Processos e métodos de produção, precisamos entender disso!!!

Luis Cyrino
18 out 2020
0
364

Processos e métodos de produção, precisamos entender disso!!!

Processos e métodos de produção é algo que não deve ser de conhecimento apenas do setor, outras áreas como Qualidade e Manutenção precisam entender disso. Principalmente a Manutenção por motivos óbvios, ser cobrada as vezes por algo que não é culpa dela.

A Manutenção sempre foi e sempre será um setor muito “cobrado” nos vários segmentos de negócios. Isso não vai mudar e hoje em dia todos os setores tem sido também muito cobrados por eficiência em suas atividades. A “culpa” de resultados não satisfatórios recai sobre todos e pesa mais sempre naquele setor que deixou a desejar.

E aí, como temos que agir nessas situações de problemas que recaem sobre a Manutenção? Temos visto uma infinidade de ferramentas de diagnóstico, ferramentas de gestão e metodologias que estão aí para ajudar. Identificar a causa das quebras/falhas de máquinas e equipamentos é largamente difundido, não é mesmo?

E quando não se trata de manutenção?

Já divulguei um artigo aqui falando de problemas que geram de fato uma manutenção, mas que não é por problemas do setor em si.

No artigo “Manutenção não, o motivo agora é outro” destacamos os problemas operacionais, insumos e matéria prima como possíveis causadores de paradas ou falhas. Mas a ideia hoje é trazer uma outra situação que já vivenciei e muito como Gestor de Manutenção.

Conhecer o processo e método, eis a questão

Primeiro devemos entender que Processo é um conjunto de atividades pré-determinadas para REALIZAR uma ou várias operações. E Métodos é um procedimento passo a passo de COMO realizar essas atividades.

Uma situação muito comum e que as vezes passa desapercebido pelos manutentores são defeitos que nada tem a ver com problemas de manutenção. E ao contrário do artigo que destaquei acima, nessa situação não tem problema algum de manutenção.

Isso ocorre as vezes por despreparo dos operadores da máquina e também dos manutentores. Alguém pode estar me perguntando, mas como assim Luís???

É simples, sabemos que todos tipos de produtos tem seus processos e métodos de fabricação, certo? A falta de conhecimento adequado disso pode levar num primeiro momento a enganos de diagnóstico.

Acreditem, isso é muito comum e a Manutenção por falta de conhecimento acaba “levando” o ônus de problemas que não seriam relacionados a manutenção. A equipe de Manutenção precisa ter como premissa de sua gestão, o conhecimento de todos os processos e métodos de fabricação da empresa.

A solução começa na Gestão

Quer evitar esse tipo de situação com a equipe de Manutenção? Tenho algumas sugestões para que isso não aconteça ou pelo menos, seja uma situação bem esporádica. Tudo está relacionado com uma Gestão assertiva, voltada para resultados onde todos os gestores envolvidos devem trabalhar juntos.

A Manutenção já pode e deve ter como estratégia a Análise de falhas e suas ferramentas de diagnóstico. E outros métodos como Mentalidade de Risco para compor uma nova estratégia. Juntas e investindo na qualificação de seus profissionais no conhecimento dos processos e métodos de produção, o negócio fica melhor ainda.

Processos e métodos de fabricação

Base do nosso artigo, conhecer os processos e métodos de fabricação por parte dos manutentores é o foco da solução desses erros de diagnóstico.

A produção de certo produto pode estar sendo afetada com problemas de qualidade, baixa velocidade, paradas súbitas e outros defeitos, comum isso não é mesmo? E vem logo a solução imediatista, chama a Manutenção que a máquina está com problema.

Sem o devido conhecimento dos processos e métodos, os manutentores já vão para cima tentando resolver. E o ônus da parada fica com a Manutenção até que se chegue numa solução, muitas vezes paliativa e sem conhecer a real causa do problema.

E muitas vezes pode ser matéria prima fora de especificação, insumos de baixa qualidade, regulagens inadequadas ou falta delas, entre outros.

Conclusão

Processos e métodos de produção, dentre outras coisas, são muito importantes quanto ao bom funcionamento de um ativo de produção. Partindo dessa premissa, manutentores sem o conhecimento estratégico desses processos e métodos não é um bom negócio.

O Manutenção em foco tem soluções que podem ajudar a melhorar os resultados de sua Manutenção, conheça nossa solução em Gestão da Manutenção. Confira no link abaixo e precisando, entre em contato conosco, temos uma solução para sua necessidade.

https://manutencaoemfoco.com.br/servicos/solucao/gestao-da-manutencao/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *