Gestão de pessoal e seus riscos associados

Luis Cyrino
28 ago 2023
0
1127

Gestão de pessoal e seus riscos

Um conceito comum e fundamental para o sucesso de uma organização está vinculado a forma como é realizada a sua Gestão de pessoal. Para isso o papel da boa gestão é sempre necessário a combinação de seus recursos humanos e não humanos para a concretização de seus objetivos.

Da mesma forma como enfatizamos o papel fundamental de uma boa gestão, ela traz consigo também alguns riscos. Portanto o sucesso de uma boa gestão está totalmente vinculada primeiramente aos recursos humanos. De nada adianta uma organização ter os melhores *recursos não humanos e possuir uma gestão falha.

*recursos não humanos: são recursos financeiros, máquinas e equipamentos, sistemas de gerenciamento, instalações em geral. Ou seja, tudo aquilo que eu preciso numa organização para que ela funcione, menos as pessoas.

Conceito moderno de Gestão

A gestão é um processo através do qual uma organização projeta e mantém um ambiente no qual seus colaboradores trabalham em sinergia. E com o intuito de atingir os objetivos organizacionais de forma eficaz e eficiente.

Alguns fatores essenciais que fazem parte do conceito moderno de Gestão são os seguintes:

  1. A gestão nas organizações é um “processo” que envolve uma série de áreas interdependentes, cada qual desempenhando funções específicas para atingir metas.
  2. A gestão exige desempenho eficaz, o que significa atingir as metas no prazo de todas as suas áreas.
  3. A gestão precisa de eficiência, significa realizar as atividades corretamente, e no menor custo possível. Além disso, a gestão também visa utilizar todos os seus recursos de forma eficiente.

Riscos associados na Gestão de pessoal

A condução da gestão é algo que está intrinsecamente associado aos resultados de uma organização. E tudo começa necessariamente com a maneira de como a gestão de seus recursos humanos são conduzidos.

Gestão de pessoal é de fato a essência de todo o sucesso de um negócio pois são as pessoas que fazem acontecer. Tirar proveito de habilidades e conhecimentos das pessoas é um ato de gerenciar que faz toda diferença.

E quando isso é realizado de forma equivocada com certeza traz perdas e/ou desperdícios. A seguir alguns riscos da má gestão e suas consequências.

Gestão de recursos financeiros: com certeza um sério risco quando a gestão deste setor não é totalmente eficiente. Pode gerar perdas financeiras prejudicando os resultados da organização.

Esses riscos estão presentes em todas as áreas que tem seus recursos financeiros para gerenciar suas atividades. Quando a gestão aplica mal esses recursos temos as perdas e/ou desperdícios que refletem no resultado final da organização.

Gestão de ativos: nesse quesito os riscos são grandes também pois depende de como a gestão trata seus bens materiais. E onde esses riscos são maiores é nas áreas de operação e manutenção desses ativos.

Máquinas e equipamento normalmente tem custos elevados de aquisição e manter esses ativos em condições plenas é essencial. E aí que temos sérios riscos quando a sua gestão é deficiente, tanto na operação quando na sua manutenção.

Gestão dos estoques: sabemos que estoques são normalmente um tipo de despesa que pode gerar perdas financeiras por vários motivos. Dependendo do tipo de material a ser estocado, podem existir perdas/desperdícios por diversos motivos.

Por exemplo, por falta de uso, falhas de armazenamento, itens desatualizados, excesso ou falta de itens, dentre outras coisas. A boa gestão dos estoques é fundamental para evitar essas falhas que acabam gerando perdas financeiras de toda ordem.

Gestão administrativa: toda organização depende de uma estratégia assertiva na condução dos seus negócios, isso é um fato. Falhas nessa condução trazem sérios riscos para o alcance de seus resultados esperados.

Falhas de gestão no planejamento de seus recursos financeiros em áreas estratégicas, por exemplo. Deixar de lado as necessidades de inovação e melhorias de seus processos também são altos riscos.

Investir na Gestão de pessoal

Conhecimento e habilidades das pessoas são fatores determinantes para o sucesso de qualquer tipo de organização. Para se obter resultados esperados precisamos tirar proveito de todos os recursos que temos.

Mas para isso, primeiramente a gestão desses recursos precisa ser assertiva e somente os profissionais que estão a frente desses recursos é que podem fazer isso.

Por mais que a tecnologia traga ativos com recursos extremamente avançados,  ainda assim dependem das pessoas. Investir na qualificação e habilidades de recursos é o caminho e para isso a gestão assertiva é a solução.

Conclusão

Como podemos perceber tranquilamente, a questão da gestão de seus recursos de pessoal é a chave para o sucesso organizacional. Deixar essa questão em segundo plano e pensar que os recursos materiais vão fazer toda diferença é um grande risco.

As pessoas e seus conhecimentos e habilidades fazem a diferença para tirar tudo o que tem de bom nos recursos materiais, o contrario disso é o grande risco.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *