Metas devem ser reavaliadas

Luis Cyrino
2 nov 2020
0
323

Metas devem ser reavaliadas

Metas é algo muito comum e necessário e que todos nós temos algumas para exemplificar, não é mesmo? Mas as vezes as pessoas confundem metas com objetivos e na realidade, um complementa o outro.

Basicamente podemos definir em poucas palavras que metas são objetivos quantitativos. Ou seja, é algo em valores numéricos que pretendemos alcançar e que está relacionado com um período de tempo.

Exemplo: Preciso diminuir minhas despesas com cartão de crédito (objetivo) em pelo menos 30% ao mês nos próximos seis meses (meta). Portanto eu defini meu objetivo, defini o quanto quero baixar e em qual período de tempo.

Definindo as metas na Manutenção

Na definição de metas é importante usar alguns conceitos para que sejam perfeitamente plausíveis. E para isso podemos usar os conceitos da ferramenta “Metas SMART” que traz uma sequência lógica para fazermos isso, que são:

  • Specific (específicos): objetivos específicos, claros, concisos e fácil de entender;
  • Measurable (mensuráveis): ser passíveis de avaliação, foram ou não alcançados;
  • Achievable (alcançáveis): possíveis de se alcançar e com os recursos disponíveis;
  • Relevant (relevantes): ser relevantes e/ou realista com os objetivos da empresa;
  • Time bound (tempo): devem ser estabelecidos com um limite temporal.

Definidas e pronto!!!

Uma vez definidas as metas e traçado as estratégias para alcança-las não devemos mais se preocupar. Bom, não é bem assim, sempre ouvimos falar sobre definição de metas, mas é só isso?

Uma vez definidas e o período que faremos a medição dos resultados, temos algo importante a fazer. Além de medir os resultados, digamos pelo ano vigente, vamos entender mês a mês se estamos no caminho certo. Mas elas sempre serão as mesmas?

É nesse ponto que quero chegar, uma meta não pode jamais ser definitiva quanto ao seu valor quantitativo. Mesmo porque tem várias condições que precisamos entender no período de medição, tais como:

  • Houve alterações nas condições dos recursos disponíveis?
  • As metas são realmente alcançáveis?
  • As estratégias escolhidas realmente são as melhores?
  • Houve mudanças significativas nas estratégias da alta direção?

Metas devem ser reavaliadas

Pelos motivos apresentados e podemos encontrar outros, as metas devem ser reavaliadas periodicamente. Toda organização trabalha com objetivos e suas metas, mas com certeza em determinados períodos, normalmente a cada ano, fazem a reavaliação das mesmas.

A ideia básica de se definir uma meta é primeiramente atingir os resultados que sustentem o negócio, ponto. Mas também temos metas como uma forma de se desafiar a conseguir cada vez mais, resultados melhores. Isso também é um fato, buscar fazer mais, com qualidade e com menos recursos.

Avaliando as metas

Na Manutenção temos algumas metas importantes para o setor e para o negócio da empresa. A disponibilidade dos ativos é o objetivo principal da Manutenção e para isso tem alguns indicadores (KPIs) para medir isso.

São basicamente o MTBF, o MTTR e o índice de quebras/falhas. E outros indicadores não menos importantes como controle de Custos, índice do Backlog, atendimento ao cronograma da Preventiva, entre outros.

Para fazer a avaliação precisamos nos atentar aos resultados alcançados mês a mês e entender esses números. Por isso todo o histórico da Manutenção e das metas é de suma importância na definição do novo período a ser medido.

Devemos ter como premissa que uma meta deve ser reavaliada sempre na intenção de buscar um desafio maior que o período anterior. Mas o contrário pode acontecer por motivos alheios aos desejos da Manutenção e da própria empresa. Para entender isso é preciso avaliar duas condições para o período anual medido:

  1. Todas as metas foram alcançadas, então podemos aumentar o desafio para todas elas? Quais seriam essas novas metas? Baseado em quais argumentos podemos aumentar nossas metas?
  2. Uma ou outra meta não foi alcançada, então verificar o porque não se conseguiu e quais estratégias a serem adotadas para o novo período. Vamos manter o índice quantitativo da meta ou não?

Precisamos entender que as metas de todos os setores de uma organização devem estar voltadas para as metas macro da empresa. E isso se baseia na elaboração do planejamento orçamentário anual (Budget) do negócio e suas expectativas de crescimento.

Devemos lembrar sempre que uma meta deve ser em primeiro lugar factível, possível de ser alcançada. Ficar se desafiando sem uma visão macro do negócio é “dar um tiro no escuro”, como diz o dito popular.

Temos uma solução para sua Manutenção

O Manutenção em Foco tem soluções para melhorar suas estratégias de Manutenção e áreas relacionadas. Soluções balizadas num trabalho de análises de seus métodos e processos.

Precisando de uma ajudinha, confira nosso portfólio de serviços e faça uma consulta sem compromisso. É só clicar em Serviços e conferir onde podemos ajudar, temos o compromisso de entregar resultados, não perca tempo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *