Metas e Desafios, estão claros para você?

Luis Cyrino
23 jan 2016
4
6259

Metas e Desafios, estão claros para você?

Metas – Dando sequência à série de posts sobre a Gestão de Pessoal e sobre os possíveis problemas relacionados à Gestão, vamos falar hoje sobre o próximo item que trata das “Metas e desafios”, onde mais uma vez o papel do Gestor é fundamental. A equipe precisa entender o que se espera dela em todos os sentidos ou seja, precisa conhecer suas responsabilidades para com os resultados da Manutenção e consequentemente contribuindo com os resultados da empresa.

Conceitos – Metas e Desafios

Metas conforme alguns conceitos, é a definição em termos quantitativos e com um prazo determinado. Desafios em uma de suas várias definições e a qual usaremos como referência, é o ato de instigar alguém para que realize alguma coisa, normalmente, além de suas competências ou habilidades ou uma situação ou grande obstáculo que deve ser ultrapassado.

Usando esses conceitos e trazendo para a Manutenção por exemplo, a área tem um objetivo de diminuir a incidência de quebras das máquinas e equipamentos. A meta, por sua vez, terá por definição dois dados essenciais que se completam, são eles: a quantidade que se pretende diminuir e o prazo que se espera que isso aconteça. Os desafios, no caso acima exposto podemos citar: uma meta ousada aliada ou não aos recursos disponíveis, quer seja ele financeiro, técnicos, estoques, disponibilidade de pessoal entre outros, que podem não estar adequados ao que se pretende alcançar.

Quais os possíveis problemas relacionados à “Metas e Desafios”?

Sem dúvida alguma, a interação e o claro entendimento entre as metas definidas e os possíveis desafios para o alcance do objetivo traçado depende e muito da gestão de pessoal que tem por responsabilidade ter pleno conhecimento desses fatos e munir a equipe de todos os recursos disponíveis e trabalhar forte no campo da motivação.

Como meta matricial, o departamento de Manutenção deve estabelecer uma definição de funções e finalidades, a fim de conseguir manter um quadro de pessoal e recursos condizentes com a dimensão e potencial da empresa.

Podemos citar alguns problemas que podem surgir quanto as Metas e Desafios:

Metas estabelecidas sem critério;

Uma meta precisa de critérios, interpretação de dados e recursos disponíveis para serem alcançadas podendo até ser ousada mas que seja dentro de um padrão aceitável.

Qualidade de mão de obra não uniforme;

Ter uma equipe com níveis muito diferentes de conhecimento e experiência é um grande problema, a Gestão da Manutenção deve procurar manter uma equipe homogênea nesse quesito, um dos desafios do gestor.

Falta de padronização nos processos da execução de atividades;

Um dos problemas muito recorrentes em equipes de trabalho é a falta de padronização na execução de certas atividades, cada um faz do seu jeito sem buscarem as melhores práticas.

Indicadores inadequados ou falta deles;

As vezes os indicadores não servem para nada ou mesmo não tem ou ainda, existem e são adequados mas não são compartilhados com a equipe, isso são erros comuns e graves dentro da Manutenção, o entendimento dos números alcançados pela Manutenção precisa ser compreendido pela equipe.

Conclusão

São alguns itens dentre muitos outros que influenciam sobremaneira o alcance das metas da Manutenção aliados aos inúmeros desafios da gestão para manter uma equipe homogênea e com recursos adequados. Pensa diferente ou tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário e participe desse tema, será bem vinda a sua participação.

Vamos aproveitar e instigar você meu caro leitor para saber se você conhece os indicadores do seu setor. Vejam na matéria do link abaixo quais são os indicadores mais importantes para a Manutenção e a diferença para KPIs. Você saberia me dizer?

Indicadores de Manutenção – KPI

Comentários

4 respostas para “Metas e Desafios, estão claros para você?”

  1. Gostei do artigo,para que uma equipe seja eficiente indormacao e fundamental a todos os membros; e ‘e sem duvida a” falha” da maioria dos gestores.

  2. Artigo simples , porém bem objetivo com pontos importantes que nos fazem refletir e sobre a importância do gestor no organização , onde será um vetor essencial para a união da equipe em prol de metas e desafios . Parabéns pelo trabalho.

  3. Márcio Jackson Machado disse:

    Excelente artigo!

  4. Anderson Odair Gama disse:

    Excepcional artigo porem na grande maioria das empresas tal realidade não existe no que seria o ideal conforme o próprio artigo cita (no qual eu concordo plenamente ) porem na maioria das empresas e muito comum a afirmação que a mesma vive de produzir seus produtos no qual eu também concordo! porem como o gestor de manutenção pode encontrar o equilíbrio entre uma manutenção de excelência com equipe motivada (ninguém faz nada sozinho ) versus alta produção com produtos de alto valor agregado com baixo custo ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *