejudicadas, principalmente aquelas ações conjuntas ou seja, uma atividade para ser executada depende de outras.

Conclusão

Portanto, essa atividade de acompanhamento e verificação é de suma importância para que os resultados esperados se tornem reais e com isso a confiabilidade de toda a equipe ganha moral perante as áreas de Produção e PCP principalmente. Conquistar a confiança é sempre um objetivo a ser alcançado, principalmente quando se trata da área de Manutenção.

Uma das atividades que não estão ligadas diretamente com as manutenções e seu planejamento mas muitos importantes trata-se da instrumentação de máquinas e equipamentos e de uso da equipe de manutenção. Vejam no link abaixo como devem ser tratados esses itens muito importantes e as vezes deixados de lado. Deixe seu  comentário, sua opinião é muito importante.

Instrumentação e calibração

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *