Ativos cadastrados, controles eficientes.

Luis Cyrino
14 ago 2016
0
3556

Cadastro dos Ativos – Máquinas e Equipamentos

Conceito de um ativo

Ativos de uma organização são direitos adquiridos, também denominados de bens, que se destinam à manutenção das atividades da empresa, ou aqueles exercidos com essa finalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial, ou seja, são bens como máquinas, equipamentos, móveis, patentes, fórmulas entre outros.

Normalmente as empresas ao adquirirem uma máquina ou equipamento, recebem os diversos manuais referentes à todas as informações necessárias sobre o mesmo, principalmente dados sobre instalação, operação e manutenção, pelo menos é o que se espera.

A área do PCM tem a responsabilidade de fazer o cadastro de máquinas e equipamentos para poder gerar várias informações importantes para a gestão da Manutenção quanto as manutenções periódicas e outras atividades.

Normalmente isso é feito por meio de um software de Manutenção ou na falta deste, o Excel pode suprir essa necessidade, desde que se tenha um profissional com habilidades suficientes para trabalhar com esse recurso.

Esse cadastro traz um conceito onde se deve reunir várias informações sobre cada um desses ativos, onde se possa gerar um documento específico e único como se fosse a identidade de cada máquina ou equipamento.

Esse cadastro é um registro que contém o maior número possível de dados das máquinas e equipamentos, onde são anotadas informações sobre: construção, compra, origem, transporte e armazenagem, operação e manutenção, necessidades de sobressalentes, referências sobre desenhos e manuais técnicos e assistência técnica.

Qual o objetivo desse cadastro?

Além de elencar as informações já citadas, a função de cadastro tem muitas outras funcionalidades importantes para o gerenciamento da Manutenção como:

Tagueamento em vários níveis

Nas empresas o Tagueamento pode ser utilizado para a identificação de itens e/ou localização de áreas. Sua função no cadastro do PCM é facilitar todos os tipos de planejamento ligado as máquinas e equipamentos da empresa.

Rotas de lubrificação

Com todas as máquinas e equipamentos cadastrados e tagueados, faz-se o link das rotas de lubrificação para cada um, facilita sobremaneira o controle dessas intervenções e seus históricos.

Cadastro das intervenções das manutenções programadas

Facilidade de cadastrar todas as informações de todas as intervenções executadas diretamente no destino de cada máquina e equipamento internamente no sistema.

Planos de inspeção em geral

Elaboração e cadastro dos planos de inspeção como check list pós-preventiva, check list dos dispositivos de segurança entre outros.

Planos de preventiva

Cadastro do plano anual de preventiva e registro das preventivas realizadas de cada ativo.

Planos de inspeção Preditiva

Cadastro dos planos de preditiva como Termografia, análises de óleo e os relatórios de inspeções realizadas.

Cadastro de procedimentos

Elaboração e cadastro de todos os procedimentos operacionais padrão (POP) para as atividades da manutenção de cada máquina e equipamento.

Definição dos níveis de criticidade

Com todos os ativos cadastrados, pode-se deixar definidos a classificação ABC dos mesmos e com isso facilita o monitoramento via sistema para o planejamento de serviços essenciais para cada tipo de ativo.

Geração de indicadores

Com todas as informações sendo cadastradas, a geração de dados se torna facilitada e com isso também a geração de indicadores, muito importante na gestão da Manutenção.

Estruturação/ramificação

Trata-se de uma atividade fundamental, sendo baseado no cadastro de máquinas e equipamentos de cima para baixo, ou seja, de forma a extrair a partir de uma família para uma subfamília de um ativo. É a decomposição de uma máquina ou equipamento partindo de um todo para um conjunto, subconjunto, peças e componentes, o menor nível que compõe um ativo. Esse tipo de decomposição ajuda e muito na definição da causa raiz em uma análise de falhas por exemplo.

Conclusão

Como podemos observar, é muito importante esse cadastro de máquinas e equipamentos para um controle absoluto das atividades e gestão da Manutenção, sem esse trabalho do PCM fica difícil manter um controle adequado de todas as atividades da equipe e muito menos um controle das programações em geral.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *