Procedimentos de Manutenção

Luis Cyrino
17 nov 2016
2
8464

Procedimentos de Manutenção

O que é procedimento?

Procedimentos de Manutenção e de um modo geral, é um documento no qual se descreve uma maneira correta de agir, traz consigo uma sequência de ações ou instruções a serem seguidas para resolver um problema ou para efetuar uma atividade ou tarefa.

Um procedimento pode ser de ordem interna das empresas, onde tais documentos procuram estabelecer um padrão de trabalho que satisfaça as necessidades em geral ou mesmo de ordem legal.

Ou seja, são procedimentos de certas atividades que devem ser feitas conforme manda o documento para satisfazer algumas condições de caráter legal como normas de segurança por exemplo.

Procedimentos da Manutenção

Na Manutenção temos dois tipos que podemos atribuir aos procedimentos, um para estabelecer um padrão de certas atividades que requerem uma paridade na forma de executar essa manutenção e que normalmente chamamos de POP (procedimento operacional padrão) e que não é o que trataremos nessa matéria.

E temos o outro tipo de procedimento que trataremos aqui e que tem a ver com as necessidades de gestão do setor, são procedimentos internos e de ordem legal.

E quais seriam tais procedimentos?

Para que a Manutenção seja um setor organizado e confiável precisamos adotar alguns procedimentos tais como:

Plano de contingência

Normalmente chamado de “Plano de Contingência de Negócio – PCN” é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência.

A Manutenção precisa estabelecer também o seu plano de contingência com os procedimentos que seriam adotados em caso de algum sinistro (fornecimento de energia elétrica, ar comprimido entre outros).

É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências de sinistros.

Controle de despesas (compras e estoque)

Definição do passo a passo de como controlar a emissão e recebimento de compras diretas e de como controlar a utilização de peças e materiais diversos do estoque. Emitir as responsabilidades de todos os envolvidos, documentos necessários para o fluxo dessas atividades e levar ao conhecimento de todos.

Plano de preventiva

Definir todos os passos de como será elaborado o plano de preventiva anual, quem são as pessoas envolvidas, definição de prazos para apresentação do plano e regras a serem seguidas para o seu cumprimento.

Esse procedimento é muito importante pois atende a norma ISO 9001 e se a empresa tem essa certificação, com certeza precisa desse procedimento ativo para atender as auditorias externas.

Plano de inspeções

Definir os procedimentos adequados para atender as necessidades de inspeções legais como define por exemplo a NR-13 que fala sobre as necessidades de inspeção de vasos de pressão.

Outro exemplo são os laudos do SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas) que devem fazer parte do prontuário de instalações elétricas conforme define a norma NR-10.

Também temos outro exemplo e não menos importante, um procedimento para inspeção de pontos específicos das instalações elétricas com a técnica preditiva da Termografia entre outros.

Plano de lubrificação

Lubrificar corretamente significa planejar e programar a lubrificação e para conseguir uma lubrificação eficiente é preciso saber o tipo e a quantidade do lubrificante e quando e onde usá-lo.

A coordenação e controle desses fatores citados é o que chamamos de plano da lubrificação e isso podemos deixar determinado como um procedimento interno da Manutenção com todos os passos de como fazer e controlar.

Análise de falhas

Importante estabelecer um procedimento padrão com algumas premissas de quando e como elaborar uma análise de falhas, definir responsáveis, prazos entre outros. São informações que quando documentadas dão mais formalidade e responsabilidade para que essa atividade seja executada dentro dos padrões estabelecidos.

Conclusão

Como disse anteriormente, todo procedimento criado e posto em prática na área da Manutenção, evidencia a seriedade e compromisso que o setor em nome do seu gestor e de seus profissionais da equipe, assumem perante a empresa em garantir as melhores práticas em busca dos seus objetivos maiores que são a confiabilidade e a disponibilidade de máquinas e equipamentos.

Saiba mais sobre um dos procedimentos citados acima que tem muita importância para momentos críticos onde o papel da Manutenção tem extrema relevância. Estamos falando do plano de contingência, vale a pena conferir a matéria e saber em detalhes do que se trata.

Plano de contingência

Comentários

2 respostas para “Procedimentos de Manutenção”

  1. Rodrigo Lyra disse:

    Parabéns Luis Cyrino excelentes colocações.
    Se me permites um comentário, cito como muito importante a definição de prioridades para definirmos, por onde começar.
    Sempre sugiro que façamos uma análise para priorização dos procedimentos que tenham maior impacto em Segurança e Meio Ambiente.

    • Luis Cyrino disse:

      Agradeço pelo comentário que é sempre bem vindo quando se trata de enriquecer as informações. Sua colocação é pertinente e com certeza deve ser lembrada para melhor direcionamento da equipe numa situação de emergência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *