Solicitação de Manutenção em geral

Luis Cyrino
2 Maio 2017
4
19651

Solicitação de Manutenção em geral

Conceito da Solicitação de Manutenção

Como já citado em outra matéria, solicitação de Manutenção (SM) é um documento que tem a função de emitir comunicações internas em uma empresa a respeito de um trabalho que precisa ser executado. Trata-se de um instrumento pelo qual se determina por meio de um fluxograma e procedimentos, a forma para a execução de serviços de qualquer natureza.

A nomenclatura varia entre as empresas sobre esse documento de intervenção de manutenção, podemos chamar simplesmente de ordem de serviço (OS) ou requisição de Manutenção (RM), mas a finalidade é a mesma, comunicar um problema que precisa ser resolvido pelos manutentores.

A emissão desse documento, (de agora em diante vamos chamar de SM), pode ser emitido de duas formas, em documento físico, ou seja, preenchido manualmente e outra forma mais moderna, emitido via algum sistema de rede interna. De qualquer forma esse documento chega na área de Manutenção para que sejam tomadas as providências imediatas para tratativa da ocorrência.

Solicitação de Manutenção em geral

Essa ordem de serviço ou solicitação de Manutenção é um documento normalmente usada, para solicitar uma intervenção de Manutenção Corretiva, mas tem uso também para outros tipos de solicitações de Manutenção como veremos a seguir.

Outros tipos de intervenção da Manutenção

Área predial:

Em muitas empresas a manutenção predial também é de responsabilidade da gestão da Manutenção Geral e independentemente de ser formada por equipe interna ou externa, o controle dos serviços executados também deve seguir o mesmo rigor da manutenção corretiva, ou seja, as solicitações devem passar pelos mesmos critérios de emissão, recepção e arquivamento.

Manutenção planejada:

Existem situações onde poderão ser solicitados alguns tipos de intervenção para corrigir eventuais problemas que podem ser planejados pelo PCM e/ou pela gestão da Manutenção e essa solicitação também deve ser por meio de uma SM.

Manutenção Preventiva:

Quando existe um planejamento preventivo anual de todo parque fabril, digamos que não teríamos essa solicitação de serviço via SM, mas isso pode ser feito para registro das atividades dessa parada. E podemos citar outro detalhe, tem empresas que não adotam todo seu parque de máquinas nesse plano preventivo, portanto aquelas que não estão contempladas podem ser solicitados se necessário, da mesma maneira.

Como já tratado anteriormente, a SM é um documento que formaliza todo o trabalho da Manutenção, então é de suma importância que esse caminho deva ser seguido, isso faz parte do processo de gestão da Manutenção e do PCM.

O que deve conter nessa SM?

Basicamente podemos adotar a mesma SM que usamos na Manutenção Corretiva, acrescentando alguns campos para especificar o tipo de manutenção que está sendo solicitado.

Cada empresa adota seu estilo de SM que julgar mais conveniente, mas a essência das informações que nela devem conter não muda.

O que podemos acrescentar é que, quando se trata de uma manutenção planejada ou preventiva, como as informações de “serviços executados” com certeza são bem extensos por conter informações de várias atividades, se anexa a essa SM o relatório final desse tipo de intervenção e segue da mesma maneira o fluxograma, conforme visto na matéria anterior.

Veja abaixo como poderia ser essa SM mais abrangente:

Quanto ao fluxograma como dito na matéria anterior, também seria bom ter esse documento no caso de SM em geral e poderíamos ter como um exemplo de fluxograma, afigura abaixo:

Conclusão

Vale ressaltar que todo tipo de orientação documentada sobre os trabalhos da Manutenção, são necessários, isso é importante porque você padroniza as atividades de toda a equipe e todo mundo fica ciente de como, quando e o que deve ser feito, isso é gestão. Além do mais, todas essas informações formam um banco de dados com os históricos da Manutenção, importante na tomada de decisões sobre estratégias de intervenções, investimentos entre outras decisões.

Comentários

4 respostas para “Solicitação de Manutenção em geral”

  1. Marcus Paulo Chinelato disse:

    Olá.
    Bastante informação importante para nós que trabalhamos com planejamento de manutenção.
    Sempre consultando os textos disponíveis.
    Na SM tem um item que acredito ser importante e não estou localizando matérias que falam a respeito.
    Todo solicitante deve ter a responsabilidade de avaliar e apontar um prioridade de atendimento (baixa, média, alta).
    Qual estratégia deve ser tomada para o correto preenchimento de todos os campos e apontamento da melhor prioridade?

    Grato,
    Marcus

    • Luis Cyrino disse:

      Marcus quem define a prioridade normalmente é a Manutenção por meio da avaliação de criticidade dos ativos (classificação ABC). E baseado nessa informação o PPCM ao abrir a ordem de serviço já define qual a prioridade de atendimento (normalmente para corretivas). Via de regra a operação ao solicitar uma manutenção sempre vai entender que a sua máquina é prioridade, então se tivermos por exemplo, 3 máquinas paradas no mesmo momento e todas são prioridades segundo seus operadores e você pode atender somente uma de cada vez, como fica? Por isso essa definição de prioridade é de responsabilidade da Manutenção, por isso na SM não tem esse campo de prioridade e sim na OS (ordem de serviço) emitida pelo PPCM. Se ficou alguma dúvida ou discorda me retorne e vamos buscar o melhor entendimento.

  2. Flávio Ferreira Garcez disse:

    Bom dia Senhores.

    Eu trabalho a SM de uma forma que a Produção auxilie na determinação da prioridade. Eles preenchem com um ‘x’ campos sobre o Estado do Equipamento devido ao problema encontrado (Equipamento Parado, Produção Inteira Parada, Risco de Parada, Risco de Acidente, Risco ao Meio Ambiente, etc.) e sobre o que essa situação afeta na linha de produção (Produtividade, Qualidade do Produto, Qualidade de Embalagem, Segurança do Operador e terceiros, Ergonomia, etc.).

    Eu montei formulários que pudessem ser o mais completo possível, tanto de SM, quanto de OM (OS), inclusive com campo de Requisição de Material ao almoxarifado para pesquisa do real custo da manutenção.

  3. Francisca melo disse:

    Muito bom obrigáda mim ajudo muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *