Corretiva qualificada e treinada

Luis Cyrino
3 abr 2015
0
3924

Manutenção Corretiva qualificada e treinada

Como vimos na matéria anterior sobre a manutenção corretiva e suas implicações, temos como amenizar seus efeitos com algumas ações necessárias e hoje vamos falar sobre a importância de formar uma equipe com pessoal qualificado e treinado para combater essa situação quando se trabalha com esse tipo de manutenção, as ocorrências de paradas inesperadas serão inevitáveis, com isso haverá a necessidade de uma equipe especializada para esse tipo de atendimento.

Equipe com Pessoal qualificado

Se a forma de Gestão da Manutenção é trabalhar com equipe de corretiva é necessário então pelo menos formar uma equipe qualificada, ou seja, contratação de mão de obra com um mínimo de experiência na área de manutenção corretiva e para isso eu definiria algumas exigências para a função:

– Histórico profissional compatível para a função com atenção aos períodos de trabalho e tipos de empresas;

– Formação técnica na área específica (mecânica ou elétrica);

– Boas habilidades comportamentais que podem ser notadas durante o processo seletivo e que podem ser aprimorados pós-contratação;

– Aplicação de testes teóricos com questões específicas referentes ao tipo de máquinas existentes na empresa.

É claro que não se pode esperar assertividade 100% nas contratações, porém buscar esse índice é o mínimo que devemos fazer.

Equipe com Pessoal treinado

Se tem algo que é muito comum e catastrófico principalmente nas empresas de pequeno e médio porte é a falta de treinamento de sua equipe de Manutenção e até de outras áreas em geral. E porque precisa de treinamento? É simples, o conhecimento é algo que não pode ser limitado e as alterações e inovações tecnológicas são constantes e elenco algumas dessas necessidades:

– Nivelamento de conhecimento técnico em geral da equipe por meio de treinamentos internos ou externos;

– Métodos, processos e particularidades técnicas das máquinas e equipamentos da empresa que requerem treinamento específico;

– Falhas técnicas identificadas da mão de obra que precisam ser sanadas;

– Propiciar aos profissionais a participação em feiras relacionadas à área da manutenção, pois trazem muitas novidades e isso é bom e motiva a equipe.

treinamento-e-investimento

Conclusão

Acredito que são algumas ações eficazes que ajudam sobremaneira a manter uma equipe focada nas necessidades da Manutenção Corretiva. A verdade é uma só, de alguma maneira a empresa precisa investir de alguma forma em sua Manutenção ou sempre terá um ralo aberto de perdas de produtividade que corroem no final o seu faturamento, pensem nisso.

Claro que temos outras maneiras de conviver com a manutenção corretiva e minimizar seus efeitos com outro tópico que fala sobre as ferramentas. Vejam no link abaixo uma matéria que enfatizamos a importância de ferramentas adequadas para um trabalho eficiente da Manutenção.

Manutenção Corretiva – Ferramentas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *