Indústria de mineração, ISO 55001 e Preditiva

Luis Cyrino
24 jan 2022
0
861

Indústria de mineração, ISO 55001 e a Preditiva

Indústria de mineração é com certeza um dos segmentos industriais mais importantes do mundo. Essas áreas de mineração são usadas para diversos fins, como extração de pedras preciosas e outros minerais importantes para a economia mundial.

A paralisação de certos ativos de forma não planejada é um dos maiores desafios da indústria de mineração. Isso devido aos altos custos e riscos de produção envolvidos em todo seu processo.

Processos de mineração envolvem algumas etapas como todo setor produtivo industrial e de outros segmentos.

Na indústria de mineração os processos são: pesquisa, exploração, extração, transporte, processamento, beneficiamento e comercialização do minério. Essa é a sequência de processos de mineração, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Na indústria de mineração podemos encontrar métodos de lavra, que consiste nas técnicas de extração do minério, e que podem ser de duas maneiras:

  1. Método de lavra a céu aberto: refere-se à extração de minérios que são encontrados em depósitos com menor profundidade, ou seja, as jazidas estão localizadas bem próximas à superfície.
  2. Método de lavra subterrânea: refere-se à extração de minérios que são encontrados em depósitos mais profundos, ou seja, as jazidas estão afastadas da superfície.

Condições severas na indústria de mineração

Fica bastante óbvio o quanto as condições da maioria dos processos da mineração são realizadas em condições muito severas. E as máquinas e equipamentos em geral são utilizadas ao extremo para garantir a efetiva produtividade.

Com isso as condições de confiabilidade desses ativos precisa ser um “norte” para a gestão. Para isso as estratégias de manutenção precisam ser assertivas para conseguir isso.

Com a chegada da Indústria 4.0, a gestão da Manutenção precisa ser mais prudente e estratégica ao implementar técnicas mais inteligentes para manter os ativos em plenas condições de funcionamento.

Sabemos que máquinas e equipamentos de mineração são altamente críticos e de alto valor financeiro. As quebras dessas máquinas ou equipamentos costumam ser caras em muitos níveis devido ao tempo de inatividade dos mesmos.

Esse tempo de inatividade significa que a produtividade é afetada, as peças podem ser caras e, há desperdício de mão de obra e energia.

E um grande aliado para se conseguir a confiabilidade está na utilização das técnicas preditivas para cada situação. E uma das técnicas que podemos enfatizar como primordial é o monitoramento online de certos equipamentos.

ISO 55001 e a Manutenção Preditiva na indústria de mineração

Com a perspectiva crescente de utilização do gerenciamento de ativos conforme a ISO 55001, surge a Manutenção Preditiva como um grande aliado para as empresas de mineração.

As estratégias mais comuns no setor da mineração são baseadas na Manutenção Preventiva e/ou Planejada. E para isso são geradas grandes paradas programadas para fazer frente a esse calendário.

Isso sem contar é claro, nos tempos de parada não planejados (manutenção corretiva) e em reparos dispendiosos que poderiam ser evitados.

Com essa nova perspectiva de utilização das técnicas preditivas, se pode avaliar um aumento expressivo nos resultados de seus ativos.

A análise de dados combinada com a manutenção preditiva pode significar maior confiabilidade nas operações de mineração, com ganhos de produtividade estimados de até 20%.

Com isso a melhora dos indicadores em geral da Manutenção e como consequência o aumento da eficácia geral do equipamento (OEE).

Quando vemos os sete (7) pilares base da ISO 55001, não tem como deixar de entender o papel estratégico que a Manutenção tem sobre os ativos.

Manutenção Preditiva e as tecnologias avançadas

Não se pode esperar que os operadores e manutentores de máquinas e equipamentos de mineração possam predizer avarias iminentes.

O que se faz são agendamentos de reparos preventivos ou planejados, minimizando a interrupção das operações de mineração. Portanto quando falamos em predizer falhas, podemos concordar sobre o alto valor agregado ao utilizar a estratégia da manutenção preditiva na mineração.

A manutenção preditiva baseada em IA – Inteligência Artificial e o Aprendizado de máquina no setor de mineração é uma abordagem proativa para evitar quebras e aumentar a eficiência da planta.

Hoje temos sistemas avançados que fazem a interpretação de dados em tempo real, o que facilita o entendimento das condições básicas de um ativo.

São equipamentos de monitoramento online que operam o tempo todo enviando informações para um coletor de dados, um Big Data. Esses dados são interpretados e cruzados com valores pré-determinados, fazendo a comparação.

Encontrando valores fora do padrão de normalidade, se emite um aviso imediato para a manutenção para que tome as devidas providencias em tempo de evitar a falha/quebra. São equipamentos de monitoramento como os sensores de pressão, temperatura e vibração.

Exemplo de aplicação

O que tem e muito numa planta de mineração são os caminhões chamados off Road (fora da estrada) e que alguns tipos tem um valor financeiro altíssimo. Imaginem um desses caminhões sofrer de uma quebra inesperada, o prejuízo poderíamos dizer que seria imensurável.

Provocaria atrasos, perda de produtividade e uma alocação de recursos não esperada e altamente dispendiosa. Para evitar isso poderia ser implementado um sistema de monitoramento dessa frota de caminhões de transporte para melhorar a eficiência e os custos de manutenção.

É com certeza um grande desafio em fornecer informações em tempo real de toda essa frota de caminhões com métodos comuns. Para isso temos a tecnologia de informações por meio de sensores de monitoramento de temperatura e vibração por exemplo.

São sensores instalados, por exemplo, no cubo das rodas do caminhão, onde existe um grande risco e dispêndio de recursos quando se quebra um rolamento desses.

Isso é totalmente benéfico se compararmos às outras estratégias de manutenção como a manutenção baseada no tempo.

Para certos itens de máquinas e equipamentos esse tipo de manutenção acaba se tornando de alto custo por trocar itens que ainda tem um bom tempo de sobrevida.

Outras aplicações importantes dos recursos do monitoramento online estão nos motores elétricos em geral, vibradores e esteiras de transporte.

Conclusão

Fazer a implantação da manutenção preditiva por meio de monitoramento online pode-se ter a certeza de colher os frutos rapidamente.

Qualquer tipo de ativo da mineração que se possa evitar uma falha/quebra inesperada, geraria uma economia muito grande de recursos.

Podemos dizer que existem incentivos econômicos de sobra para alavancar a implementação de dados em tempo real e manutenção preditiva.

As empresas podem se beneficiar de custos reduzidos, abrir novos fluxos de receita, estender a vida útil dos seus ativos e aumentar a capacidade de produção.

Isso sem contar, é claro, com outras técnicas preditivas essenciais como as inspeções termográficas, ultrassom e análise de óleo.

 

Fonte:

https://www.gov.br/anm/pt-br

https://www.mining.com/a-guide-to-predictive-maintenance-for-the-smart-mine/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *