Indicadores de Manutenção – KPI

Luis Cyrino
29 jun 2016
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Entendendo o que são Indicadores ou KPI

Em primeiro lugar precisamos entender o significado da palavra “Indicadores” e o significado do famoso termo em inglês KPI.

Indicadores

Indicadores dentre as muitas definições que podemos encontrar, citaria a seguinte: São dados ou informações essencialmente numéricas, que representam um determinado fenômeno / acontecimento e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados.

KPI

Já o termo em inglês KPI – Key Performance Indicator, significa Indicador-chave de Desempenho.

Muitos afirmam que essas duas palavras tem a mesma finalidade e também acredito que sim mas a sua relevância no mundo organizacional quando usadas tem as suas diferenças pelo simples fato de existir a palavra “Key – chave” ou seja, posso ter vários indicadores mas nem todos serão considerados “indicadores chave” para medir os processos de uma empresa. Para simplificar essa diferenciação, vamos entender isso com um exemplo na área de manutenção que é o nosso foco:

Tenho um indicador mensal que mede o número de horas de corretiva da produção e outro que mede o consumo de energia elétrica da fábrica como um todo, então qual desses indicadores eu poderia considerar como “chave” para medir a performance da área de Manutenção?

Com certeza ambos são importantes e necessários mas acredito que o indicador chave seria o número de horas de corretiva pois essa informação afeta diretamente a produção e confiabilidade das máquinas e da própria equipe da manutenção e influenciando diretamente os resultados de faturamento da empresa. Já o indicador de consumo de energia apesar de importante e que merece análises constantes, tem muitas variáveis que normalmente acontecem que podem ou não estar ligadas a problemas e que normalmente estão ligadas as variáveis dos processos de produção por exemplo.

Diante disso acredito que a Manutenção como todas as outras áreas de uma empresa, devem ter dois tipos de indicadores, os chamados KPI como sendo seus indicadores chave que estão ligados diretamente aos KPI da alta direção e outros indicadores como sendo itens de controle também importantes para a gestão da Manutenção. Como disse anteriormente, podem ter entendimentos diferentes deste que menciono mas acredito que mesmo divergentes, a ideia é a mesma, conseguir alcançar os resultados desejados da empresa, alta produtividade e lucratividade.

Indicadores e KPI da Manutenção

Conforme o entendimento dessa matéria, vamos elencar alguns dos quais acredito serem bons indicadores para a Manutenção:

KPI (indicador chave):

MTBF – é a medição do tempo médio entre falhas;

MTTR – é a medição do tempo médio de reparo;

Horas de corretiva – é o quanto tempo de manutenção corretiva ocorreu, quer seja por máquina, por área ou geral da empresa;

Custos – é a medição de todo recurso financeiro utilizado pelo setor;

Preventiva – acompanhamento do cumprimento do cronograma de Preventiva.

Indicadores em geral:

Horas de treinamento – o quanto a Manutenção investe em treinamento e reciclagem de suas equipes;

Horas manutenção de oportunidade – são aquelas horas onde a manutenção faz intervenções quer sejam de corretiva, planejada ou preventiva mas que o fizeram em momentos onde a máquina estava disponível por outros motivos;

Estoque – é a medição em moeda do consumo de recursos do estoque;

Acidentes – é o acompanhamento de acidentes ocorridos no setor com ou sem afastamento.

Conclusão

Como comentado anteriormente, são muitas formas de entendimento e de se medir a eficiência da Manutenção, entendo que todos os meios que se utilizam são importantes e mais do que isso, precisam ser se fácil entendimento e vistos como um meio de melhorar cada vez mais os processos de trabalho visando sempre a confiabilidade de máquinas e equipamentos, objetivo maior da Manutenção.

Um tema que temos ouvido bastante nos últimos tempos é sobre sustentabilidade. Você sabe me dizer qual a relação que podemos atribuir desse tema com a Manutenção? Vejam no link abaixo onde falamos como a Manutenção pode contribuir com a sustentabilidade.

Sustentabilidade e a Manutenção

Comentários

8 respostas para “Indicadores de Manutenção – KPI”

  1. Walter Bastos disse:

    – Os custos de manutenção envolvem gastos com pessoal, serviços tercerizados?

    • Luis Cyrino disse:

      Olá Walter, sim envolvem esses custos e também com materiais de estoque e compra direta e também os custos ocasionados por perda de produtividade ou seja, as paradas ocasionadas por quebras e baixa velocidade.

      Luis

  2. Anderson R. Pereira disse:

    Bom dia tudo bem? Excelentes artigos sobre manutenção, mas todos que pesquisei mostra como montar os indicadores, mas tenho dúvidas, exemplo, no indicador Custo manutenção/faturamento, qual o percentual ideal ou próximo do ideal? Claro que quanto menos, melhor mas as empresas que tem seus indicadores bem estruturados, que faixa trabalham com este indicador? 0,8% – 1,0%?

    • Luis Cyrino disse:

      Anderson esse indicador é bem relativo pois depende muito do tipo de negócio. Segundo a Abraman em seu relatório de 2013, a média no Brasil está em torno de 4,5% de custo da manutenção em relação ao faturamento, mas difícil de refletir a realidade pois a amostragem coletada é muito pequena de empresas que responderam ao questionário sobre o tema. Já trabalhei em empresas que no planejamento orçamentário do ano trabalhava com 2% de recursos para a manutenção em relação ao faturamento previsto. Como você mesmo disse, quanto menor melhor, por isso a importância da manutenção fazer o controle dos seus custos mensalmente buscando manter esse índice dentro do orçamento previsto. Eu particularmente trabalhava com uma meta de 90% do orçamento previsto.

    • Rogério Penna disse:

      Anderson, eu diria que qualquer indicador tu tens que começar sem meta.

      Pois tu vais construir o histórico da organização ali.

      Então digamos que durante 6 meses tu mede esse indicador na tua empresa. Varia entre 15 e 16%. Bom, colocar uma meta de 1% é irrealístico e vai na verdade desmotivar a equipe.

      A meta deve ser realística e alcançável (meta S.M.A.R.T.). Só para exemplo, criem uma meta de 10% e criem um plano de ação, para reduzir desperdícios, melhorar tudo relacionado. Talvez investimentos também sejam necessários por parte da direção (o Gerente tem que saber o que precisa e pedir pra direção).

      Talvez demore 1 ano para alcançar a meta. É problema não alcançar a meta imediatamente?

      Bom, acho que cabe à empresa definir metas que vc queira ALCANÇAR, não somente “manter estável”, afinal, segundo a ISO, tem toda questão de MELHORIA CONTÍNUA. Melhorar continuamente significa tentar alcançar metas. E quando alcançar elas, levantar um pouco mais ainda a meta.

      O plano de ação pode ser de alcançar a meta em 1 ano.

      O importante é que o gráfico nesse período apresente tendência positiva em direção à meta. Os resultados vão variar, isso é normal, mas a organização tem que abrir um plano de ação, ou mesmo uma NC somente qdo é identificado uma falha no processo que está afastando da meta continuamente ao invés de aproximar.

      Após 1 ano, chegaram em 10%? Direção, Qualidade, Manutenção podem discutir e baixar ainda mais essa meta para o próximo ano, para 5% por exemplo.

  3. Odair da Sillva Jose disse:

    Ola a todos, preciso de uma planilha de gestão de manutenção alguem tem para disponibilizar.
    segue meu e-mail caso alguem a tenha joseos.manutencao@gmail.com

  4. José Roberto disse:

    Para calcular o MTTR leva-se em consideração a data/hora da parada e reinicio da atividade do equipamento ou da quantidade de horas gastas/apontadas pelo mecanico na manutenção do equipamento?
    Exemplo: o Equipamento parou as 07:00h e voltou a trabalhar as 10:00h, ficando o equipamento indisponivel operacionalmente por 3:00h, porem o mecanico iniciou o trabalho as 07:30h, terminando as 09:45h, totalizando a manutenção em 02:15h, para calcular o MTTR utilizo as 03:00h ou as 02:15h?

    Grato

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