Manuais e diagramas como suporte na Corretiva

Luis Cyrino
1 set 2015
2
3735

Manuais e diagramas como suporte da Corretiva

Como vimos na matéria anterior sobre a Manutenção Corretiva e a importância de disponibilizar as ferramentas adequadas, hoje falaremos de mais uma forma de amenizar o impacto dessa forma de manutenção. Falaremos sobre a disponibilização e fácil acesso aos manuais e diagramas em geral das instalações prediais, das máquinas e equipamentos. São ações simples e práticas que podem fazer a diferença para combater essa situação de paradas inesperadas com mais eficácia e rapidez.

Sabemos que em todas as empresas e em suas instalações temos muitos diagramas (elétricos, hidráulicos, pneumáticos, etc.) e muitos manuais técnicos referentes à máquinas e equipamentos em geral. Pode parecer algo simples e sem muita importância para muitos mas faz uma grande diferença para a manutenção na hora de fazer algum tipo de reparo.

Isso acontece principalmente na manutenção corretiva onde a agilidade em resolver o problema é fundamental pois máquina parada não produz e a demora em disponibiliza-la para voltar a operar faz grande diferença.

O grande problema que pode dificultar essa agilidade é esses diagramas ou manuais técnicos não estarem disponíveis ou seu acesso não estar de forma fácil e rápida. Isso pode comprometer e muito a resolução de certos problemas.

Imaginem você estar com um problema complicado num sistema hidráulico e não possuir um diagrama em mãos ou saber que existe e não saber onde está, é bem complicado esse tipo de situação. Na área elétrica então nem se fale, a falta de diagramas e manuais técnicos trazem muitas dificuldades na resolução de problemas.

Como resolver esse problema?

Esse tipo de situação pode ser resolvido com várias ações simples e práticas e sugiro as seguintes:

Manutenção criar uma biblioteca de manuais técnicos e diagramas em geral;

Criar um local onde todos os manuais de máquinas e equipamentos e outros diagramas importantes estejam num local de fácil acesso e organizado de forma que a sua localização seja rápida. Importante que nos casos onde não tenha esses documentos que se possa providenciar junto aos fabricantes de máquinas e equipamentos ou em casos de diagramas buscar junto a fornecedores de serviços especializados ou mesmo internamente.

Ou seja, toda instalação elétrica predial, rede de água e esgoto, rede de água para hidrantes, diagramas unifilares entre outros e manuais e diagramas de máquinas e equipamentos tem obrigatoriamente que estar em mãos de forma organizada e disponível.

Máquinas e equipamentos possuírem seus diagramas principais no local;

Fundamental todas as máquinas e equipamentos conterem seus diagramas elétricos, pneumáticos, hidráulicos e outros que possa existir, guardados e disponíveis no próprio local. Normalmente é feito cópias dos originais desses documentos e devidamente protegidos contra as intempéries e guardados nas portas dos painéis elétricos ou em outro local devidamente identificado e de fácil acesso.

Conclusão

Como podemos ver, são ações importantes e que fazem alguma diferença na hora da correria da manutenção corretiva e acreditem, sempre tem alguém que pode achar isso besteira, mas não pensar nessas ações como um benefício é não pensar nas melhores práticas e no senso de organização, são pensamentos nesse foco é que a Manutenção precisa se fortalecer.

E não acaba por aí pessoal, temos mais coisas que interferem na Manutenção e para falar mais sobre como conviver com a manutenção corretiva e minimizar seus efeitos, vejam no link abaixo outro tópico que fala sobre os estoques e materiais diversos, um problema muito sério se mal gerenciado. Vejam a matéria, compartilhem e deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Estoque para Manutenção Corretiva

Comentários

2 respostas para “Manuais e diagramas como suporte na Corretiva”

  1. valnei seixas barreto disse:

    Essa administração da informação é muito importante para a vida da manutenção, engenharia e do processo. Além de servir plenamente para os históricos e controles de manutenção.
    Já tive 02 grandes oportunidades de trabalhar na organização da informação para a manutenção e engenharia e sei como faz diferença ter manuais, relatórios, diagrama, enfim toda a informação disponível para equipamentos e instalações , pricipalmente nos momentos de paradas, quer sejão corretivas, emergenciais, por oportunidade, qualquer que seja é sumáriamente estar de posse da informaçãoão e principalmente mantê-la organizada , controlada e disponível. Mas aí entra um outro grande porém, com essa história de reduzir custos, faz grande diferença ter profissionais preparados para a manutenção dessas informações e não depender do que está na memóriade A, B ou c.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *