Orçamento Ajustado ou “Forecast”

Luis Cyrino
15 jul 2015
5
15810

Orçamento Ajustado ou “Forecast”

O que significa a palavra “Forecast”?

Orçamento ajustado é uma expressão usada na área administrativa financeira das empresas. O conceito de Forecast, também chamado de “orçamento revisado”, é um método de previsão, análise e revisão de um orçamento, baseado numa situação de momento da empresa. Porém, dependendo da volatilidade dos mercados essa previsão pode mudar. Portanto, aprender a identificar e adequar-se às novas variações é a proposta do Forecast.

O orçamento Ajustado ou Forecast caracteriza-se pela grande capacidade de flexibilização e sempre utilizado quando se necessita uma alteração do orçamento original.  Enfim quando se faz necessário qualquer alteração no orçamento original, em virtudes de grandes variações de volume ou quantidade nos níveis de vendas e produtividade, esse novo orçamento é denominado de orçamento Ajustado.

Nos conceitos empresariais, este modelo de orçamento é uma derivação do orçamento flexível, o mesmo passa a valer quando acontece alguma alteração de volume ou no nível de atividades de negócios que difere do que foi inicialmente planejado pela empresa. Nesse conceito de orçamento ajustado é possível fazer ajustes nos volumes planejados para outros valores de referência e que também pode ser modificado várias vezes durante o decorrer do período de apuração dos resultados.

Considerando esse ajuste de orçamento de âmbito global da empresa podemos avaliar algumas vantagens e desvantagens desse processo:

Vantagens do Orçamento Ajustado

Caracteriza-se pela grande capacidade de flexibilização;

Maior possibilidade de alinhamento as metas de acordo com a nova realidade do mercado;

Possibilidade de aprendizado com as variações que talvez não foram previamente percebidas.

Desvantagens do Orçamento Ajustado

Principalmente para as áreas de apoio quando acontece redução das previsões do orçamento fica difícil cumprir metas principalmente no âmbito das melhorias de processos e de pessoal;

Ajustes com redução do orçamento global compromete o planejamento inicial de todas as áreas da empresa;

Pode haver falta de critérios para esse ajuste sendo simplesmente usado para corrigir eventuais falhas na previsão orçamentária inicial;

Consequências na Manutenção

No caso da Manutenção quando se usa esse tipo de orçamento Ajustado onde o que foi elaborado pode ser alterado, acredito que pode se tornar complicado de trabalhar. Isso principalmente porque esse tipo de alteração é muito comum acontecer para previsões de orçamento abaixo do que se havia estimado.

Ou seja, por motivos normalmente externos de mercado reduzindo as previsões de negócios. Nessa situação toda previsão de manutenção poderia sofrer alterações a não satisfazer as necessidades de pessoal, das máquinas, instalações e equipamentos em geral.

Conclusão

Nesse tipo de situação onde a Manutenção precisa se adequar ao novo recurso estipulado pela alta gerência, entra em campo a Gestão buscando alternativas junto à equipe na busca em satisfazer as necessidades do parque fabril, na busca de melhorias e outras ações – Vejam como isso pode se tornar possível em outra matéria que tratamos desse assunto. Vejam as sugestões no link:

 https://www.manutencaoemfoco.com.br/manutencao-contribuindo-na-crise/

Na próxima publicação descreveremos com detalhes o tipo de orçamento Flexível e suas implicações na Manutenção. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Comentários

5 respostas para “Orçamento Ajustado ou “Forecast””

  1. Marcelo Ribeiro da Silva disse:

    Parabéns pelo site, pela simplicidade e objetividade dos assuntos abordados. Cheguei até aqui por causa desse assunto, Orçamento, que é tão importante quanto realizar uma boa manutenção. Sugestão que faço é no final dessa série de artigos propor um projeto prático de uma planejamento orçamentário no setor de manutenção, ou fazer um estudo de caso.

    Aguardo ansiosamente pelos próximos artigos.

    Abraços,

    • Luis Cyrino disse:

      Marcelo obrigado pelo feedback e com certeza sua sugestão é ótima e me esforçarei para fazer essa abordagem no final desse ciclo sobre “Orçamentos”. Espero que continue a seguir o site, isso me motiva a continuar escrevendo e compartilhando minhas experiências e aprendendo com meus leitores e colegas da rede.

  2. Ótimo tema. Trabalho com orçamento e planejamento de obras o que é um pouco diferente do orçamento empresarial, mas gostaria de saber mais sobre o assunto, pois o que li e estudei ainda é pouco. Acho interessante o orçamento flexível justamento pelo fato de podermos fazer algumas mudanças e ajustes necessários durante o período, desde que, como salientado em seu artigo, obedecendo critérios para não nos perder no meio do caminho. Aguardo as próximas publicações e também, gostaria de saber se os programas desde tipo ” FORECAST” podem ser criados utilizando programas como o excel por exemplo ou somente adquirindo o programa enfim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *