Óleo diesel, como economizar?

Luis Cyrino
23 fev 2022
0
517

Óleo diesel, como economizar?

Óleo diesel é algo que não tem como diminuir seu consumo devido à necessidade dos transportes e vários outros segmentos de negócios que utilizam muito esse tipo de combustível. O problema são os custos com o óleo diesel que chegam na faixa de 35/45% dos custos operacionais de uma frota de transporte de cargas.

Isso segundo alguns dirigentes do setor e também da CNT – Confederação Nacional dos Transportes. E não para menos, temos visto ultimamente que o diesel tem sido motivo de muitas discussões pelo seu alto custo. Isso afeta sobremaneira os segmentos de frotas de diversos segmentos como transportadoras e setor agrícola.

Com certeza os consumidores em geral do óleo diesel sempre estão atentos em como economizar no consumo desse combustível.

O que fazer para economizar óleo diesel?

Se o consumo de óleo diesel é algo que não tem como diminuir devido aos negócios, o caminho é buscar evitar os desperdícios. Já temos um artigo falando algo a respeito, mas temos outras dicas para acrescentar pois pesquisando em algumas literaturas especializadas sobre o tema pudemos identificar algumas dicas úteis.

Vamos elencar algumas situações que devem ser entendidas e cuidadas para se obter o melhor rendimento de um motor diesel. Com esses cuidados podemos garantir êxito com uma redução no consumo do óleo diesel e preservação da máquina também.

Na sequência vamos elencar algumas situações onde a prevenção é a melhor estratégia para economizar no consumo de óleo diesel, tais como:

Manutenção regular do motor

As manutenções periódicas do motor são de fundamental importância, requer toda a atenção possível. Um dos itens que devem ser revisados é o sistema de combustível, responsável pela entrega de combustível através do sistema de injeção.

Outro item importante são os filtros tanto de ar como os de combustível que devem ser substituídos dentro dos limites recomendados pelo fabricante.

Outro item importante é a calibração e aferição do comando de válvulas, seguir criteriosamente a periodicidade recomendada no manual de manutenção.

Na gestão de frotas para motores diesel em especial, usa-se muito a manutenção preditiva com análise do óleo do motor para identificar as condições de desgaste do motor.

Cuidar dos pneus ajuda economizar óleo diesel

O problema começa com a falta de calibração dos pneus, esse controle de pressão de forma inadequada reduz a quilometragem (KM) dos pneus na ordem de 30%, conduzindo a uma perda média de 50% na sua vida útil.

A pior condição é a falta de pressão, que acelera o desgaste e aumenta o consumo de combustível. Portanto é essencial manter as pressões dos pneus de acordo com o que determina o fabricante. Levando em consideração sempre para as diferentes solicitações de carga.

Estima-se que essa simples medida implica em redução de até 10% no consumo de diesel. Outro item que compromete sobremaneira o consumo de combustíveis é a falta de alinhamento e balanceamento dos pneus e seu *emparelhamento incorreto que causa uma má distribuição da carga.

*emparelhamento: o emparelhamento incorreto é quando no mesmo eixo se utiliza pneus novos juntamente com pneus recauchutados. Ou também quando se usa pneus de fabricantes diferentes, pois o desenho da bandagem do pneu sempre é diferente. E outro erro grave, menos comum acredito, é usar pneus com dimensões diferentes.

Sistema de ar frio

O desempenho de motores a diesel melhora através da instalação de um sistema de ar frio. Assim, o ar que é bombeado para o motor é mais frio do que o ar que se encontra dentro do mesmo, aumentando a taxa de combustão do motor diesel. A performance do motor pode melhorar até 20% com esta alteração.

Direção econômica

A condução econômica, também chamada de condução inteligente, parte do princípio de que o motorista deve prestar atenção a todos os componentes do veículo, e agir de forma preventiva durante esta condução. Vejamos algumas vantagens percebidas na condução inteligente:

  • Melhor utilização e aproveitamento do veículo.
  • Aumento da vida útil dos componentes do veículo, reduzindo os desgastes prematuros dos mesmos.
  • Menor custo operacional, com uma maior rentabilidade.

O condutor agindo com previsão em sua condução, estará contribuindo de forma significativa para economia de combustível e minimizando o desgaste dos componentes do veículo, inclusive os pneus.

Outras dicas importantes

Para os que tem frota e tanques de armazenamento de diesel, é recomendado drenar semanalmente o combustível armazenado nesse tanque. Importante também drenar o filtro desidratador e o tanque de combustível do veículo, semanalmente, visando eliminar a presença de água no sistema de alimentação.

Uma outra recomendação é durante a noite manter os tanques dos veículos com tanque cheio, isso evita a concentração de água por condensação noturna. Anualmente é recomendado fazer uma limpeza nos tanques de armazenamento e nos tanques dos veículos.

Outro fator importante a considerar é respeitar os limites de peso da carga a ser transportada, excesso de peso com certeza vai elevar o consumo de diesel.

E pior que isso, eleva também os riscos com a segurança da condução e a grande possibilidade de ser multado por cometer uma infração de trânsito.

Além de todas essas recomendações, ainda tem a necessidade de uma rota bem planejada entre seu ponto de saída e seu destino. As vezes uma rota com percurso menor nem sempre pode significar a melhor opção quanto aos custos com o diesel.

Conclusão

São algumas recomendações que com certeza colaboram e muito para uma economia no consumo de diesel. E não podemos deixar de considerar como importante também, escolher bem os lugares onde abastecer.

O consumo de óleo diesel é com certeza o maior custo que envolve o segmento de frotas, seja qualquer segmento de atuação. Atuar com perícia na dirigibilidade e seguir todas as recomendações listadas acima, com certeza trará economia, que é muito bem-vinda não é mesmo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *