Filtro de ar automotivo

Luis Cyrino
27 mar 2023
0
1613

Filtro de ar automotivo

Um filtro de ar em geral é um componente composto de materiais chamados “não tecidos”, fibrosos ou porosos. Sua função é remover partículas sólidas, como poeira, pólen, mofo e bactérias do ar.

Filtro de ar contendo um material absorvente ou catalisador como carvão (carbono) são especiais. Isso porque podem remover odores e poluentes gasosos, como compostos orgânicos voláteis ou ozônio.

O filtro de ar são utilizados em aplicações em que a qualidade do ar é importante. Especialmente na construção de sistemas de ventilação e nos veículos automotivos.

Inovação tecnológica para filtros automotivos

Os principais fabricantes de filtros têm se concentrado em inovar com frequência para atender à crescente necessidade de filtros de ar automotivos tecnologicamente avançados.

Isso porque existe uma crescente preocupação com a saúde entre os consumidores, juntamente com um aumento na conscientização global sobre a poluição ambiental. Tecnologias inovadoras e mudança para novos materiais de fibra tem sido incorporada na cadeia de valor desse item extremamente importante.

Filtro de ar do motor

Um filtro de ar do motor carro normalmente não é a primeira das preocupações que vem à mente do condutor de um veículo. Mas com certeza, um filtro de ar desempenha um papel vital para manter o motor saudável.

Todos os motores de queima de combustível exigem um fornecimento constante de ar para funcionar adequadamente. Os filtros de ar limpam o ar antes de entrar no motor e passar pelos cilindros, evitando assim que poeira, sujeira, e outras impurezas possam causar danos nas partes internas do motor.

Não há uma determinação ou periodicidade exata sobre a frequência com que um filtro de ar do motor automotivo deve ser trocado. Depende de diversos fatores combinados como a quilometragem que o veículo percorreu e o ambiente onde normalmente ele é usado.

Benefícios ao trocar o filtro de ar do motor

Um filtro de ar limpo melhora a qualidade e a quantidade de ar limpo que entra no motor, e isso melhora o desempenho e a eficiência do mesmo. Os filtros de ar sujos não permitirão que a mesma quantidade de ar entre no motor como um filtro limpo.

Entre usar filtros sempre limpos ou não vai influenciar diretamente no consumo de combustível. Fazer o correto, ou seja, trocar o filtro de ar do motor regularmente, pode significar segundo alguns estudos, uma economia de combustível de até 14%.

Mais importante que economizar com o combustível, é contribuir para uma maior vida útil do motor. Trocar regularmente o filtro de ar é uma maneira barata de prolongar a vida útil de um motor, evitando assim possíveis danos a peças internas, como pistões e cilindros.

Filtro de ar da cabine

O filtro de ar da cabine, um recurso encontrado na maioria dos veículos, limpa o ar que entra no interior através do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado.

Ele pega poeira, pólen e outros materiais no ar que podem tornar desagradável a condução, especialmente para pessoas com problemas de alergias ou outros problemas respiratórios.

Recomendações sobre quando um filtro de ar de cabine deve ser substituído variam de acordo com o uso do veículo. Definir essa frequência podem depender de diversos fatores como quilometragem e local de uso.

Normalmente se recomenda uma inspeção do estado do filtro pelo menos a cada um ano. Portanto é necessário ficar atento e regularmente verificar o estado desse filtro. A negligência para realização de sua substituição pode trazer diversos problemas, como:

  • Diminuir o fluxo de ar na cabine;
  • Proliferação de fungos e bactérias;
  • Presença de maus odores;
  • Causar doenças respiratórias.

Conclusão

Como sempre, a manutenção e revisão de um veículo devem estar sempre em dia e tudo depende da forma e o quanto ele é usado. O importante é ressaltar que um veículo precisa de atenção em muitos dos seus itens, por isso vale a pena sempre consultar o manual do fabricante.

É  importante ter em mente que os filtros automotivos, não importa qual seja sua função, não são item reutilizáveis. Esses itens possuem uma vida útil curta ao se comparar com outras peças. É essencial manter suas inspeções periódicas em dia, pois um componente mal cuidado como os filtros de ar, pode trazer diversos problemas.

Isso fica mais evidenciado na gestão de frota onde tem muitos ativos que trabalham sob condições mais severas, tratores e caminhão off road por exemplo.

Outro fator essencial é a qualidade dos produtos, optar por filtros originais de fábrica, é o ideal. Ao utilizar filtros de baixa qualidade, é colocar em risco a saúde do veículo, algo que pode trazer prejuízos no futuro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *