Pequenas empresas e a ISO 9001:2015

Luis Cyrino
3 out 2023
0
1223

Pequenas empresas e a ISO 9001:2015

Segundo o Portal da Indústria, pequenas empresas são aquelas que têm faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano. Ou emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na indústria.

Nesse contexto vamos falar sobre um grande mito quando se fala em  certificação de normas de gestão. Isso porque quando se fala nesse tema, é muito comum pensar nas empresas de grande porte. Mas e as pequenas e médias empresas, não cabe a ISO 9001 ou outras normas ISO?

Normas ISO são para todo porte de empresa

A pergunta que deve ser respondida é: se as normas ISO são importantes para as grandes empresas, porque para as pequenas empresas não seria? A verdade é que os padrões das normas ISO são muito, mas muito importantes para essas empresas.

E a justificativa é muito simples, apesar das pequenas empresas normalmente não possuir os mesmos recursos de grandes empresas, é essencial que sejam eficientes e eficazes em tudo o que fazem.

Ganhos no uso dos padrões da ISO 9001 para pequenas empresas

Da mesma maneira que as grandes empresas se beneficiam da implantação das normas ISO, isso também acontece para as pequenas empresas. Uma das normas importantes para as pequenas empresas é a ISO 9001, que pode gerar muitos benefícios:

  • Qualidade de produtos e serviços com a melhoria continuada
  • Melhorar o desempenho de seus colaboradores
  • Vantagem competitiva aumentando sua participação no mercado
  • Redução de custos em toda cadeia produtiva
  • Melhoria de seus métodos e processos
  • Satisfação de seus clientes
  • Melhoria organizacional

Gestão nas pequenas empresas

Umas das grandes dificuldades no crescimento de uma pequena empresa está no seu modo de fazer gestão. Normalmente são empresas familiares que concentram a gestão na família e temem abrir para profissionais qualificados.

O fato é que as coisas começam a dar certo, mas em algum momento esse crescimento vai trazer problemas. E a necessidade de uma grande estruturação no modo de fazer gestão se faz necessário. É nessa hora que a implantação de uma norma como a ISO 9001:2015 pode fazer a grande diferença.

Isso trará para a empresa grandes benefícios, além dos já citados anteriormente. Um deles diz respeito ao chão de fábrica onde as equipes de campo terão uma enorme melhoria de desempenho. Isso por conta de seus métodos e processos melhorados e na aplicação de novas técnicas de gestão.

Somente por conta dessa melhoria, será possível reduzir drasticamente os erros de fabricação e como consequência a redução de perdas e desperdícios. Com isso já teremos mais produtividade, menores custos e uma considerável melhoria na satisfação dos colaboradores.

Novos mercados

Obter a certificação ISO 9001 demonstrará a qualidade dos seus processos e o seu compromisso com a melhoria contínua. E com certeza isso pode ajudar consideravelmente nas oportunidade de conquistar novos clientes.

E não menos importante, aumentará a reputação da marca da empresa no fornecimento de produtos ou serviços de alta qualidade. E nessa caminhada com uma certificação ISO, ampliar seu portfólio de produtos ou serviços angariando novos mercados.

Por se tratar de um padrão de sistema de gestão da qualidade reconhecido mundialmente, a visão de potenciais clientes muda para melhor.

Pequenas empresas: dificuldades na implantação da ISO 9001

Acredito que a maioria das pequenas empresas enfrenta desafios ao implantar um sistema de gestão da qualidade. Nesse porte de empresa, estes desafios são potencialmente maiores devido a:

  • Recursos mínimos disponíveis;
  • Custos envolvidos na implantação e manutenção do SGQ;
  • Dificuldade em compreender os requisitos da norma.

Com a última atualização da ISO 9001 em 2015, se procurou simplificar e esclarecer o processo de conformidade com a norma.

Entender as informações contidas nessa norma com a criação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) fica mais fácil. O fator mais relevante e essencial é dedicar tempo a cada requisito da norma ISO 9001 e mapear como sua pequena e média empresa pode se adequar a eles.

A adoção de um SGQ por meio da ISO 9001 é uma decisão estratégica que ajuda uma organização a melhorar o seu desempenho global. E para pequenas empresas é essencial pois, pode fornecer uma base sólida para as suas iniciativas de desenvolvimento sustentável.

Conclusão

Muitas empresas implementam um sistema formal de gestão da qualidade depois de descobrirem que seus clientes querem uma garantia.

E garantia de que os produtos e serviços que pretendem adquirir irão satisfazer os seus requisitos de qualidade. Esses clientes procuram a confiança que pode ser proporcionada por uma empresa confiável.

Confiança que pode oferecer produtos e/ou serviços produzidos com base num sistema de gestão eficiente. E claro, de qualidade eficaz, como um que esteja em conformidade com a ISO 9001.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o tema? Podemos ajudar nessa decisão e na elaboração de um projeto de implantação dessa norma, faça contato.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *